Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Território Centro Serra

NÚCLEO DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DO TERRITÓRIO CENTRO SERRA (NEDET – CS)

Pesquisa Em Atividade

Contato:

Prédio:44F Sala:306 – Centro de Ciências Rurais – Nesaf

Material Adicional

Território Centro Serra

O território Centro Serra consiste na associação entre os municípios de Arroio do Tigre, Estrela Velha, Salto do Jacuí, Jacuizinho, Tunas, Lagoão, Segredo, Sobradinho, Ibarama, Passa Sete, Lagoa Bonita do Sul e Cerro Branco, visando com a união destes municípios um desenvolvimento no setor rural mais eficiente e sustentável.

Histórico

O território Centro Serra teve seu início no ano de 2006, através da solicitação dos Prefeitos da região que compõem a Associação dos Municípios do Centro-Serra (AMCSERRA) formada por Arroio do Tigre, Estrela Velha, Salto do Jacuí, Jacuizinho, Tunas, Lagoão, Segredo, Sobradinho, Ibarama, Passa Sete, Lagoa Bonita do Sul e Cerro Branco.
No ano de 2007, o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA atendeu a solicitação dos administradores, baseado nos índices de desenvolvimento destes municípios e por terem a identidade da produção na agricultura familiar. Além disto, a região se destaca pela existência de comunidades tradicionais de indígenas, quilombolas, assentados da reforma agrária, com um número expressivo de jovens rurais e mulheres trabalhadoras.
Em abril de 2008 se constituiu efetivamente o Território de Desenvolvimento Rural Sustentável – Centro Serra. A partir disto, foi iniciado um processo de sensibilização das entidades governamentais e da sociedade civil, visando à mobilização e organização dos atores sociais territoriais para constituírem as diversas instâncias organizativas, como o Codeter, o Núcleo Dirigente e o Núcleo Técnico.

Mapa de Abrangência