Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Núcleo de Estudos Famílias e suas Relações

NÚCLEO DE ESTUDOS FAMÍLIAS E SUAS RELAÇÕES (NEFRE)

Pesquisa Em Atividade

Contato:

nefreufsm@gmail.com

Projetos

Extensão

Este projeto de extensão tem por objetivo promover atendimentos psicológicos clínicos gratuitos para famílias e casais, a partir da abordagem sistêmica familiar.


Pesquisa

Este projeto de pesquisa busca investigar as vivências de pais com filhos crianças no contexto da viuvez. Objetiva atentar às mudanças experienciadas pelos pais na função parental a partir da viuvez e compreender a experiência do pai referente ao luto familiar, bem como, as peculiaridades e dificuldades enfrentadas por esse no contexto na monoparentalidade e do luto.

Este projeto de pesquisa visa atentar à vivência da conjugalidade no contexto de privação de liberdade de um dos parceiros. Mais especificamente, busca compreender a experiência de mulheres companheiras de homens presos no que diz respeito ao relacionamento conjugal e à prisão do companheiro.

Este projeto de pesquisa tem como foco famílias recasadas compostas por pais, madrastas e filhos crianças. Busca investigar questões relacionadas ao desempenho das funções parenatais por parte das madrastas e a coparentalidade entre madrastas e pais de crianças em famílias recasadas.

Este projeto tem como foco de estudo a experiência de famílias com crianças que vivenciaram a morte de um de seus pais. Visa compreender, a partir de um olhar para a narrativa familiar, os significados atribuídos pela criança ao pai/mãe morto e à sua morte.

Esse estudo objetiva compreender a experiência da conjugalidade de homens e mulheres em casamentos sem filhos por opção. Busca, ainda, investigar a decisão por não ter filhos ao longo da história do casal; entender as percepções e sentimentos dos cônjuges quanto às expectativas sociais e familiares em relação à parentalidade no casamento; conhecer os significados, crenças e valores atribuídos pelos cônjuges ao casamento e à parentalidade; bem como, conhecer como mulheres e homens em casamentos sem filhos qualificam seu relacionamento conjugal e sua satisfação com o casamento.