Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Núcleo de estudos sobre a infância, a juventude e famílias

NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE A INFÂNCIA, A JUVENTUDE E FAMÍLIAS (NEJIF)

Pesquisa Em Atividade

Contato:

nejif@hotmail.com 55 32209532 Prédio:Reitoria Sala:936

Projetos

Pesquisa

OBJETIVO GERAL:
Conhecer e mapear os serviços escolares e não-escolares de atendimento à infância, juventude e famílias em Santa Maria para a articulação em rede.

SOBRE O PROJETO:
Este projeto de pesquisa visa conhecer os serviços escolares e não-escolares de atendimento à infância, juventude e famílias em Santa Maria para a articulação em rede posteriormente. A metodologia a ser utilizada é de cunho quanti/qualitativo e caracteriza-se por uma pesquisa de campo descritiva.
Observamos em Santa Maria em relação à Rede de Atendimento escolar e não-escolar para a infância, juventude e famílias a mesma situação que ocorre no restante do país, onde a mesma não existe de fato, e sentimos a necessidade de estarmos nos debruçando sobre esta questão e auxiliando nesta construção efetiva.
A partir da Pesquisa e Diagnóstico envolvendo crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social em Santa Maria, desenvolvida no ano de 2003, pelo Centro Universitário Franciscano – UNIFRA percebeu-se que o problema da infância, da juventude não pode ser tratado de maneira superficial.
Os resultados obtidos na referida pesquisa apontaram a região oeste e norte de Santa Maria como as mais vulneráveis. Na região oeste registraram-se os maiores índices de violência contra a criança e o adolescente; situação de rua (tomando-se o índice registrado pelas entidades) e trabalho infantil. A região norte aparece como a segunda região mais vulnerável de Santa Maria, figurando em primeiro lugar: na utilização de substâncias psicoativas por parte de crianças e adolescentes; por número de jovens atendidos em medida sócio-educativa não privativa de liberdade; também em situação de rua (considerando-se aqui as crianças e adolescentes abordados nas ruas de Santa Maria). Quanto ao número de adolescentes gestantes a zona leste apresenta o maior índice de ocorrências e a região norte, o segundo.
Foram visitadas 97 instituições escolares e não escolares da região norte.

Realizamos a pesquisa na região oeste e centro-oeste. Sendo estas regiões formadas pelos seguintes bairros, na região oeste (Agro-Industrial, Boi Morto, Juscelino Kubistchek, Pinheiro Machado, Renascença, Nova Santa Marta, São João, Tancredo Neves) e na centro-oeste (Duque de Caxias, Noal, Passo D’Areia, Patronato, Uglione). Estaremos na continuidade pesquisando as demais regiões da cidade (leste, centro-leste, nordeste, centro-urbano e sul).
Nesta fase da pesquisa estarão participando acadêmicos dos cursos de Psicologia, Direito, Educação Especial, História, Medicina, Desenho Industrial, Pedagogia. A participação ativa dos acadêmicos de diferentes cursos nesta pesquisa será uma experiência valiosa para o conhecimento da comunidade, dos serviços escolares e não-escolares, como isso influencia em suas áreas de atuação e também como troca interdisciplinar entre os diferentes saberes que fazem parte de cada área de conhecimento envolvida. Saber o que são os serviços, onde está localizado, o que fazem como encaminhar, como circular nesses serviços escolares e não-escolares, que se pretende colocar em rede, será um diferencial na formação destes jovens. Uma atividade privilegiada dentro da academia, oportunizando a interação do futuro profissional com o meio social em que vai atuar fator que contribui para a formação de um profissional crítico, comprometido com o seu tempo e com as mudanças sociais.

RESULTADOS DAS REGIÕES JÁ PESQUISADAS:

 

REGIÃO NORTE:

#PRESENÇA DE INSITUIÇÕES NOS BAIRROS DA ZONA NORTE: Chácara das Flores 26,4%; Salgado Filho 19,5%; Caturrita 15%; Divina Providencia 15%; Perpetuo Socorro 15%; Carolina 9,1%.

#TEMPO DE EXISTÊNCIA DAS INSITUIÇÕES65,26% tem mais de doze anos de existência. As demais estão entre 01 e 11 anos de existência.

#HORARIOS DE ATENDIMENTO DAS INSITUIÇÕES:  Maior concentração nos turnos da manhã e tarde 38,95%; os três turnos (manhã, tarde e noite) com um percentual de 21,05%. Os demais turnos de trabalho aparecem, porém, em menor percentual: tarde e noite (7,37%) e manhã e noite (4,21%). Somente  um turno: noite (9,41%); tarde (9,47%); manhã (3,16%).

#69,47% das instituições são não-governamentais. Das governamentais: 23,16% instituições municipais; 4,21% estaduais; 3,16% federais.

#TIPOS DE INSTITUIÇÕES:

21 Escolas; 02 Unidades de Saúde; 02 Programas  de Saúde da Família (PSF); 01 Hospitais; 01 Clinica Oftalmológica; 22 Igrejas (cultos diversos); 06 Centros de Umbanda; 03 Centros Espíritas; 06 Ginásios Esportivos e Sociais; 08 Associações Comunitárias; 02 Centros Comunitários; 02 Abrigos de Idosos; 02 Obras Sociais; 01 Associações (surdos); 02 Centro de Tradições Gauchas; 03 ASEMA; 01 Circulo Militar; 01 Quartel de Artilharia; 01 Casa Brasil.

#TOTAL DE INSITUIÇÕES MAPEADAS E CADASTRADAS NA REGIÃO NORTE: 87

#PÚBLICO ATENDIDO NA ZONA PELAS INSTITUIÇÕES: Nº de crianças atendidas/mês: 6.569; Nº de adolescentes atendidos/mês: 2.859; Nº de jovens atendidos/mês: 1.238; Nº de adultos atendidos/mês: 4.783;  Nº de  idosos atendidos/mês: 1.829; Nº de famílias atendidas/mês: 4.775

 

REGIÃO CENTRO URBANO:

 

#PRESENÇA DE INSTITUIÇÕES NOS BAIRROS DA REGIÃO CENTRO URBANO: Centro 58,39%; Nossa Senhora de Lourdes 10,07%; Rosário 9,40%; Fátima 8,05%; Bonfim 6,71%; Medianeira 5,37%; Nonoai 2,01%.

#HORÁRIOS DE ATENDIMENTO DAS INSTITUIÇÕES: maior concentração manhã, tarde e noite 42,95%; manhã e tarde com um percentual de 39,60%. Os demais turnos de trabalho aparecem, porém, em menor percentual: tarde e noite (2,68%) e manhã e noite (1,34%). Somente um turno: manhã (7,38%); tarde (4,70%); noite (1,34%).

#62,76% das instituições são não-governamentais. Das governamentais (37,24%): 20, 42% instituições municipais; 11,27% estaduais; 5,63% federais.

#TIPOS DE INSTITUIÇÕES:

34 escolas; 04 creches; 03 creche e pré-escola e somente pré-escola 0302 abrigos; 05 Unidades de Saúde; 02 Hospitais; 21 Igrejas (cultos diversos); 07 (Universidades e Faculdades); 01 Museu; 01 Clube; 01 Circulo Operário; 04 Delegacias de Polícia; 01 Vigilância de Saúde;

#TOTAL DE INSTITUIÇÕES MAPEADAS E CADASTRADAS NA REGIÃO CENTRO URBANO149

#PÚBLICO ATENDIDO NA ZONA CENTRO URBANO PELAS INSTITUIÇÕES: Nº de crianças atendidas/mês: 5.653; Nº de adolescentes atendidos/mês: 2.822; Nº de jovens atendidos/mês: 5.992; Nº de adultos atendidos/mês: 4.268; Nº de idosos atendidos/mês: 3.379; Nº de famílias atendidas/mês: 21.309

 

REGIÃO CENTRO-OESTE:

 

#PRESENÇA DE INSTITUIÇÕES NOS BAIRROS DA REGIÃO CENTRO-OESTE: Passo D’Areia 44,26%; Patronato 21,31%, Noal 18,03%; Uglione 9,84% e Duque de Caxias 6,56%.

#HORÁRIOS DE ATENDIMENTO DAS INSTITUIÇÕES:  maior concentração manhã e tarde  40,35%; os três turnos (manhã, tarde e noite) com um percentual de 22,80%. Os demais turnos de trabalho aparecem, porém, em menor percentual: tarde e noite (12,28%) e manhã e noite (3,51%). Somente um turno: noite (19,30%); tarde (1,75%); somente manhã não foi registrada de nenhuma instituição.

*66,67% das instituições são não-governamentais. Das governamentais (33,33%): 27,27% instituições Municipais; 5,45% Estaduais; 7,27% Federais.

#TIPOS DE INSTITUIÇÕES: 11 Escolas; 01 Escola (creche e pré-escola); 01 Escola com Pré-Escola; 01 Hospital, 01 Clinica Oftalmológica; 15 Igrejas (cultos diversos); 04 Centros de Umbanda; 01 Centro Espírita; 01 Ginásio Esportivo; 01 Associação  Comunitária; 02 Centros Comunitários; 03 Centro de Tradições Gaúchas; 04 Clubes; 01 Alcoólatras Anônimos; 01 Clínica Odontológica, 01 Faculdade; 01 Clube de Futebol.

#TOTAL DE INSTITUIÇÕES MAPEADAS E CADASTRADAS NA REGIÃO NORTE: 58

#PÚBLICO ATENDIDO NA ZONA NORTE PELAS INSTITUIÇÕES: Nº de Crianças atendidas/mês: 2.653; Nº de Adolescentes atendidos/mês: 1.477; Nº de Jovens atendidos/mês: 447; Nº de Adultos atendidos/mês: 1004; Nº de Idosos atendidos/mês: 231; Nº de Famílias atendidas/mês: 502.

Coordenção geral:

  • Profª. Drª. Nara Vieira Ramos

Colaboradores:

  • Profª. Drª. Rosane Sarturi
  • Profª. Ms. Leandra Boerer-PIBID

Objetivo Geral:

Construir espaços de relexão-ação-reflexão para qualificar as práticas pedagógicas e promover o desenvolvimento  pleno do processo ensino-aprendizagem, envolvendo toda a comunidade escolar como sujeitos destas ações.

Nome das escolas da rede pública de Educação Básica (enumerar todas as particpantes do subprojeto institucional):

  • Colégio Estadual Padre Rômulo Zanchi
  • Escola Municipal Ensonp Fundamental Altina Teixeira
  • Escola Estadual Dom Antonio Reis

Supervisores por escola:

  • Dilma Diniz da Silveira – E.M.E.F. Padre Altina Teixeira
  • Jane Zorzi – Col.Est. Padre Rômulo Zanchi
  • Clarice Luiz Krug – E.E.Ensino Médio Dom Antônio Reis

Acadêmicos:

Andressa Pinheiro da Silva
Andressa Silveira Vargas
Andressa Wiebusch
Camila Moreco Possebon
Carolina Oliveira Lemos
Cíndia Jesana Micaela Millani da Silva
Cleziane Milani
Elena de Melo Vargas
Elisiane Bortoluzzi ScriminiFlávia Sortica Giacomini
Gilsélen Burlamaqui Scalabrin Pinheiro
Graziela Marques Lima
Indyele da Silva Fontoura
Isadora Aimê Paul
Jossenara de Casto Massoni
Juliana da Silva Antonello da Trindade
Lidiane Tadiello Bedinoto
Marisa Dal’ Ongaro
Natália Desconzi de Andrade
Nathana Fernandes
Rosa Maria Bortolotti de Camargo
Paola de Silva Cezar
Ticiane Arruda
Stéfane Borba Pereira