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Núcleo de Estudos em Medidas e Avaliação dos Exercícios Físicos e Saúde

NÚCLEO DE ESTUDOS EM MEDIDAS E AVALIAÇÃO DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS E SAÚDE (NEMAEFS)

Pesquisa Em Atividade

Contato:

nemaefsufsm@gmail.com (55) 3220 – 6169 Prédio:51 Sala:3011 – CEFD

Projetos

Ensino

Resumo

Os acadêmicos e profissionais, membros do NEMAEFS – Núcleo de Estudos em Medidas e Avaliação dos Exercícios Físicos e Saúde, vão se reunir, de forma virtual e presencial para organizar a literatura que subsidiará o projeto de Ensino de suporte para a formação continuada dos professores de Educação Física da Região de abrangência da 8ª CRE, com a temática Educação Física nos Anos Iniciais, solicitada pelos docentes da Rede Estadual de Ensino de Santa Maria ao fim dos encontros de Formação Continuada em dezembro de 2019, onde pediram apoio para trabalhar com os anos iniciais do ensino fundamental. Serão feitos encontros virtuais e presenciais para a elaboração de um e-book e palestras virtuais e presenciais que contribuirão para a FORMAÇÃO CONTINUADA dos professores de Educação Física da Região de abrangência da 8ª CRE. Após a elaboração do material de apoio serão agendados os encontros entre os acadêmicos do NEMAEFS e os docentes de Educação Física Região de abrangência da 8ª CRE, para tirar dúvidas do material teórico disponibilizado e para elaboração de estratégias de ação na escola. Os professores da Rede Privada que se disponibilizarem a participar dos encontros também terão livre acesso ao material teórico elaborado. Findados os encontros de Formação Continuada de Professores, os mesmos juntamente com os graduandos e pós-graduandos da Educação Física do CEFD/UFSM farão avaliações sobre o conteúdo proposto nas palestras e material teórico e elaborado pelos acadêmicos e profissionais do NEMAEFS em forma de e-book, que será distribuído para todos os acadêmicos e profissionais da Educação Física do Estado do RS.

Objetivos

Objetivo Geral

Preparar acadêmicos e professores de Educação Física para trabalharem nos anos iniciais do Ensino Fundamental através da confecção de material teórico de apoio e de encontros virtuais/presenciais entre os mesmos.

Objetivos Específicos
    • Elaboração de material teórico e prático pelo NEMAEFS/UFSM (acadêmicos e profissionais) sobre EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: AS EXPECTATIVAS E AS POSSIBILIDADES.
    • Através da formação continuada entre o NEMAEFS/CEFD/UFSM e as escolas da Região de abrangência da 8ª CRE subsidiar os professores e acadêmicos de Educação Física a realizarem um trabalho especializado na Educação Física dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
    • Realizar, após os encontros da formação continuada, avaliações com o auxílio dos docentes da Região de abrangência da 8ª CRE, sobre o material teórico/prático trabalhado nos encontros.
    • Disponibilizar um e-book com todos os materiais pesquisados e trabalhados aos professores da Região de abrangência da 8ª CRE e aos acadêmicos dos cursos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado do Estado do RS.

Resumo

Avaliar a saúde, desempenho motor e características comportamentais dos alunos da Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos são fundamentais para o professor acompanhar o desenvolvimento harmônico dos sujeitos durante o período escolar. Este projeto de ensino visa preparar acadêmicos e professores da Educação Física para avaliar seus alunos com instrumentos e medidas válidas, fidedignas e objetivas nas aulas de Educação Física escolar através da confecção de material teórico e prático com encontros presenciais e virtuais entre acadêmicos e profissionais. Após a elaboração do material de apoio serão agendados os encontros virtuais/presenciais entre os acadêmicos e profissionais do NEMAEFS com os docentes da Região de abrangência da 8ª CRE. Findados os encontros de Formação Continuada de Professores, os mesmos, juntamente com os acadêmicos de Educação Física, farão avaliações sobre o conteúdo proposto nas palestras e material teórico disponibilizado em forma de e-book, que será disponibilizado para profissionais e acadêmicos da área da Educação Física do Estado do RS.

Objetivos

Objetivo Geral

Preparar professores e acadêmicos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura para acompanharem o desenvolvimento dos alunos através de avaliações fidedignas, válidas e objetivas da saúde, desempenho motor e comportamento na Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Objetivos Específicos
    • Desenvolver encontros, virtuais e presenciais, entre discentes e docentes de Educação Física para elaboração de material teórico e prático pelo NEMAEFS/UFSM sobre avaliação da saúde, comportamento e desempenho motor nas aulas de Educação Física escolar.
    • Através da formação continuada entre o NEMAEFS/CEFD/UFSM e as escolas da Região de abrangência da 8ª CRE, subsidiar os professores de Educação Física a realizarem um trabalho de acompanhamento da saúde nas suas aulas, bem como avaliar o desenvolvimento motor e comportamental dos seus alunos.
    • Realizar, após os encontros da formação continuada, avaliações com o auxílio dos docentes das escolas da Região de abrangência da 8ª CRE, sobre o material teórico/prático trabalhado nos encontros.
    • Disponibilizar um e-book com todos os materiais trabalhados aos acadêmicos dos cursos de Educação Física e professores da Região de abrangência da 8ª CRE.

Extensão

Resumo

O presente programa se dispõe a proporcionar atividades de Ginástica Laboral aos servidores públicos da cidade de Santa Maria, RS. Estudando a repercussão da Ginástica Laboral na saúde do trabalhador, percebe-se a demanda de benefícios que esta proporciona. Nesse sentido, o programa prevê a realização destas atividades, em diversos espaços de trabalho, na busca de proporcionar uma melhor qualidade de vida no trabalho e no dia-dia dos adeptos ao programa.

 

Objetivos

Objetivo Geral

Promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, por meio de exercícios físicos dirigidos, executados no ambiente de trabalho, aos servidores públicos da cidade de Santa Maria.

Objetivos Específicos
    • Trabalhar a reeducação postural;
    • Aliviar o estresse;
    • Diminuir o sedentarismo;
    • Aumentar o ânimo para o trabalho;
    • Promover a saúde e uma maior consciência corporal;
    • Aumentar a integração social;
    • Melhorar o desempenho profissional;
    • Diminuir as tensões acumuladas no trabalho;
    • Prevenir lesões e doenças por traumas cumulativos, como as L.E.R. (Lesões por Esforços Repetitivos) e os D.O.R.T. (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho);
    • Diminuir a fadiga visual, corporal e mental por meio das pausas para os exercícios;

Resumo

Tem como objetivo geral proporcionar através de avaliações periódicas e orientações sobre exercícios físicos e promoção da saúde, prevenção de agravos, melhora da qualidade de vida e da funcionalidade de gestantes e pessoas com doenças crônicas degenerativas não transmissíveis E DEMAIS PÚBLICOS ESPECIAIS do município de Santa Maria – RS por profissionais e acadêmicos da área da saúde de forma multidisciplinar e como objetivos específicos formar acadêmicos e qualificar profissionais da área da saúde capazes de orientar exercícios físicos de forma multidisciplinar para gestantes e pessoas com doenças crônicas degenerativas não transmissíveis, verificar a circunferência da cintura, quadril e índice de massa corporal de gestantes e pessoas com doenças crônicas degenerativas não transmissíveis; verificar a aptidão física de pessoas com doenças crônicas degenerativas não transmissíveis, verificar a Imagem Corporal de pessoas com doenças crônicas degenerativas não transmissíveis, verificar a postura estática e dinâmica de gestantes e pessoas com doenças crônicas degenerativas não transmissíveis, orientar os exercícios físicos adequados para gestantes e pessoas com doenças crônicas degenerativas não transmissíveis da cidade de Santa Maria, RS. A criação do presente PROGRAMA DE EXTENSÃO justifica-se pela carência de estudos, acerca da avaliação e de orientações sobre exercícios físicos para gestantes e pessoas com doenças crônicas degenerativas não transmissíveis E DEMAIS PÚBLICOS ESPECIAIS, prescrições de exercícios físicos orientados, além de, contemplar a comunidade, com o acompanhamento de exercícios físicos, visto a carência de políticas públicas direcionadas a este público no município de Santa Maria e necessidade de formar profissionais da área da saúde capazes de trabalhar com esses grupos de forma multidisciplinar.

Objetivos

Objetivo Geral

Proporcionar através de avaliações periódicas e orientações sobre exercícios físicos e promoção da saúde, prevenção de agravos, melhora da qualidade de vida e da funcionalidade de gestantes e pessoas com doenças crônicas degenerativas não transmissíveis do município de Santa Maria – RS por profissionais e acadêmicos da área da saúde de forma multidisciplinar.

Objetivos Específicos
    • Formar acadêmicos e qualificar profissionais da área da saúde capazes de orientar exercícios físicos de forma multidisciplinar para gestantes e pessoas com doenças crônicas degenerativas não transmissíveis;
    • Verificar a circunferência da cintura, quadril e índice de massa corporal de gestantes e pessoas com doenças crônicas degenerativas não transmissíveis da cidade de Santa Maria;
    • Verificar a aptidão física de pessoas com doenças crônicas degenerativas não transmissíveis da cidade de Santa Maria;- Verificar a Imagem Corporal de pessoas com doenças crônicas degenerativas não transmissíveis da cidade de Santa Maria;
    • Verificar a postura estática e dinâmica de gestantes e pessoas com doenças crônicas degenerativas não transmissíveis da cidade de Santa Maria;
    • Avaliar a percepção subjetiva da dor, estresse e qualidade de vida de gestantes e pessoas com doenças crônicas degenerativas não transmissíveis da cidade de Santa Maria;
    • Avaliar o ritmo circadiano e qualidade do sono de gestantes e pessoas com doenças crônicas degenerativas não transmissíveis da cidade de Santa Maria;
    • Verificar a mobilidade articular de gestantes e pessoas com doenças crônicas degenerativas não transmissíveis da cidade de Santa Maria;
    • Orientar os exercícios físicos adequados para gestantes e pessoas com doenças crônicas degenerativas não transmissíveis da cidade de Santa Maria;

Resumo

Este Programa de Extensão tem por objetivo avaliar e orientar pessoas com Doenças Crônicas Degenerativas não Transmissíveis e Gestantes, que desejam praticar exercícios físicos planejados para cada necessidade especial. Os locais de prática serão no Centro Desportivo Municipal de Santa Maria – RS e no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). As atividades são elaboradas por profissionais e acadêmicos da Área da Saúde: Educação Física, Enfermagem, Nutrição, Medicina, Terapia Ocupacional e Fisioterapia. As modalidades ofertadas são:

    • Caminhada;
    • Corrida;
    • Hidroginástica;
    • Treinamento Funcional;
    • Alongamento;
    • Pilates;

Objetivos

Objetivo Geral

Proporcionar através de avaliações periódicas e orientações sobre exercícios físicos e promoção da saúde, prevenção de agravos, melhora da qualidade de vida e da funcionalidade de gestantes e pessoas com doenças crônicas degenerativas não transmissíveis do município de Santa Maria – RS por profissionais e acadêmicos da área da saúde de forma multidisciplinar.

Objetivos Específicos
    • Formar acadêmicos e qualificar profissionais da área da saúde capazes de orientar exercícios físicos de forma multidisciplinar para gestantes e pessoas com doenças crônicas degenerativas não transmissíveis;
    • Verificar a circunferência da cintura, quadril e índice de massa corporal de gestantes e pessoas com doenças crônicas degenerativas não transmissíveis da cidade de Santa Maria;
    • Verificar a aptidão física de pessoas com doenças crônicas degenerativas não transmissíveis da cidade de Santa Maria;
    • Verificar a Imagem Corporal de pessoas com doenças crônicas degenerativas não transmissíveis da cidade de Santa Maria;
    • Verificar a postura estática e dinâmica de gestantes e pessoas com doenças crônicas degenerativas não transmissíveis da cidade de Santa Maria;
    • Avaliar a percepção subjetiva da dor, estresse e qualidade de vida de gestantes e pessoas com doenças crônicas degenerativas não transmissíveis da cidade de Santa Maria;
    • Avaliar o ritmo circadiano e qualidade do sono de gestantes e pessoas com doenças crônicas degenerativas não transmissíveis da cidade de Santa Maria;
    • Verificar a mobilidade articular de gestantes e pessoas com doenças crônicas degenerativas não transmissíveis da cidade de Santa Maria;
    • Orientar os exercícios físicos adequados para gestantes e pessoa com doenças crônicas degenerativas não transmissíveis da cidade de Santa Maria;

 

Resumo

A sociedade tem seus padrões de pessoas “normais” pré-estabelecidos, qualquer pessoa que fuja deste padrão acaba sendo excluído. Estes “paradigmas” devem ser quebrados principalmente dentro das escolas, incluindo essa população excluída e dando os primeiros passos para uma nova forma de pensar em sociedade. Levando estes fatos em consideração, este trabalho teve como objetivo preparar os acadêmicos e profissionais da Educação Física, Educação Especial e Pedagogia para em parceria incluir públicos especiais nas aulas de Educação Física Escolar. Esse trabalho segue a forma de um estudo exploratório, por meio de uma pesquisa bibliográfica.  Conclui-se que, o professor na aula de Educação Física pode ser considerado um “pilar” da inclusão dentro da escola, pois na própria disciplina existe uma interação próxima entre alunos e aluno-professor, facilitando a sociabilização dos alunos que geralmente são excluídos das atividades motoras. Por fim, a inclusão dentro de uma sociedade repleta de “paradigmas” e perfis pré-determinados de pessoas “normais” é um decurso difícil, ainda mais dentro de uma escola, onde há diversidade, cabe ao professor se reinventar e criar novos posicionamentos, não somente pedagogicamente, mas principalmente na sua moralidade ética.

 

Objetivos

Objetivo Geral

Criar um programa de extensão para preparar acadêmicos e profissionais da Educação Física, Educação Especial e Pedagogia para em parceria incluir públicos especiais nas aulas de Educação Física Escolar, gerar pesquisa acadêmica e fortalecer o ensino.

Objetivos Específicos

Preparar acadêmicos e profissionais da EF, Educação Especial e Pedagogia para em parceria incluir nas aulas de EF Escolar:

      • Alunos com Síndrome de Down
      • Asmáticos
      • Autistas
      • Cardiopatas
      • Cegos
      • Com altas habilidades/superdotação
      • Diabéticos
      • Gestantes
      • Obesos
      • Surdos/Mudos

Resumo

A todo momento, o ser humano avalia e está sendo avaliado, nas mais diferentes situações, por inúmeros critérios e instrumentos, ora como sujeito, ora autor. Considera-se a avaliação o critério mais temido pelos alunos e mais trabalhoso para os professores, pois faz parte do processo de ensino/aprendizagem. Objetivamos com este programa de extensão, estruturar um material de apoio aos professores de educação física para realizar avaliações das variáveis antropométricas, neuromusculares, comportamentais, metabólicas e funcionais coerentes com os objetivos propostos na Educação Física Escolar. Encontramos na literatura, instrumentos, protocolos, normas e diretrizes específicas das variáveis, que cumprem as exigências de validade, fidedignidade e objetividade para a faixa etária escolar dos seis aos dezessete anos de idade, de fácil aplicação e interpretação pelo professor e compreensão pelos alunos. Desta forma o intuito deste material desenvolvido pelo programa é tornar as avaliações realizadas nas aulas de Educação Física instrumentos de acompanhamento do desenvolvimento global dos alunos.

 

Objetivos

Objetivo Geral

Estruturar material de apoio aos professores de Educação Física para realizar avaliações coerentes com os objetivos propostos na Educação Física Escolar, contribuindo para o desenvolvimento global dos alunos.

Objetivos Específicos
    • Selecionar instrumentos, protocolos, normas e diretrizes reconhecidas internacionalmente das variáveis antropométricas coerentes com os objetivos propostos na Educação Física Escolar;
    • Selecionar instrumentos, protocolos, normas e diretrizes reconhecidas internacionalmente das variáveis neuromusculares coerentes com os objetivos propostos na Educação Física Escolar;
    • Selecionar instrumentos, protocolos, normas e diretrizes reconhecidas internacionalmente das variáveis comportamentais coerentes com os objetivos propostos na Educação Física Escolar;
    • Selecionar instrumentos, protocolos, normas e diretrizes reconhecidas internacionalmente das variáveis metabólicas coerentes com os objetivos propostos na Educação Física Escolar;
    • Selecionar instrumentos, protocolos, normas e diretrizes reconhecidas internacionalmente das variáveis funcionais coerentes com os objetivos propostos na Educação Física Escolar, contribuindo para o desenvolvimento harmônico do aluno;
    • Gerar projetos de pesquisa baseados nas experiências proporcionadas pelo Programa de Extensão PROAÇÃO;

Resumo

O Laboratório Interdisciplinar de Postura, Ergonomia e Cineantropometria – LABINPEC – foi criado com o intuito de promover a prática das avaliações e medidas do ser humano por profissionais e acadêmicos dos cursos de Fisioterapia, Educação Física, Nutrição, Psicologia e Medicina, preocupados com as seguintes temáticas: “saúde do trabalhador e saúde do escolar”. O LABINPEC servirá de apoio as pesquisas do NEMAEFS – Núcleo de Estudos em Medidas e Avaliação dos Exercícios Físicos e Saúde” e como pré-requisito para ingressar no LABINPEC é fazer parte do NEMAEFS.

 

Objetivos

Objetivo Geral

O LABINPEC tem por objetivo geral proporcionar um espaço para os acadêmicos e profissionais da área da saúde treinarem as avaliações e medidas e dos seres humanos atendendo aos anseios da comunidade da cidade de Santa Maria – RS.

Objetivos Específicos

Proporcionar avaliações gratuitas para a comunidade de Santa Maria das seguintes variáveis:

      • Agilidade
      • Potência de membros
      • Velocidade
      • Resistência cardio-respirstória
      • Resistência Muscular localizada
      • Flexibilidade
      • Composição corporal
      • Circunferências

Pesquisa

Resumo

Em decorrência da pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, ou também nomeado doença de Coronavírus (COVID-19) (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2020), houve um grande distanciamento social na população em nível mundial, impedindo a continuidade de diversos serviços, inclusive a RCV (CARVALHO, 2020). Apesar disso, a ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (2020) recomenda através dos seus meios de comunicação, que indivíduos de todas as idades e habilidades sejam ou permaneçam os mais ativos possível. Nesse contexto, a Reabilitação Cardiovascular Domiciliar (RCVD) pode ser uma estratégia interessante para adotar no cenário atual, visto que não é necessário o acompanhamento do profissional de Educação Física de forma presencial, podendo ser realizada em próprio domicílio (CARVALHO et al., 2020). O presente estudo tem como objetivo avaliar as adaptações promovidas pela Reabilitação Cardiovascular Domiciliar (RCVD), através da prática de Treinamento Físico Funcional (TFF), na saúde (aptidão cardiorrespiratória, capacidade funcional, qualidade de vida, estresse e ansiedade cardíaca) de indivíduos participantes ou com alta da fase III do Programa de Reabilitação Cardíaca (PRC), REVICARDIO, do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Os treinamentos terão duração de 8 semanas (24 sessões) e ocorrerá três vezes por semana, com duração de 45 minutos cada sessão, realizados no próprio domicílio, com acompanhamento do profissional de maneira online via Google Meet (https://meet.google.com/), a cada qual será enviado um link para todos os participantes para efetuarem o acesso a vídeo-chamada. Os indivíduos serão avaliados em dois momentos: ao iniciar a intervenção e ao final de 8 semanas de treinamento. Serão aplicados questionários estruturados para avaliar a qualidade de vida, aptidão cardiorrespiratória, capacidade funcional, ansiedade cardíaca e estresse.

 

Objetivos

Objetivo Geral

O presente estudo tem como objetivo avaliar as adaptações promovidas pela Reabilitação Cardiovascular Domiciliar (RCVD), através da prática de Treinamento Físico Funcional (TFF), na saúde de indivíduos participantes antes da pandemia ou com alta da fase III do Programa de Reabilitação Cardíaca (PRC), REVICARDIO, do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM).

Objetivos Específicos
    • Avaliar a qualidade de vida, aptidão cardiorrespiratória, capacidade funcional, estresse e ansiedade cardíaca dos participantes, antes e após 8 semanas de Reabilitação Cardiovascular Domiciliar (RCVD), através da prática de TFF.
    • Analisar o nível de adesão e satisfação dos pacientes convidados para a participação na RCVD.

Resumo

Este estudo aborda a temática da Educação Física escolar e tem como objetivo verificar nas referências teóricas, as causas da evasão nas aulas de Educação Física no ensino fundamental e médio das redes de ensino da cidade de Santa Maria. Por meio deste, procura-se ressaltar a importância que este tema tem para a disciplina de Educação Física e cada vez mais está sendo um desafio para professores e escolas. Trata-se de uma pesquisa de caráter diagnóstico-exploratório que busca verificar uma situação através de dados teóricos e explorá-los de forma crítica, sendo que as fontes que realizamos a investigação foram via: Scielo, Lilacs, Pubmed, Livros, Revistas Digitais e sites que discutem o tema. Os resultados mostram que as causas para evasão nas aulas de Educação Física são variadas, tendo algumas com mais destaque, as quais foram bastante discutidas nos referenciais pesquisados, como por exemplo, o desinteresse dos alunos em relação aulas de Educação Física, a prática do professor enquanto seu papel pedagógico e fatores relacionados à infraestrutura da escola, sendo que todas essas causas podem estar associadas a aspectos motivacionais.

 

Objetivos

Objetivo Geral

Verificar a situação da evasão nas aulas de Educação Física nas redes de ensino da cidade de Santa Maria/RS.

Objetivos Específicos
    • Verificar as causas da evasão nas aulas de Educação Física nas redes de ensino da cidade de Santa Maria/RS;
    • Verificar as providências tomadas pelas escolas sobre a evasão nas redes de ensino da cidade de Santa Maria/RS;

Resumo

Os desvios posturais provocam sucessivos desequilíbrios na postura do indivíduo, de forma que, quando não são tratados, podem gerar dores corporais e em muitos casos estão relacionados à baixa aptidão física relacionada à saúde. Avaliar os trabalhadores torna-se um importante tema de estudo, pois a partir dos resultados obtidos é possível desenvolver ações que minimizem os fatores intervenientes na postura e na capacidade para o trabalho do indivíduo. Os Policiais tratam-se de grupos que mantém em sua rotina de trabalho a prática sistemática de exercícios físicos, para que estejam aptos a desempenhar seu trabalho com sucesso. Em vista disso, objetiva-se verificar os desvios posturais, pontos e intensidade de dor, lesões e capacidade para o trabalho dos Policiais da cidade de Santa Maria – RS e a relação dessas variáveis com a aptidão física. Trata-se de uma pesquisa de corte transversal e farão parte da amostra Policiais Federais e Rodoviários Federais e Rodoviários Federais, Militares e Civis da cidade de Santa Maria – RS, do sexo masculino, que exerçam a profissão a no mínimo três anos. Para a análise dos dados será utilizada uma estatística descritiva e uma correlação para verificar a possível relação entre as variáveis.

 

Objetivos

Objetivo Geral

Verificar os desvios posturais, pontos e intensidade de dor, lesões e capacidade para o trabalho de Policiais da cidade de Santa Maria – RS e a relação dessas variáveis com a aptidão física.

Objetivos Específicos
    • Realizar uma avaliação postural em Policiais Federais e Rodoviários Federais, Militares e Civis da cidade de Santa Maria – RS;
    • Verificar os pontos e intensidade da dor sentida por Policiais Federais, Militares e Civis da cidade de Santa Maria – RS;
    • Verificar as lesões sofridas por Policiais Federais e Rodoviários Federais, Militares e Civis da cidade de Santa Maria – RS;
    • Verificar a flexibilidade dos Policiais Federais e Rodoviários Federais, Militares e Civis da cidade de Santa Maria – RS;
    • Verificar a resistência muscular localizada dos Policiais Federais e Rodoviários Federais, Militares e Civis da cidade de Santa Maria – RS;
    • Verificar a Composição Corporal dos Policiais Federais e Rodoviários Federais, Militares e Civis da cidade de Santa Maria – RS;
    • Verificar o Índice de Capacidade para o trabalho dos Policiais Federais e Rodoviários Federais, Militares e Civis da cidade de Santa Maria – RS;
    • Analisar a relação dos desvios posturais, pontos e intensidade de dor, lesões, capacidade para o trabalho e aptidão física dos Policiais Federais e Rodoviários Federais, Militares e Civis da cidade de Santa Maria – RS;

Resumo

É possível que a prática de atividade física acarrete em uma redução nos níveis de estresse. Ainda que possua origem emocional, o estresse prejudica diretamente a saúde física. Há forte tendência de profissionais da saúde atuantes nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) apresentarem estresse ocupacional. Este projeto propõe-se a apresentar um maior embasamento cientifico a estudos atuais sobre o estresse ocupacional e sobre o esgotamento profissional, além de fomentar a pesquisa desses temas bastante atuais através das coletas de dados, trazendo resultados concretos que poderão servir de base para estudos das diversas áreas da saúde.

O estudo caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa.  A coleta de dados ocorrerá no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) nas UTI’s Adulto, Pediátrico e Neonatal, onde serão entrevistados servidores médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas que atuam nas unidades. Haverá um questionário sociodemográfico para identificação dos sujeitos. Para a aferição do nível de Atividade Física optou-se pelo Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ). Para avaliar se entre os sujeitos há incidência de estresse ocupacional será utilizado o teste em versão validada, resumida e adaptada ao português “job stress scale”. Para a avaliação do indicativo de esgotamento profissional, foi escolhido o instrumento “Maslach Burnout Inventory” (MBI) adaptado ao português.

As hipóteses deste estudo é de que os profissionais da área da saúde, atuantes nos setores de UTIs, possuem estresse ocupacional e provável esgotamento profissional e que estes sejam reduzidos ou inexistentes em profissionais que praticam atividades físicas.

 

Objetivos

Objetivo Geral

O objetivo desse estudo é verificar a prática de atividade física, a possível incidência do estresse, o iminente esgotamento ocupacional de servidores atuantes no setor de Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário da cidade de Santa Maria.

Objetivos Específicos
    • Identificar a quantidade de servidores atuantes nos setores de Terapia Intensiva;
    • Identificar a quantidade de médicos, enfermeiros, técnico em enfermagem e fisioterapeutas atuantes nas UTI’S;
    • Verificar as atividades desenvolvidas pelos profissionais em seus setores;
    • Avaliar o nível de atividade física dos servidores;
    • Identificar a possível incidência de estresse ocupacional;
    • Verificar o iminente esgotamento profissional;
    • Comparar o nível de atividade física com o possível estresse ocupacional e o iminente esgotamento profissional;
    • Fornecer orientações referente a exercícios físicos indicados para prevenção do estresse;

Resumo

Atualmente a musculação é uma prática esportiva muito recomendada, pois pode trazer uma melhoria na saúde e na qualidade de vida. Para que isso ocorra, existem diversas formas de treinamento, como: o treinamento cardiorrespiratório, treinamento de força e o treinamento de flexibilidade. Assim, a atividade física possui diversos benefícios para todas as idades, no entanto, para o aumento de desempenho, algumas pessoas procuram o auxílio de suplementos. É uma pesquisa de abordagem quantitativa, do tipo observacional, de característica transversal. Os dados serão coletados nas academias da cidade de Santa Maria- RS, no período de dezembro de 2016 a maio de 2017. Será utilizado um questionário de avaliação suplementar composto por 13 perguntas. Para a análise dos dados, será realizada a estatística descritiva para representação dos grupos da pesquisa.

 

Objetivos

Objetivo Geral

Avaliar o uso de suplementos em praticantes de musculação nas academias de Santa Maria – RS.

Objetivos Específicos
    • Identificar a prevalência da utilização de suplementos em praticantes de musculação nas academias de Santa Maria – RS;
    • Identificar qual o tipo de suplemento mais utilizado;
    • Identificar o gênero que mais utiliza;
    • Identificar a faixa etária que faz mais uso de suplementação;
    • Verificar se há orientação de algum profissional da saúde;

Resumo

A presente pesquisa vem com o intuito de verificar como está acontecendo à inclusão no contexto das classes regulares de ensino, em escolas públicas e privadas, com ênfase na inclusão dentro das aulas de Educação Física. Justifica-se pela real necessidade de incluir alunos pertencentes a grupos especiais nas aulas de Educação Física, pois todos tem o direito de realizar a prática na aula, bem como também que o professor regente tenha um planejamento que contemple todos alunos, cada um com suas especificidades e seu tempo de aprendizagem. É de extrema importância à atividade física para os alunos nos quais fazem parte ao grupo especial (alunos com deficiência e/ou com doenças crônicas), tanto no seu aspecto motor, como também cognitivo e social. A metodologia se dará através de uma pesquisa diagnóstica-exploratória, que visa diagnosticar uma situação e explorar seus achados cientificamente. Será utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário adaptado. Os questionários serão encaminhados as equipes diretivas e docentes da disciplina de Educação Física de escolas da zona urbana de Santa Maria, RS, que tenham Ensino Fundamental e Médio completo, totalizando 12 escolas e uma amostra de 82 docentes. A análise de dados se dará de forma quantitativa baseada na frequência das respostas dos questionários e posterior análise qualitativa exploratória, a fim de explorar os achados visando uma avaliação crítica da situação, apontando soluções e destacando resultados positivos, retornando os resultados às escolas buscando publicação dos mesmos. O principal impacto esperado é que a inclusão escolar de alunos com necessidades especiais e doenças crônicas nas aulas de Educação Física aconteça de forma significativa para o aluno, e que este possa interagir com seus colegas através da socialização que a Educação Física proporciona, como também para o seu desenvolvimento motor e cognitivo. Para sentir-se incluído, é necessário que se ultrapasse as barreiras da sala de aula, pois, assim, o aluno terá suas necessidades reconhecidas em todo o ambiente escolar.

 

Objetivos

Objetivo Geral

Verificar de que forma está acontecendo a inclusão escolar na cidade de Santa Maria, RS, nas aulas de Educação Física nas escolas da rede pública e privada.

Objetivos Específicos
    • Verificar a inclusão nas aulas de Educação Física;
    • Verificar se os Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) das escolas contemplam a inclusão dos alunos dos grupos especiais nas aulas de Educação Física;
    • Verificar como os professores de Educação Física tratam, nas suas aulas, a inclusão dos alunos pertencentes a grupos especiais;
    • Evitar a exclusão dos alunos com necessidade especiais e/ou doenças crônicas (grupos especiais) das aulas de Educação Física;