Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Núcleo de Estudos e Pesquisa em Audição Infantil (NEPAI)

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA EM AUDIÇÃO INFANTIL (NEPAI)

Pesquisa Em Atividade

Contato:

nepaiufsm@gmail.com (55) 3220 8541 Prédio:26A Sala:1433/1434 – eliarapv@yahoo.com.br

Apresentação

O NEPAI é um grupo de pesquisa CNPq, fundado e coordenado pela  Profa. Dra.  Eliara Pinto Vieira Biaggio. Foi desenvolvido com o intuito de unir a ciência e a prática de audiologia infantil por meio da realização de estudos que envolvam a triagem auditiva neonatal, o diagnóstico audiológico infantil e a habilitação e reabilitação audiológica.

Outras informações podem ser visualizadas no site do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, pelo site: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7182310807109656

No NEPAI o diagnóstico audiológico é oferecido para a comunidade assistida pelo Serviço de Atendimento Fonoaudiológico (SAF), nas diferentes Práticas Clínicas Curriculares, assim como nos casos mais complexos encaminhados pelo Programa de Triagem Auditiva Neonatal do Hospital Universitário de Santa Maria (TAN-HUSM). E todos estes atendimentos são realizados por alunos da Graduação em Fonoaudiologia e Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana (PPGDCH), orientados pela Prof. Dra Eliara Pinto Vieira Biaggio, por meio de atividades curriculares e extracurriculares.

As atividades curriculares envolvem disciplinas teóricas (Habilitação e Reabilitação Auditiva – HRA na infância, Reabilitação Auditiva e Audiologia II) e disciplinas práticas (Prática Clínica em HRA e Audiologia). A atuação na intervenção dos distúrbios da audição acontece no Setor de Habilitação e Reabilitação Auditiva, que faz parte do Departamento de Fonoaudiologia e funciona no também SAF. O Setor está sob a responsabilidade docente da fonoaudióloga Prof. Dra, Eliara Pinto Vieira Biaggio.

 

 Objetivo do grupo:

 Possibilitar o desenvolvimento de pesquisas e prática clínica das questões relacionadas à audição infantil, desde o diagnóstico audiológico até a intervenção dos distúrbios da audição (Deficiência Auditiva e Transtornos do Processamento Auditivo Central).

 

 O que fazemos?

 Realizamos a prática clínica de avaliação audiológica infantil por meio de diferentes técnicas de procedimentos comportamentais (audiometria e logoaudiometria) e eletroacústicos/eletrofisiológicos (medidas de imitâncio acústica, registro e análise das emissões otoacústicas e potenciais evocados auditivos) e o  treinamento auditivo. Todas as  práticas são oferecidas aos usuários do Serviço de Atendimento Fonoaudiológico (SAF), nas diferentes Práticas Clínicas Curriculares.

 

Atividades desenvolvidas extracurricularmente:

 As atividades extracurriculares desenvolvidas no NEPAI são: grupos de estudos, participação em projetos de pesquisas, acompanhamento do Programa de Triagem Auditiva Neonatal (TAN-HUSM), realização de treinamento auditivo, além da participação na LIGA DE AUDIOLOGIA PEDIÁTRICA. Todas as atividades são supervisionadas pela Prof. Dra Eliara.

  • Grupo de estudo básico: destinado ao estudo das técnicas de avaliação audiológica infantil (exames comportamentais e eletrofisiológicos) para alunos da graduação participantes do NEPAI. São encontros semanais com duração de 1 hora e 15 minutos.
  • Grupo de estudos avançados: destinado ao estudo dos temas pesquisados pelo grupo (Registro e análise dos diferentes Potenciais Evocados Auditivos, Treinamento Auditivo, entre outros) para os alunos da pós- graduação do PPGDCH.
  • Participação em projetos de pesquisa: o projeto mãe da docente responsável é intitulado “REGISTRO E ANÁLISE DOS POTENCIAIS EVOCADOS AUDITIVOS DO PERÍODO NEONATAL À ADOLESCÊNCIA”.

A iniciação científica dos alunos da graduação do NEPAI e as pesquisas dos pós-graduandos do PPGDCH orientados pela Profa Eliara acontecem nos projetos em andamento, sendo a participação semanal, com carga horária compatível à disponibilidade e interesse do aluno. Todos os anos estes projetos são contemplados com bolsas de iniciação científica e/ou bolsas de pós-graduação (mestrado e doutorado). Os bolsistas da graduação são selecionados entre os participantes do NEPAI e os do PPGDCH são selecionados por meio de seleção do próprio programa de pós.

  • Acompanhamento do Programa de TAN do HUSM: nesta atividade os alunos vivenciam a prática dos diferentes protocolos de TAN em um hospital público acompanhando as fonoaudiólogas do serviço e as pós-graduandas do PPGDCH.
  • Realização de Treinamento auditivo: em um projeto de extensão são realizados diferentes tipos de treinamento auditivo, possibilitando ao participante do NEPAI a prática terapêutica da reabilitação dos transtornos do processamento auditivo central em crianças e adolescentes. Este projeto de extensão não acontece todos os semestres, pois depende da demanda do SAF.
  • Liga de Audiologia Pediátrica: esta atividade faz parte de um projeto de extensão coordenado pela Prof. Dra Michele Vargas Garcia. Os alunos que desejam aperfeiçoar a sua prática na avaliação audiológica infantil, na seleção da Liga de Audiologia, que geralmente acontece no mês de março, devem manifestar seu interesse pela participação na Liga de Audiologia Pediátrica. Esta modalidade da Liga é oferecida para alunos que já foram aprovados na disciplina de Audiologia II (currículo novo).

 

Quais as vantagens em participar do NEPAI?

É uma oportunidade de:

  • Aperfeiçoar a prática clínica da avaliação audiológica infantil, aprendendo procedimentos comportamentais (diferentes técnicas de audiometria e logoaudiometria) e eletroacústicos/eletrofisiológicos (medidas de imitâncio acústica, registro e análise das emissões otoacústicas e potenciais evocados);
  • Realizar a prática terapêutica de treinamento auditivo;
  • Elaboração de trabalhos (oral e pôster) para apresentação em eventos científicos;
  • Participar da elaboração de artigos científicos;

Assim tal participação no NEPAI proporciona ao aluno a possibilidade de complementar o conhecimento adquirido na graduação e experienciar a troca de conhecimento com alunos da graduação do PPGDCH.

 

Como os alunos da graduação são selecionados para participação no NEPAI?

 Os alunos da graduação, independente do semestre, deve manifestar o seu interesse em participar do NEPAI, via email, para Prof. Eliara (eliarapv@yahoo.com.br) ou em nepaiufsm@gmail.com. Os alunos que desejam realizar pós-graduação (mestrado e doutorado), também devem entrar em contato, via e-mail, com a Prof. Eliara (eliarapv@yahoo.com.br) ou diretamente com o grupo (nepaiufsm@gmail.com), demonstrando interesse e possíveis ideias de pesquisa. A seleção para o pós-graduação é anual e acontece no final do ano letivo (novembro). Destaca-se que, antes da seleção para a pós-graduação, alunos externos da UFSM podem participar do grupo na modalidade de “Aluno Especial”.

 

Como os alunos da pós-graduação são selecionados para participação no NEPAI?

Os alunos orientados no mestrado ou doutorado na linha de Audiologia do PPGDCH pela Profa Eliara automaticamente participam de todas as atividades do NEPAI.

 

A quem estamos vinculados?

 O NEPAI está vinculado a Universidade Federal de Santa Maria com o Centro de Ciências da Saúde e com o Hospital Universitário de Santa Maria.

 

Parceria em pesquisas?

O NEPAI realiza diferentes pesquisas em parceria com outras professoras do curso de Fonoaudiologia da UFSM, em especial com as professoras da fala e da linguagem e com professoras de outras instituições.