Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Economia Agroindustrial

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ECONOMIA AGROINDUSTRIAL (NEPEA)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

jgaribaviana@gmail.com (55) 32208904 Prédio:44

Linhas de Pesquisa

Desenvolver conhecimentos relacionados à descrição, análise e intervenção nas cadeias produtivas do setor agroindustrial. Pretende-se privilegiar aspectos relacionados à competitividade dos agentes formadores das cadeias produtivas e desenvolvimento de mecanismos de coordenação.

Estudar processos econômicos, mercadológicos e organizacionais dos agentes que fazem parte do agronegócio.

O objetivo desta linha de pesquisa é estudar o perfil do empreendedor no mundo rural e suas peculiaridades. Analisar quem são, o que fazem, como fazem e porquê fazem de maneira inovadora as suas práticas de produção, gestão e comercialização se caracterizam como as motivações mais importantes para esta temática.

Desenvolver estudos sobre políticas e estratégias de gestão ambiental através de pesquisas sobre a evolução, os fatores condicionantes, os processos de mudança e os tipos de ações ambientais em organizações dos sistemas agroindustriais.

Esta linha de pesquisa tem por objetivo desenvolver estudos vinculados às relações comerciais e econômicas que se estabelecem nos diferentes mercados agropecuários. Análises de tendências de preços agrícolas, de custos dos insumos de produção e cálculos de índices de paridade são temáticas importantes que se inserem nesta dimensão analítica.

O objetivo desta linha de pesquisa é desenvolver e aplicar a modelagem matemática em sistemas de produção agricolas.

Esta linha de pesquisa tem como principal objetivo o estudo das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural.

Visa estudar as relações e implicações dos processos inerentes às organizações sobre a concepção, operacionalização e resultados das ações de desenvolvimento rural.