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Núcleo de Pesquisas em Economia do Agronegócio

NÚCLEO DE PESQUISAS EM ECONOMIA DO AGRONEGÓCIO (NPEA)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

npea@ufsm.br +55 (55) 3742-8860 Prédio:Bloco Adm e Economia Sala:103 – Bairro Vista Alegre, Palmeira das Missões – RS

Projetos

Pesquisa

O presente projeto de pesquisa, cujo objetivo é analisar as dinâmicas competitivas nos mercados agroindustriais, está caracterizado por sua natureza interdisciplinar, sistêmica e estruturante. Nesta perspectiva, este projeto orienta a condução de estudos analíticos com a colaboração de distintos pesquisadores e diferentes áreas do conhecimento para compreender os fenômenos socioeconômicos e as dinâmicas de mercado que podem contribuir para entender o caráter ambivalente dos fatos econômicos, sociais e ambientais. O caráter estruturante do projeto se revela na medida em que este é uma referência para subprojetos já em andamento e orientados para a análise das distintas cadeias produtivas dos agronegócios.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Projeto Registrado na Fundação para a Ciência e Tecnologia sob o nº 6.32.0003

 

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral estudar as dinâmicas competitivas do agronegócio e a relação das mesmas com a socioeconomia das regiões produtoras. A meta primordial do projeto é melhorar a formação acadêmica de alunos dos cursos de graduação e de Pós-Graduação. A partir da pesquisa nesta área será possível contribuir com o processo de tomada de decisão na área de políticas públicas e privadas voltadas para os agronegócios e subsidiar a tomada de decisão de produtores rurais e organizações do agronegócio na área de mercado e comercialização agropecuária. Metodologicamente, este estudo pode ser classificado como exploratório e descritivo. A abordagem metodológica a ser utilizada será a quantitativa e a qualitativa. As técnicas quantitativas a serem utilizadas serão a Análise Fatorial Exploratória (AFE), Análise de Conglomerados e Análise de Regressão. A técnica qualitativa a ser utilizada é a Análise de Conteúdo. Espera-se, com este projeto, fortalecer a inserção social da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) a partir do adensamento do tripé básico da educação: Ensino, Pesquisa e Extensão, uma vez que os resultados desta pesquisa serão utilizados para subsidiar projetos e ações de extensão e difusão tecnológica, com objetivo de transferência de saberes do ambiente universitário para o social.

Objetivos

Objetivo Geral: Estudar as dinâmicas competitivas do agronegócio e a relação das mesmas com a socioeconomia das regiões produtoras. Objetivos específicos a) Estudar as cadeias produtivas do agronegócio brasileiro e identificar a interface das mesmas com o processo de desenvolvimento regional.; b) Analisar o desempenho competitivo de segmentos agropecuários e industriais, as estruturas de mercado e o processo formação dos preços de fatores e de produtos ao longo das cadeias produtivas do agronegócio; c) Analisar as dinâmicas conjunturais em âmbito microeconômico, macroeconômico, político e geopolítico no contexto da formação do preço de commodities no Brasil e o nível de competitividade das exportações nacionais do complexo soja, carnes, cereais e outros; d) Desenvolver um método de análise de mercado agropecuário, capaz de elevar a acurácia das projeções de mercado; e) Promover a inovação tecnológica através da difusão do conhecimento em seminários, minicursos e Workshops voltados para o desenvolvimento de inovação em processos na área dos agronegócios.

Justificativa

O Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2026 contempla as principais diretrizes de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Neste, as pesquisas de natureza interdisciplinares e transdisciplinares são consideradas “fonte de inovação e de novas abordagens científicas que podem levar a novas descobertas” (UFSM, 2016. p. 151). O mesmo documento ressalta que: A UFSM é uma universidade compromissada com a sociedade brasileira e, em particular, com a região em que está inserida. Esse compromisso se reflete na preocupação de estudar e apresentar soluções para os problemas regionais e nacionais nos mais diferentes campos do conhecimento (UFSM, 2016. p. 151). Em consonância com estes princípios, o presente projeto de pesquisa foi elaborado para analisar as dinâmicas competitivas do agronegócio e dos mercados globais de commodities agrícolas e a relação das mesmas com a socioeconomia das regiões produtoras. Espera-se, com isso, entender o cenário de condiciona as relações econômicas que permeiam a economia do agronegócio e orientar o processo de tomada de decisão de agentes públicos e privados. Entende-se que na medida em que os entes públicos, produtores, empresas rurais e demais organizações se apropriarem de dados e de conhecimento, conduzirão seus processos com maior eficiência e eficácia. Atualmente, a tomada de decisão na área de mercado e de políticas públicas estão entre os principais desafios, dada a complexidade do mercado e das relações socioeconômicas e ambientais das atividades agropecuárias e industriais. Portanto, a meta que embasa o projeto é o desenvolvimento de inovações nos processos de gestão da produção e comercialização agropecuária, a partir da difusão sistemática de informações e métodos capazes de aumentar a eficácia da tomada de decisão nas questões que envolvem as políticas públicas e privadas nas áreas de desenvolvimento regional, gestão da produção e a gestão da comercialização. Nas últimas décadas, as mudanças demográficas resultaram elevado crescimento populacional e urbanização, fato que tornou a segurança alimentar em uma das principais preocupações da Organização Mundial para Agricultura e Alimentação no Mundo (FAO). Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o contingente populacional evoluiu de 2,5 bilhões para mais de 7 bilhões no período 1950-2013 e estima-se que em 2050 a população chegará a 9,3 bilhões (UNITED NATIONS, 2018). Em função disso e da crescente evolução da renda, a FAO (2009) estima que até o ano de 2050, a oferta de alimentos terá que aumentar em 70% para atender a demanda adicional. As rápidas transformações demográficas, incluindo a tendência de urbanização (UNITED NATIONS, 2013), identificadas a partir da segunda metade do século XX, estão contribuindo para um ambiente conjuntural favorável às cadeias produtivas de alimentos e fibras. Nesta perspectiva, existe a possibilidade de ampliação de uma “janela de oportunidade” para o desenvolvimento regional, sobretudo nas regiões com aptidão para produção de alimentos. Essa tendência é ratificada pelo início da abertura de importantes mercados consumidores de proteínas e óleos de origem animal e vegetal. Destacam-se a abertura dos mercados europeu, asiático e norte americano, em que predominam acordos bilaterais para comercialização de carnes e/ou grãos. Diante disto, estudar as dinâmicas competitivas do agronegócio e dos mercados globais de commodities agrícolas e a relação das mesmas com a socioeconomia das regiões produtoras pode ampliar as possibilidades de desenvolvimento regional e melhorar o processo de tomada de decisão em nível empresarial e governamental.

Resultados esperados

Espera-se com a pesquisa proposta: a) Melhorar a formação acadêmica de alunos dos Cursos de Graduação em Ciências Econômicas e de Administração de Empresas e do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios – Mestrado Acadêmico da Universidade Federal de Santa Maria; b) Fornecer resultados de pesquisas e análises conjunturais capazes de contribuir com o processo de tomada de decisão na área de políticas públicas voltadas para os agronegócios; c) Subsidiar a tomada de decisão de agentes públicos e privados nas áreas de políticas públicas e de mercado e comercialização agropecuária; d) capacitar gestores públicos e privados em análises de mercado, gestão de risco na área de comercialização agropecuária e tomada de decisões, de forma a proporcionar maior sustentabilidade a projetos e convênios de cooperação técnica, científica e cultural entre a UFSM e outras entidades públicas ou privadas.