Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisa e Avaliação de Alterações da Cognição Social

PESQUISA E AVALIAÇÃO DE ALTERAÇÕES DA COGNIÇÃO SOCIAL (PAACS)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Projetos

Pesquisa

O presente projeto de pesquisa, elaborado na forma de um projeto guarda-chuva, contempla seis estudos distintos, todos voltados para a tomada de decisão em diferentes situações e contextos. A proposta abarca estudos de Psicologia Experimental, Economia Comportamental e Neuropsicologia. Nesses termos, busca-se compreender como neuropsicólogos tomam decisões relacionadas à avaliação de pacientes com possível diagnóstico de Alzheimer, como a impulsividade relaciona-se com a tomada de decisão, além da investigação de outros construtos como qualidade de vida e decisões relacionadas ao mercado financeiro. Entende-se que a pluralidade desses trabalhos pode contribuir, de diferentes maneiras, para uma maior compreensão dos mecanismos de tomada de decisão e a relação dos mesmos com aspectos específicos da cognição social.

Descrição: O projeto objetiva investigar o impacto social da corrupção no Brasil a partir de métodos experimentais de pesquisa. Serão desenvolvidos sete estudos envolvendo métodos experimentais para testar o efeito priming relativo a influência da mentira e da corrupção no contexto político sobre a percepção de situações cotidianas de tomada de decisão.

Estudos sobre ansiedade possuem um caráter relevante quando inseridos na sociedade contemporânea. Os transtornos de ansiedade são os mais prevalentes, apresentam altas morbidades com depressão e estão relacionados a diversas alterações cognitivas e físicas (alterações no sono e no apetite, alterações no pensamento, etc.). As pessoas acometidas por esses transtornos sofrem impactos em diferentes áreas da vida. Por adotarem comportamentos de esquiva, os ansiosos podem tornar-se pessoas isoladas socialmente e apresentam dificuldade em dar continuidade a atividades já iniciadas. A pesquisa proposta é, nesse sentido, justificável, considerando que, a partir da mesma, será possível avaliar os diferentes impactos dos transtornos de ansiedade. Buscar-se-á, nesse sentido, a partir dos diferentes estudos que integram este projeto guarda-chuva, compreender melhor a relação das diferentes modalidades com uma série de variáveis passíveis de serem mensuradas a partir da Psicometria e da Psicologia Experimental.

O presente projeto objetiva mensurar a relação entre o fenômeno das falsas memórias com a ansiedade em situações de mentira. Para tanto, vale-se de dois estudos distintos, sendo um em delineamento transversal que irá avaliar a relação entre ansiedade e manifestações verbais e não verbais atreladas à mentira e outro estudo longitudinal contemplando a ocorrência de falsas memórias para situações de mentira.

Esta pesquisa constitui-se como um projeto-guarda chuva que objetiva avaliar e mensurar aspectos da personalidade de diferentes indivíduos em situações de conflito familiar com desdobramentos jurídicos. Para esses fins, são aplicados diferentes instrumentos psicométricos no contexto forense, sendo que a mesma contempla três projetos de dissertação de mestrado.

O estudo proposto envolve a elaboração e validação de uma escala para mensurar a ansiedade em situações de mentira, bem como a mensuração da correlação dessa variável com outros construtos. O instrumento que está sendo elaborado para esses fins não objetiva investigar o cometimento de mentiras pelos participantes, mas tão somente o nível de ansiedade presumido em situações hipotéticas de mentira. Essa escala não servirá para propósitos clínicos, mas será usada tão somente para fins de pesquisa. Será feita uma análise fatorial exploratória no que se refere ao processo de validação da mesma. O projeto guarda-chuva também contempla uma testagem para avaliar a eficácia de instrumentos de autorrelato no que se refere a descrição de tendências antissociais da personalidade. Para tanto, será feito um estudo comparativo em situações nas quais cada avaliado terá que descrever suas próprias tendências, fornecendo e não fornecendo o protocolo de resposta para os pesquisadores. Objetiva-se, a partir dessa comparação, avaliar se existem diferenças nas duas situações destacadas.