Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Postharvest Innovation: Technology, Quality & Sustainability

POSTHARVEST INNOVATION: TECHNOLOGY, QUALITY & SUSTAINABILITY (POSITECQS)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

paulo.coradi@ufsm.br (51) 3724-8400

Linhas de Pesquisa

A linha de pesquisa tem como objetivo estudar as diferentes operações de beneficiamento, para padronização e qualidade de sementes.

A linha de pesquisa tem como objetivo estudar as operações e a engenharia de processamento, com enfoque na redução das perdas e na qualidade dos produtos agrícolas, desenvolver tecnologias e analisar as técnicas de engenharia para a implantação de projetos agroindustriais.

A linha de pesquisa tem como objetivo desenvolver tecnologias de pós-colheita, com base nas propriedades dos produtos agrícolas, na obtenção de melhor rendimento dos processos, redução de perdas e melhor qualidade dos produtos agrícolas.

A linha de pesquisa tem como objetivo estudar e desenvolver novas tecnologias de monitoramento e controle de produtos agrícolas na pós-colheita, para reduzir as perdas, diminuir os índices de contaminação e conservar a qualidade dos produtos por maior tempo.

A linha de pesquisa tem como objetivo caracterizar as propriedades físicas, mecânicas, térmicas, elétricas, aerodinâmicas, óticas e reológicas de produtos agrícolas, com vistas para a engenharia de pós-colheita, desenvolvimento de máquinas e equipamentos para pré-processamento, secagem, armazenamento, beneficiamento, processamento, manuseio, transporte e avaliação da qualidade dos produtos agrícolas.

A linha de pesquisa tem como objetivo realizar estudos voltados para a engenharia de pós-colheita e a qualidade de produtos agrícolas nas operações de recebimento, pré-limpeza, limpeza, seleção, secagem, beneficiamento, classificação, aeração, refrigeração, armazenagem e transporte de produtos agrícolas. São realizados estudos dos métodos de secagem, tipos de secadores, dimensionamento de equipamentos e avaliação da qualidade dos produtos agrícolas, estruturas e instalações de armazenagem.

A linha de pesquisa tem como objetivo estudar a qualidade de grãos e subprodutos armazenados, utilizando técnicas de areação, refrigeração, ozonização, atmosfera controlada e modificada para a conservação dos produtos agrícolas por maior tempo no armazenamento.

A linha de pesquisa tem como objetivo estudar e desenvolver novas tecnologias de pós-colheita quanto as operações de pré-processamento, secagem e armazenamento, para obtenção e conservação da qualidade de café.

A linha de pesquisa tem como objetivo estudar os efeitos das operações de secagem e armazenamento em plantas aromáticas e medicinais, determinar parâmetros de controle das operações, desenvolver tecnologias de secagem e armazenagem para garantir melhor qualidade dos materiais biológicos na pós-colheita.

A linha de pesquisa tem como objetivo estudar as tecnologias e os processos para minimizar as perdas quantitativas e qualitativas de produtos agrícolas na pós-colheita, os mecanismos de higroscopicidade, difusividade, umidade de equilíbrio higroscópico, princípios de bioquímica e fisiologia, temperatura, umidade, disponibilidade de oxigênio e respiração, relações térmicas e hídricas, avaliações físico-químicas, sensoriais, microbiológicas e micotoxinas em produtos agrícolas.

A linha de pesquisa tem como objetivo estudar os métodos de secagem, tipos de secadores, modelagem matemática e simulações, balanços de massa e energia, manejo dos sistemas, controle de temperatura, vazão e fluxo de ar, operação, desempenho e dimensionamento dos secadores, fornalhas, queimadores, gaseificadores e trocadores de calor, desenvolver tecnologias de secagem e estabelecer parâmetros de controle para garantir a qualidade de produtos agrícolas na secagem.

A linha de pesquisa tem como objetivo caracterizar e entender fisicamente os produtos agrícolas para transferência, avaliar os meios de movimentação e os impactos logísticos na pós-colheita de produtos agrícolas.