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Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação

NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE MEMÓRIA E EDUCAÇÃO (POVO DE CLIO)

Pesquisa Em Atividade

Contato:

(55) 3220-9583 Prédio:67 Sala:1204

Projetos

Pesquisa

Este projeto de extensão tem como objetivo compreender, pelo diálogo e pela identificação dos discursos e saberes, quais as necessidades e possibilidades temáticas e metodológicas a serem trabalhadas na prática docente a partir de dez oficinas que serão desenvolvidas em encontros do Núcleo de Pesquisa em Educação e Memória – CLIO/UFSM com o curso normal da Escola Estadual Olavo Bilac. A proposta que aqui se faz de construção conjunta pela necessidade de ocorrer interações constantes entre a universidade e a comunidade em geral, prevê encontros quinzenais com a participação de alunos e professores. Relações imprescindíveis que convergem na construção de novos olhares e saberes para todos os envolvidos.

Sob a premissa de que o tripé ensino-pesquisa-extensão, não somente confere sentido e significação social, mas democratiza conhecimentos e experiências oriundos de pesquisas e das práticas escolares, este projeto objetiva, de forma geral, construir e fomentar a reflexão sobre o cotidiano escolar e suas especificidades, no viés da articulação entre temas conceituais gerais e particularidades vivenciais, promovendo a gestão da autonomia da comunidade escolar. Mais especificamente, pretende realizar um processo dialógico extensivo, através de encontros com educadores, educandos e familiares da Escola Estadual de Educação Básica Professora Margarida Lopes, localizada em Santa Maria RS, na perspectiva de integrar conhecimentos construídos nas e pelas relações educativas e fomentar a construção de propostas para a resolução de conflitos/problemas. Configura-se em si, como uma parceria entre a referida escola e o Núcleo de Estudos sobre Educação e Memória Clio na propositiva de criar espaços/tempos de diálogos, compreensões e (co)responsabilizações dos processos de escolarização e formação.

A pesquisa investiga imagens de civilidade veiculadas em livros escolares e não-escolares das décadas de 1950 e 1964. Buscar-se-ia situar tais leituras em meio a um conjunto de práticas discursivas voltadas à preparação das meninas e mulheres em sua condição de cidadãs. A análise desse material volta-se para a complexidade das relações entre o próprio texto, seu suporte, sua materialidade, seus conteúdos pretensamente educativos. Para isso, o estudo dedica-se, particularmente, em descrever e analisar o conteúdo dos textos e de imagens que estão neles impressas, relacionando-as com a construção de civilidades em intersecção com a moral vigente no período.

Este trabalho analisa o processo de construção das ações afirmativas nas Universidades Públicas, que aprovaram este programa. Observa-se ações isoladas entre as IES brasileiras, que através de regulamentação interna tem instituído políticas de ação afirmativa. A análise da instituição de cotas faz parte do programa de ações afirmativas que está contido na proposta de Reforma Universitária. A implementação das Ações Afirmativas nas IES brasileiras coloca em debate a função da educação superior no Brasil e incita a refletir sobre os grandes vieses existentes em todo o processo educacional