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Implementação e Historicidade das Políticas Públicas e do Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica no Rio Grande do Sul

IMPLEMENTAÇÃO E HISTORICIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO RIO GRANDE DO SUL (EPT/RS)

Pesquisa Inativo

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Notícias projetoeptrs
A historicidade da educação profissional e tecnológica no Rio Grande do Sul
O Grupo Kairós, por meio do projeto de pesquisa Implementação e historicidade das políticas públicas e do trabalho pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica no Rio Grande do Sul (FAPERGS),…
25/05/2020 – 11:07

Apresentação

Página referente ao Projeto de Pesquisa Implementação e Historicidade das Políticas Públicas e do Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica no Rio Grande do Sul, sob coordenação da Prof. Dr. Liliana Soares Ferreira, com financiamento da FAPERGS. O projeto objetiva investigar a historicidade das políticas públicas, do trabalho pedagógico e da implementação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na rede pública do Estado do Rio Grande do Sul. A expansão da oferta de EPT no Brasil a partir da Lei 11.892/2008, também foi considerável no Rio Grande do Sul. Esta é uma modalidade de ensino demarcada por interesses políticos e econômicos que constituíram uma trajetória de descontinuidades e dualismos quanto à oferta de Educação Básica e formação profissional no Brasil. Nesse sentido, ao se considerar as relações entre trabalho e educação como constituintes da proposta pedagógica da EPT, é primordial aprofundar estudos sobre estas categorias, assim como sobre a maneira como ocorre o trabalho pedagógico dos professores nesta modalidade de ensino. Assim, neste Projeto, buscar-se-á: a) analisar a historicidade do processo de criação e implementação dos cursos de EPT no RS; b) produzir dados estatísticos sobre os cursos ofertados, por região, nível, forma de oferta e dependência administrativa; c) conhecer a historicidade, realidades, demandas e perspectivas do trabalho nas diferentes regiões do Estado; d) compreender o trabalho pedagógico dos professores dos cursos de EPT das escolas do RS; e) produzir referenciais sobre as categorias teóricas “Trabalho e Educação” e “Trabalho Pedagógico”, a partir da oferta de cursos de EPT em escolas públicas gaúchas. Os aspectos metodológicos da pesquisa têm por abordagem a dialética, desenvolvendo-se sob a forma de pesquisa histórica, análise documental, entrevistas e análise dialética dos dados, visando a abranger a totalidade dos contextos dos cursos estudados.