Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Progredir Geoparque Caçapava realiza reunião de alinhamento de ações no território

Os cursos têm previsão de início a partir de julho de 2024.

Na sexta (16), a equipe do Progredir Geoparque Caçapava da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), junto de representantes da Secretaria da Assistência Social e Prefeitura Municipal, do comitê gestor do Caçapava Geoparque Mundial da UNESCO, reuniram-se em Caçapava do Sul para a reunião de alinhamento e planejamento das ações do programa em seu primeiro ano de atividades. Na ocasião, os presentes discutiram a organização do Progredir, os fluxos de trabalho, a formação de equipes, a organização de editais e as questões de infraestrutura. O objetivo do programa será a oferta de cursos de curta duração com prioridade aos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

Reunião reuniu diversos representantes da região para elaboração das melhores estratégias.

Resultado do financiamento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), com execução da UFSM, em parceria com a prefeitura municipal e os dois Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) – Nelsis Coradini do Bairro Floresta e Bairro Sul -, o Progredir Geoparque Caçapava visa o desenvolvimento socioeconômico a partir de atividades associadas à cultura e ao turismo do Geoparque.

O pontapé inicial das atividades do Progredir será o lançamento de três editais: seleção de cuidadores internos e externos à UFSM; seleção de tutores de educação e comunicação; e credenciamento de cursos. Em especial, o edital de cuidadores visa garantir a participação de mulheres que tenham filhos/as entre 0 e 6 anos. Após a seleção e  credenciamento de cursos a serem desenvolvidos, inicia-se a busca ativa por estudantes, com apoio dos dois CRAS envolvidos. São planejados oito cursos, com previsão de início em julho, somando 416h, para o período entre 2024 e 2025, voltados à formação pessoal e profissional da comunidade, com direito a kits didáticos e lanches.

Conforme Angelita Zimmermann, técnica em assuntos educacionais da UFSM, “a participação de todos os envolvidos nessa organização é fundamental neste primeiro momento, especialmente a dos CRAS, visto que os cursos serão desenvolvidos a partir da demanda de inscrições e do vínculo estabelecido entre assistência social e comunidade”. Ainda, de acordo com a técnica, o Progredir acontece com o envolvimento integrado e colaborativo, pois valoriza a prestação de serviço local (por meio da entrega de lanches e kits), os saberes locais (a partir de cursos oferecidos por instrutores externos à UFSM), bem como a popularização do conhecimento (via participação de alunos e professores internos à UFSM).

O Progredir Geoparque Caçapava segue o mesmo modelo do Progredir Geoparque Quarta Colônia e recebeu aval do MDS em janeiro.

Texto: Pedro Souza e Camila Steinhorst, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE

Revisão: Camila Steinhorst, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE