Projeto de Extensão da UFSM é premiado pelo MEC e doutorando das Letras ganha curso de formação profissional de professores no Canadá

O projeto de extensão “Estúdio de Criação: Ensino e prática de linguagens audiovisuais em sala de aula” da TV campus em parceria com o Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, ganhou, no ano passado, o 11º Prêmio Professores do Brasil, categoria Ensino Médio, realizado pelo MEC. Como parte do prêmio, a CAPES em parceria com College and Institutes Canada (CICan) ofereceu um curso de formação profissional em Otawwa, no Canadá, subsidiado pelo próprio CICan, aos candidatos aprovados do Programa. Doutorando em Letras pela UFSM e professor da rede estadual, João Pedro Wizniewsky Amaral, foi um dos contemplados com essa oportunidade.

O participante do projeto João Pedro, com o apoio do Observatório de Direitos Humanos na UFSM, está no Canadá para aprender sobre o sistema de educação canadense e visitará escolas nos níveis de educação infantil, ensinos fundamental, médio e pós-secundário. Durante a semana do curso de aperfeiçoamento profissional, o estudante recebeu o embaixador do Brasil no Canadá, Denis Fontes, além de visitar vários lugares em Ottawa e Montretal a fim de conhecer a cultura canadense. Também participou de uma palestra com o vice-presidente de gestão educacional da província de Ontario. Durante esse período no Canadá, o estudante também irá produzir um mini-documentário para ser exibido na TV Campus.

O Estúdio de Criação foi em 2018 um dos Projetos de Extensão que participaram do Convênio da UFSM com o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) e a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE), que tem por objetivo auxiliar no processo de reinserção social dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa. O Convênio está salvaguardado dentro do Observatório de Direitos Humanos da UFSM, Projeto estratégico da Pró-Reitoria de Extensão. Além de João Pedro, o projeto contou com a participação dos servidores técnico-administrativos da TV Campus Rafael Salles Gonçalves e Thomás Dalcol Townsend.