Ir para o conteúdo Observatório de Direitos Humanos Ir para o menu Observatório de Direitos Humanos Ir para a busca no site Observatório de Direitos Humanos Ir para o rodapé Observatório de Direitos Humanos
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Edição online da Feicoop inicia com debates sobre a pandemia e apresentações culturais



Irmã Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança e da Feicoop

Esperança, resistência e muita cultura. Foi assim que iniciou a primeira edição on-line da Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), na última terça-feira (1º). O tradicional evento que sempre teve a cidade de Santa Maria como sede física, agora, mais do que nunca, expandiu-se pelo continente com milhares de pessoas mobilizadas e discutindo os caminhos da Economia Solidária. O evento é transmitido por diferentes plataformas até o dia 15 de dezembro: Feicoop (https://www.facebook.com/feicoop), Rede Soberania (https://www.youtube.com/redesoberania) e Cáritas Brasileira (https://bit.ly/3pXbhlL).

Apesar das dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, que impediram a realização normal da feira como nos anos anteriores, a irmã Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança e da Feicoop, destacou que não se pode desistir diante de um momento de crise. “Estamos vivendo um momento tão desafiador de toda a humanidade por conta do Covid e também por conta da crise, esse capitalismo selvagem que exclui dos seus direitos o trabalhador e tantas pessoas que não têm nem condições quase de sobrevivência. A Economia Solidária é um novo e grande caminho de futuro que pensa no Planeta Terra, sustentabilidade, vida e ser humano”, disse irmã Lourdes.

A Feicoop começou com a live Esperança, Resistência e Profetismo, que reuniu lideranças da Economia Solidária de todo o Brasil, como o diretor-executivo da Cáritas Brasileira, Carlos Humberto Campos. Em seguida, a Feira tornou-se internacional com o debate América do Sul: Conflitos, desafios e esperança, que contou com representantes de lideranças do campo democrático popular da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile e Colômbia. Houve também evento Vozes da Esperança, que contou com a abertura oficial da Feicoop seguido por apresentações culturais. A cultura, aliás, esteve presente desde o início da atividade quando o arcebispo de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert, declamou uma poesia de um sacerdote espanhol no qual questiona se haverá Natal este ano.

Pró-Reitor de Extensão da UFSM, Prof. Flavi Ferreira Lisboa fala na abertura da Feicoop

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), uma das principais parceiras da Feicoop, esteve representada pelo Pró-Reitor de Extensão, Prof. Flavi Ferreira Lisboa Filho. Ele destacou que esta edição é extremamente desafiadora em função da pandemia. “Esta Feira está belíssima, quando a gente olha essa programação não imagina o quanto de trabalho deu para chegar até aqui. Quantas pessoas que estão participando e acreditam na Economia Solidária com saída para um mundo menos capitalista”, disse Flavi. Projetos de extensão apoiados pelo Observatório de Direitos Humanos/PRE, também participam da Feicoop; como o projeto UFSM Nas Ruas, que realizou o I Seminário Internacional de Políticas Públicas para População em Situação de Rua da UFSM durante a programação da Feira.

O evento segue até dia 15, com inúmeras apresentações culturais de artistas de Santa Maria, com transmissões ao vivo pelo YouTube e Facebook de diversas entidades e veículos de comunicação parceiros da Feira.

A Feicoop é organizada pelo Projeto Esperança/Cooesperança e Banco da Esperança, braços da Arquidiocese de Santa Maria; Cáritas Brasileira e Cáritas Regional Rio Grande do Sul; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) e Prefeitura Municipal de Santa Maria, com apoio de diversas entidades e instituições.


Vaquinha
Para bancar os custos da edição on-line do evento, foi desenvolvida uma vaquinha virtual.
Qualquer pessoa pode colaborar a partir do link: 
https://www.kickante.com.br/campanhas/apoie-feicoop-2020

Mais informações:
Programação completa: http://www.feicoop.com.br
Fanpage: https://www.facebook.com/feicoop
Youtube: https://bit.ly/3o2kckm
E-mail: projeto@esperancacooesperanca.org.br
Telefone: (55) 3219-4599




Texto: SDE – PRE UFSM, com informações da assessoria de imprensa da Feicoop.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-414-1393

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes