Ir para o conteúdo Observatório de Direitos Humanos Ir para o menu Observatório de Direitos Humanos Ir para a busca no site Observatório de Direitos Humanos Ir para o rodapé Observatório de Direitos Humanos
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Casa Verônica e PRAE realizam reunião para alinhar ações de enfrentamento às violências na UFSM

Conversa buscou alinhar e desenvolver novas ações com foco na comuniade estudantil



Na manhã desta terça, 09, a Casa Verônica UFSM, setor vinculado ao Observatório de Direitos Humanos e a Pró-Reitoria de Extensão (PRE), e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) estiveram reunidas para debater estratégias e articular esforços direcionados ao enfrentamento das violências na UFSM. Tendo como eixo principal as questões estudantis, a reunião abordou as ações que vêm sendo adotadas pelos setores institucionais e as propostas para trabalhos conjuntos na temática.

Além da sugestão para o estabelecimento de um fluxo integrado de atendimento às pessoas em situações de violências na Universidade, também foram identificadas algumas lacunas nos processos que acontecem nas instâncias administrativas e alternativas para suas resoluções. Dentre os principais aspectos ressaltados durante a conversa, estiveram a necessidade de escutas especializadas para estudantes e de alinhamento das normas legais para a realização dos acolhimentos acadêmicos.

A reunião é uma iniciativa da Casa Verônica para ampliar os diálogos e as ações na UFSM. No final de 2023, a equipe profissional esteve reunida com a Ouvidoria e com a Vice-Reitora da Instituição debatendo propostas e fluxos de atendimentos para casos de violências no âmbito universitário. Novas reuniões estão previstas para acontecer ao longo de 2024, estabelecendo procedimentos mais acolhedores e seguros na UFSM.

Texto: Wellington Hack, jornalista Casa Verônica UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-414-2783

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes