Casa Verônica UFSM recebe selo de enfrentamento à homofobia do Fórum Municipal da Diversidade LGBTQIAPN+

Reconhecimento demonstra o engajamento institucional no combate às violências e na promoção da diversidade universitária

O Espaço Multiprofissional Casa Verônica UFSM, setor vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e ao Observatório de Direitos Humanos, foi reconhecido, no último domingo, 10, com o selo “Aqui, homofobia não tem lugar”, concedido pelo Fórum Municipal da Diversidade LGBTQIAPN+ de Santa Maria. A entrega da honraria foi realizada em evento público na Rodoviária de Santa Maria, reunindo ativistas do movimento LGBTQIAPN+, autoridades, instituições locais e organizações públicas que atuam na defesa e na promoção dos direitos humanos.

Para o jornalista da Casa Verônica, Wellington Hack, a entrega representa a importância do espaço para a promoção da diversidade e do respeito no âmbito universitário, além de sinalizar o papel da Casa na luta e na proteção da comunidade LGBTQIAPN+. Wellington ainda lembrou que a Casa contribui para a formação de novos profissionais, de diferentes áreas, que atuarão como importantes defensores dos direitos humanos e no combate às violências que a comunidade enfrenta no seu dia a dia.

O selo “Aqui, a homofobia não tem lugar” é um reconhecimento aos espaços que participam ativamente da luta pelo respeito e pelo reconhecimento dos direitos da comunidade LGBTQIAPN+. Além da Casa Verônica, nove instituições e pessoas foram agraciadas com o reconhecimento. A cerimônia também marcou a criação do Fórum Municipal da Diversidade LGBTQIAPN+ de Santa Maria, que passa a atuar formalmente como um espaço de debates e de proposições de novas políticas voltadas à comunidade.