Projeto de extensão auxilia a conscientizar jovens santa-marienses sobre os malefícios do consumo de drogas ilícitas

Coordenado pela professora Kalinca Léia Becker, o projeto de extensão “Prevenção e enfrentamento do consumo de drogas no município de Santa Maria”, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, por meio da análise das informações socioeconômicas relacionadas ao consumo de drogas e álcool, contribuiu com o debate público do enfrentamento desse fenômeno e conscientizou jovens a respeito dos malefícios do consumo de substâncias ilícitas, no ano de 2021.

Com o objetivo de ampliar a relação universidade-sociedade, contribuir para o crescimento humano e intelectual dos participantes da ação e visando efetivar a validade do trabalho realizado em prol do desenvolvimento social e econômico local, o projeto se atenta a coletar informações sobre características socioeconômicas dos jovens que consomem álcool e drogas, bem como o número de mortes decorrentes do uso dessas substâncias. Pautando, assim, a elaboração de políticas e estratégias que reduzem tal consumo.

Além disso, foram coletadas informações sobre o tráfico de drogas no Rio Grande do Sul, principalmente após a legalização da maconha no Uruguai.

Entre umas de suas ações, ocorreu uma oficina de educação popular em economia do consumidor e do crime, que se embasava em um relatório técnico da primeira ação prevista do projeto e a qual possuía o intuito de pautar políticas e iniciativas voltadas para a prevenção do consumo de substâncias ilícitas. Nessa, compareceram 50 pessoas.

Ainda, foram realizadas intervenções em escolas públicas da cidade que visavam a conscientização dos malefícios do uso de drogas aos estudantes que foram prejudicados em função da suspensão das atividades presenciais nos ambientes de ensino. A atividade foi realizada online.

Para o próximo ano, os idealizadores esperam que o projeto possa seguir fazendo a diferença na comunidade externa.