Ir para o conteúdo Observatório de Direitos Humanos Ir para o menu Observatório de Direitos Humanos Ir para a busca no site Observatório de Direitos Humanos Ir para o rodapé Observatório de Direitos Humanos
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto de extensão presta orientação familiar a pais que buscam Assistência Judiciária Gratuita na UFSM



Vinculado ao Observatório de Direitos Humanos, o projeto intitulado “Serviço de Psicologia junto ao Núcleo de Assistência Judiciária da UFSM: uma orientação familiar”, tem como principal objetivo acompanhar pais e mães que realizaram acordos extrajudiciais na Assistência Judiciária, através da participação do Serviço de Psicologia, em relação a questões como a guarda dos filhos, alimentos, convivência familiar durante a pandemia, entre outros.

Coordenado pela professora Dorian Mônica Arpini, o projeto atinge 10 pessoas do público interno e 40 do externo, sendo alvo das ações de extensão pessoas que buscam a Assistência Judiciária Gratuita, subunidade do CCSH, onde são prestados atendimentos gratuitos para indivíduos de baixa renda, com limite máximo de até três salários mínimos. Ele se dedica a atender casos que envolvem o Direito de Família, em situações de separação, guarda de filhos, conflitos conjugais e parentais.

Com a retomada aos atendimentos presenciais durante o mês de Novembro de 2021, novos clientes buscaram a Assistência Judiciária para formalizar questões relacionadas ao Direito de Família. Dessa forma, o Serviço de Psicologia pôde contribuir com algumas questões, dentre elas as reflexões em relação à parentalidade, projeto parental não compartilhado e planejamento familiar.

Ainda, foi desenvolvido um grupo de estudos sobre as temáticas do programa de extensão; um curso de ensino sobre temáticas do programa de extensão; apresentações de trabalhos em eventos e criação de uma página no Instagram para a divulgação das atividades e ações do Serviço de Psicologia.

Informações: Relatório final do projeto

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-414-1687

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes