Ir para o conteúdo Observatório de Direitos Humanos Ir para o menu Observatório de Direitos Humanos Ir para a busca no site Observatório de Direitos Humanos Ir para o rodapé Observatório de Direitos Humanos
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Conheça os projetos aprovados no Edital de apoio às ações da Casa Verônica

Além deles, foram selecionados nove bolsistas para auxílio e atuação junto às ações



Oito projetos foram contemplados no Edital 014/2023 – CV/ODH/PRE de apoio às ações da Casa Verônica. As inscrições foram de 16 de março à 10 de abril e estavam abertas para propostas de realização de ações, coordenadas por servidores/as (docentes e técnicas/os) da UFSM, em apoio a implantação da Política de Igualdade de Gênero e Casa Verônica, junto a comunidade acadêmica da UFSM. No total, foram nove bolsistas selecionados para a atuação nos oito projetos beneficiados pelo edital, sendo eles:

  • Conexões maternas

Coordenação:  Milena Freire de Oliveira-Cruz
Número do projeto: 059876

Unidade: Departamento de Ciências da Comunicação – Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH)
Objetivo: Promover ações de acolhimento das mães no ambiente acadêmico da Universidade Federal de Santa Maria, além de ações comunicativas e educativas de divulgação, sensibilização e conscientização das políticas de gênero, dando visibilidade sobre as condições da maternidade nesse contexto.

  • Terceira edição do projeto Diversidade na Escola: o Projeto de Lei Municipal de Santa Maria-RS 9091/2020 e as práticas de reconhecimento socioespacial e institucional das diferentes identidades de gênero e orientações sexuais 

Coordenação: Benhur Pinos da Costa
Número do projeto: 059956
Unidade: Departamento de Geociências – Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE)
Objetivo: Debater as questões referentes à relação entre ações políticas e o estudo das pluralidades culturais, em especial as diferentes identidades de gênero e de orientações sexuais. Para tal, o trabalho visa estabelecer um grupo de ação de ensino constituído por agentes acadêmicos (coordenador do projeto, bolsista e voluntários universitários), por representantes de movimentos sociais, agentes políticos municipais e professores de escolas da cidade de Santa Maria-RS, assim como demais atores escolares. Têm-se como foco de interesse a formação de sujeitos escolares, principalmente professores e professoras.

  • GIDH - Programa de Extensão em Gênero, Interseccionalidade e Direitos Humano

Coordenação:  Mariana Selister Gomes
Número do projeto: 051096
Unidades: Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais, Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais, Departamento de Ciências Sociais, ODH e OAB – Santa Maria
Objetivo: Debater “assédio sexual no contexto universitário”, através de Rodas de Conversa, Palestras e Lançamento de um livro sobre o tema. O projeto conta com metas voltadas para comunidades específicas da cidade, como, por exemplo, a Comunidade do Terreiro, estudantes de escolas públicas, artistas da cidade e servidores, docentes e discentes da Universidade.

  • Práticas educativas em gênero, vulnerabilidade e cuidados em saúde de populações em contextos de vulnerabilidade em territórios urbano e rural


Coordenação:
Fernanda Beheregaray Cabral
Número do projeto: 056354
Unidade: Departamento de Ciências da Saúde – UFSM/Palmeira das Missões
Objetivo: Promover a Campanha “Maio furta-cor”, que trata da saúde mental materna, com ações educativas e assistenciais para mulheres-mães. O projeto tem como metas específicas: Desenvolver práticas grupais com mulheres e pessoas LGBT+; Realizar palestras em escolas públicas municipais; e Elaborar uma cartilha sobre gênero e linguagem inclusiva.

  • Promoção de justiça de gênero na UFSM - Campus Frederico Westphalen: Uma abordagem institucional para reflexões e práticas individuais e coletivas


Coordenação: Vera Sirlei Martins
Número do projeto: 056992
Unidade: Departamento de Ciências da Comunicação – UFSM/Frederico Westphalen
Objetivo: Divulgar para a comunidade acadêmica da UFSM, campus Frederico Westphalen, os resultados da pesquisa desenvolvida durante o ano de 2022 que mapeou as experiências de gênero de docentes, discentes, TAEs e terceirizados. Além disso, também pretendem-se sensibilizar a comunidade local sobre os direitos das mulheres em espaços públicos e de lazer através de ações como as de realização de eventos para a comunidade acadêmica, com uma painelista convidada e divulgação de resultados da pesquisa e realização de uma campanha, com a criação de cartazes para locais públicos na cidade de Frederico Westphalen, tais como rodoviária, transporte e casa noturnas sobre importunação e assédio sexual contra mulheres.

  • O amor não machuca: Precisamos falar de violência contra mulheres

Coordenação: Débora Ortiz de Leão
Número do projeto: 058709
Unidades: Departamento de Administração Escolar – Centro de Educação (CE) e ODH
Objetivo: O curso tem como objetivo refletir sobre o tema da violência contra a mulher e medidas de apoio e proteção através de encontros e palestras. A  ação será voltada a comunidade acadêmica, demais profissionais da educação e interessados.

  • ESCUTa-me? Psicologia Clínica Social 

Coordenação: Adriane Rubio Roso
Número do projeto: 059467
Unidades: Departamento de Psicologia e Programa de Pós Graduação em Psicologia
Objetivo: Cultivar uma clínica social por meio da criação de espaços de escuta do sujeito, utilizando o aparelho psíquico grupal como um dispositivo potencializador de encontros de inconscientes numa configuração de vínculos e como um dispositivo político.

  • Discutindo gênero: do “azul é de menino” e “rosa é de menina” até o “em briga de marido e mulher se mete a colher sim!”


Coordenação:
Phillip Vilanova Ilha
Número do projeto: 059877
Unidade: Departamento de Metodologia do Ensino – CE
Objetivo: Promover o debate entre a Universidade Federal de Santa Maria, o Instituto Federal Farroupilha e a comunidade escolar de Santa Maria, referente à temática de Gênero, Valorização da Mulher e população LGBTQIAPN+.

Texto por Bianca Guimarães, estagiária de Jornalismo da Casa Verônica.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-414-2368

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes