Ir para o conteúdo Observatório de Direitos Humanos Ir para o menu Observatório de Direitos Humanos Ir para a busca no site Observatório de Direitos Humanos Ir para o rodapé Observatório de Direitos Humanos
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Conheça os projetos aprovados pelo o ODH no Edital de Extensão Prisional



Doze projetos foram contemplados no Edital 015/2023 – ODH/PRE/UFSM/SUSEPE. 

No dia 16 de Março, tornou pública a abertura de inscrições das propostas para realização de ações de extensão coordenadas por servidores/as (docente e técnicas/os) da UFSM que desejavam atuar alinhados ao Convênio da UFSM com a SUSEPE. As atividades tiveram início no dia primeiro de maio. 




  • Horta Prisional: Inclusão social e, segurança alimentar e nutricional.


Coordenação: Adriane Cervi Blumke

Número do projeto: 056582 

Resumo: O projeto visa fomentar a promoção da segurança alimentar e nutricional (SAN) para pessoas privadas de liberdade a partir da (re)estruturação e ampliação da horta existente nos Presídios Estadual de Júlio de Castilhos e de Palmeira das Missões.  


  • Ações de qualificação e fortalecimento da estratégia da Gestão Autônoma da Medicação (GAM) na região da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, RS


Coordenação: Ana Luiza Ferrer 

Número do projeto: 045509

Resumo: Tal Programa tem como objetivo favorecer ações que qualifiquem e fortaleçam a implantação da estratégia da Gestão Autônoma da Medicação (GAM) na região da quarta Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul. Fomentar e fortalecer a troca de experiências em grupos GAM entre usuários dos serviços de saúde a fim apoiar para que eles se tornem moderadores de novos grupos GAM; e acompanhar a implementação e desenvolvimento dos grupos GAM na região da 4ª CRS/RS. 


  • Promoção da Saúde Integrada, Bem-Estar do indivíduo e aprendizado de estatística de uso no Cotidiano


Coordenação: Angela Isabel dos Santos Dullius 

Número do projeto: 059874 

Resumo: O programa propõe a realização de ações de lazer, cultura e bem-estar no cotidiano dos sujeitos privados de liberdade no Sistema Prisional de Santa Maria, bem como, dos familiares e funcionários. Sabe-se que a privação de liberdade, a falta de atividades pedagógicas, de lazer e cultura propiciam o adoecimento mental e prejudicam as ocupações dos sujeitos. Busca-se através de atividades significativas a reconstrução do cotidiano do sujeito, resgatando suas forças, potencialidades e capacidades.


  • Campanhas de Educação: Instalações Elétricas e Uso Eficiente da Energia Elétrica


Coordenação: Dion Lenon Prediger Feil  

Número do projeto: 055690

Resumo: Este projeto tem como proposta e objetivo geral promover palestras sobre instalações elétricas residências e o uso eficiente da energia elétrica, com o tema: “Campanhas de Educação: Instalações Elétricas e Uso Eficiente da Energia Elétrica”. Esse projeto percorrerá escolas, centros comunitários ou eventos locais. Tem como objetivo explanar e ensinar a população sobre a forma adequada de instalações elétricas residenciais, bem como informar e incentivar o uso racional e eficiente da energia elétrica. 


  • Colaboração entre a UFSM e a Penitenciária Estadual de Santa Maria (PESM) na fábrica de sabão ecológico


Coordenação: Fatima Squizani

Número do projeto: 058383

Resumo: O projeto visa a colaboração técnica entre a UFSM e a PESM, na fábrica de sabão a partir de óleo reciclado de frituras. Além de incentivar a coleta seletiva do óleo na comunidade santa mariense, terá ações de capacitação de apenados interessados em participar dos trabalhos na fábrica de sabão da PESM, desenvolvimento de novos produtos como sabonetes e sabonetes líquidos, bem como o controle de qualidade dos produtos fabricados através de testes e análises físico-químicas. O sabão que já está sendo fabricado é usado na própria penitenciária e como meta, se a coleta de óleo usado suprir a demanda mensal na fabricação de sabão em Santa Maria, será feita a distribuição desses produtos de higiene para os demais estabelecimentos prisionais pertencentes à 2ª Região Penitenciária.


  • Educação como direito fundamental ´´OFICINAS PEDAGÓGICAS: Grupo Reflexivo Temático ENTRE AS LINHAS DO FUNK´´


Coordenação: Jane Schumacher

Número do projeto: 053846

Resumo: O projeto objetiva oferecer reforço escolar para adolescentes em medida socioeducativa de semiliberdade no CASEMI de Santa Maria. O mesmo se desenvolverá a partir da intervenção nas disciplinas de maior dificuldade dos adolescentes, proporcionando uma vinculação entre o cumprimento da medida socioeducativa e os estudos. Neste sentido, os adolescentes terão a instituição CASEMI como uma extensão da escola, além disso, terão contato com bolsistas estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, fomentando a conclusão dos estudos e ingresso na universidade.


  • Círculos de cultura: espaço para a promoção da saúde de homens e mulheres privados de liberdade


Coordenação: Jaqueline Arboit

Número do projeto: 057801 

Resumo: Objetivo geral: Desenvolver círculos de cultura para a promoção da saúde de homens e mulheres privados de liberdade, visando espaços de reflexão/discussão acerca de temas que perpassam o seu processo saúde-adoecimento-cuidado. Estimular a autonomia do público-alvo para elaborar estratégias de promoção da saúde, mediante uma metodologia dialógica e participativa, visando a transformação da realidade vivenciada por este público no que se refere ao seu processo saúde-adoecimento-cuidado; Promover a participação ativa, crítica e reflexiva dos discentes participantes da ação de extensão.


  • Hortas Comunitárias em Santa Maria – Segurança alimentar e economia solidária. Ação: Horta Social Integrada na Penitenciária Estadual de Santa Maria – reconstruindo laços com a comunidade


Coordenação: Juarez Felisberto

Número do projeto: 048435

Resumo: Em acordo com a política nacional de segurança alimentar e nutricional (PNSAN)* visando o enfrentamento das situações de déficit alimentar e nutricional, sobretudo dos grupos em situação de maior vulnerabilidade social, o projeto se propõe a ocupar espaço ocioso pertencente à Associação de Moradores Dom Ivo Lorscheiter (Amordil), visando a produção de hortaliças, plantas condimentares e fitoterápicas, como eixo fundamental de uma estratégia de mobilização e organização comunitária de estímulo a alimentação saudável, ações sócio-ambientais e a saúde preventiva (laborterapia).


  • Techvet Junior: Empresa Júnior do curso de Medicina Veterinária


Coordenação: Marcelo da Silva Cecim

Número do projeto: 053105

Resumo: A TechVet Jr. visa a aproximação do acadêmico com o mercado de trabalho através do aprendizado pela prática, com o objetivo principal de formar pessoas com diferencial em gestão, empreendedorismo e maior conhecimento do mercado de trabalho, através da assessoria ao produtor rural. Aprimorar novas competências profissionais principalmente no âmbito do empreendedorismo, trabalho em grupo, gerenciamento, liderança e proatividade, formando pessoas de alta performance; Garantir a sustentabilidade financeira da empresa e aumentar o faturamento; Fortalecer a participação no Movimento Empresa Júnior; Buscar parceria com outras empresas por meio de projetos de extensão e pesquisa; Valorizar alunos e professores da UFSM no mercado de trabalho e no âmbito acadêmico, bem como a referida instituição.


  • Práticas Integrativas e Complementares no Cuidado à Saúde


Coordenação: Marcio Rossato Badke

Número do projeto: 049735

Resumo: Práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) são recursos terapêuticos, de caráter multiprofissional, que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e promoção da saúde. As PICS representam novas possibilidades de oferta de cuidado, partindo-se do pressuposto de olhar para as necessidades individuais de cada usuário. O projeto de extensão que se pretende desenvolver tem por objetivo geral aplicar PICS na comunidade santa-mariense e região, bem como em estudantes e servidores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).


  • PACTO: Programa de Apoio aos Cuidadores da Terapia Ocupacional


Coordenação: Kayla Araujo Ximenes Aguiar Palma

Número do projeto: 048130

Resumo: É um programa de extensão universitária, desenvolvido com o apoio dos profissionais do Serviço de Atenção Domiciliar do Hospital Universitário (SADHUSM), equipe de Saúde do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), docentes, discentes e profissionais das diversas áreas da saúde e assistência social com o intuito de fornecer suporte aos cuidadores formais e informais de sujeitos adultos ou idosos com doenças crônicas que apresentassem um certo grau de dependência. Buscando abranger  a atenção integral à saúde destes cuidadores a partir do desenvolvimento de um espaço que envolva educação em Saúde, além de promoção de uma escuta qualificada, técnicas de relaxamento e expressão corporal além de troca de experiências de cuidado, proporcionando diminuição do estresse e sobrecarga, atenção e apoio referente às demandas e necessidades advindas do processo do cuidado.



  • UNIVERSIDADE E PRISÃO: DIÁLOGOS EDUCATIVOS


Coordenação: Márcia Paixão

Número do projeto: 059440

Resumo: Este Programa é uma continuidade das ações desenvolvidas no Programa anterior ´´A Educação Inspirando Vidas´´, que iniciou em 2019 e foi finalizado em dezembro de 2022. A partir da avaliação com as equipes de estudantes que acompanharam o Programa e da avaliação das mulheres presas, surgiu a proposta de continuidade das ações com novas ênfases.  Promovem o entrelaçamento teórico-prático da educação com a realidade carcerária na perspectiva da construção da transformação social.


Texto: Ashley Nascimento

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-414-2370

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes