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Conheça os projetos aprovados pelo ODH no Edital de Fomento aos Direitos Humanos



Dezoito projetos foram contemplados no Edital 018/2023 – ODH/CODERC/PRE/UFSM. 

No dia 16 de Março, tornou pública a abertura de inscrições das propostas para realização de ações de extensão coordenadas por servidores/as (docente e técnicas/os) da UFSM para o fomento dos Direitos Humanos e trabalhar com grupos em vulnerabilidade social e/ou eixos estratégicos. As atividades tiveram início no dia primeiro de maio. 

 

 

 

  • Esperançando

 

Coordenação: Alice Lameira Farias

Número do projeto: 051208

Resumo: Preocupados com os jovens que, ao completarem 18 anos, precisam sair dos abrigos em que moram, este projeto visa planejar e estruturar uma rede de apoio para estes adolescentes, almejando o preparo para uma vida autônoma, fora das instituições de acolhimento. Pretendendo estabelecer parcerias com instituições que possam auxiliar estes adolescentes na nova etapa de suas vidas, focando no trabalho, moradia, finanças e identidade.

 

 

 

  • UFSM NAS RUAS: MAIS PORTAS, MENOS MUROS PARA CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS E PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

 

Coordenação: Amara Lúcia Holanda Tavares Battistel

Número do projeto: 049361

Resumo:  Este projeto pretende criar um espaço dentro da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM para indivíduos em situação de rua. Uma proposta com foco nas necessidades de pessoas e grupos (adultos, idosos, crianças, adolescentes e famílias) que apresentam fragilidades ou rompimento em suas redes de suporte sociais, a partir da utilização dos recursos – pessoas e/ou serviços – pré-existentes no território.

 

 

  • MUSICALIZAÇÃO DE BEBÊS: DA CLÍNICA À EDUCAÇÃO

 

Coordenação: Aruna Noal Correa

Número do projeto: 051173 

Resumo: O projeto tem como objetivo, investigar as contribuições da musicalização, como estratégia de intervenção em grupo de bebês prematuros e a termo com e sem risco psíquico e/ou ao desenvolvimento, e seus familiares, baseado na perspectiva de Esther Beyer e nos pressupostos da integração sensorial.

 

 

 

  • GRUPO INTERDISCIPLINAR DE CONVIVÊNCIA (GIC): Trânsitos de linguagem, educação em saúde e promoção de processos formativos

 

Coordenação: Celia Helena de Pelegrini Della Méa

Número do projeto: 055715

Resumo:  O GIC é um grupo interdisciplinar de convivência (GIC) entre sujeitos com e sem afasia (comunidade de fala), interessados em compartilhar suas experiências, manifestando as múltiplas semioses envolvidas nas variadas formas de expressão no processo interativo (oral e escrito). Objetivo Geral deste projeto é promover encontros semanais em grupo de convivência entre sujeitos com e sem afasia, de forma a proporcionar acompanhamento interdisciplinar aos sujeitos com afasia e ampliar os conhecimentos sobre a linguagem na formação de profissionais, considerando a diversidade das áreas envolvidas.

 

 

 

  • Programa Mão na mídia: educomunicação e cidadania/ Se liga nas

mídias: educomunicação e Direitos Humanos

 

Coordenação: Cláudia Herte de Moraes

Número do projeto: 053871

Resumo:  A ação está alinhada ao objetivo 4 da Agenda 2030, visando uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade. O objetivo principal é articular ações educomunicativas que desenvolvam o protagonismo juvenil e a cidadania dos estudantes de Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas de Frederico Westphalen e Região. A execução é prevista para cinco anos, tendo em seu cronograma anual, avaliação e controle de sua implantação. 

 

 

 

  • Assessoria a Imigrantes e Refugiados (MIGRAIDH/CSVM) – Fase 2

 

Coordenação: Giuliana Redin

Número do projeto: 053439

Resumo: O Programa de Extensão Assessoria a Imigrantes e Refugiados é o eixo extensionista do Migraidh/UFSM, Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão, Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional, responsável técnico pela Cátedra Sérgio Vieira de Mello UFSM, convênio firmado em 2015 entre a universidade e a Agência das Nações Unidas para Refugiados.Está voltado às ações práticas dirigidas à proteção e promoção de direitos humanos, ao acesso a direitos, ao apoio psicossocial, ao combate à xenofobia, ao desenvolvimento de processos legislativos e políticas públicas e ações de integração local da população migrante de refugiada, estruturalmente vulnerável.

 

 

 

  • EDUCAÇÃO COMO DIREITO FUNDAMENTAL

 

            Coordenação: Jane Schumacher

Número do projeto: 053846

Resumo: O projeto objetiva oferecer reforço escolar para adolescentes em medida socioeducativa de semiliberdade no CASEMI de Santa Maria. O mesmo se desenvolverá a partir da intervenção nas disciplinas de maior dificuldade dos adolescentes, proporcionando uma vinculação entre o cumprimento da medida socioeducativa e os estudos. Neste sentido, os adolescentes terão a instituição CASEMI como uma extensão da escola, além disso, terão contato com bolsistas estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, fomentando a conclusão dos estudos e ingresso na universidade.

 

 

  • Equoterapia – Uma ação interdisciplinar no município de Palmeira das Missões

 

Coordenação: Jaqueline Schneider Lemes

Número do projeto: 059687

Resumo: O projeto visa desenvolver atividades equoterápicas em parceria com a APAE de Palmeira das Missões. Objetiva-se proporcionar a interação dos estudantes com os cavalos terapeutas; Promover o desenvolvimento das capacidades nas áreas educativas e biopsicossocial, dos estudantes e da equipe multiprofissional; Fortalecer os laços entre a equipe para a manutenção e continuidade do projeto no futuro.

 

 

 

  • Juventudes, Vulnerabilidades, Desigualdade e Diferença: Tecendo caminhos

 

Coordenação: Késia Maria Maximiano de Melo

Número do projeto: 058822 

Resumo: Este projeto tem como objetivo articular nos níveis do ensino, pesquisa e extensão, de maneira interdisciplinar e interprofissional, ações de fomento à cidadania, com sujeitos, grupos e populações com o objetivo de trabalhar questões decorrentes das desigualdades sociais produzidas pela diferença (raça, classe, gênero, sexualidade e geração). 

 

 

 

  • Fórum de enfrentamento à violência por parceiro íntimo contra as mulheres do Município de Santa Maria: promoção da cultura de paz e superação da violência

 

Coordenação: Laura Ferreira Cortes

Número do projeto: 051335 

Resumo: Objeto da ação extensionista: a formação de um Fórum permanente de enfrentamento à violência por parceiro íntimo contra as mulheres no município de Santa Maria. Objetivos: criar um Fórum permanente de discussão e articulação acerca da temática da violência por parceiro íntimo, com vistas à formação de uma rede de atenção às mulheres em situação de violência por parceiro íntimo, promoção de uma cultura de paz e superação da violência em Santa Maria-RS.

 

 

 

  • Consulta em Puericultura: Contribuições para a saúde, serviço e formação

 

Coordenação: Leonardo Bigolin Jantsch

Número do projeto: 050696

Resumo: A presente proposta extensionista, de caráter prestação de serviço, tem por objetivo: Realizar consulta de enfermagem na puericultura em uma Estratégia de Saúde da Família. As consultas serão baseadas pela consulta de enfermagem e as orientações/práticas estabelecidas no caderno nº 33 da Atenção Básica à Saúde, realizadas de forma sistematizada e organizada em uma Estratégia de Saúde da Família do município de Palmeira das Missões/RS. 

 

 

 

  • Dispositivos de circulação da palavra com crianças, adolescentes e jovens

 

Coordenação: Marcele Pereira da rosa Zucolotto

Número do projeto: 059381

Resumo: A Rede de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento na Infância, Adolescência e Juventude (REDIJUV), iniciada em 2018, reúne estudantes, professores e profissionais que desenvolvem projetos de ensino e pesquisa com foco no desenvolvimento durante a infância, a adolescência e a juventude, abrangendo tanto os processos socioemocionais do desenvolvimento quanto às intervenções direcionadas a crianças, adolescentes, jovens e famílias. Com o objetivo de criar dispositivos clínicos para circulação da palavra com crianças, adolescentes e jovens em diferentes contextos, tais como escola, comunidade, rede de atenção à saúde e instituições de proteção e socioeducativas, em uma perspectiva de proteção integral para promoção do desenvolvimento saudável. 

 

 

 

  • Oficinas de Teatro e Dança para pessoas com e sem deficiência

 

Coordenação: Marcia Berselli

Número do projeto: 059880

Resumo: O projeto de extensão propõe o desenvolvimento de oficinas de teatro para grupo híbrido, formado por pessoas com e sem deficiência, com e sem experiência prévia no campo das Artes Cênicas, com e sem interesse na profissionalização na área. O incentivo a ações artísticas com público diverso, especialmente nos atravessamentos entre Teatro e Dança, é o maior objetivo do projeto.

 

 

 

  • Olimpíadas Santa Mariense de Eletrônica e Robótica (OSMER)

  

Coordenação: Natanael Rodrigues Gomes

Número do projeto: 057639

Resumo: A Olimpíada Santa Mariense de Eletrônica e Robótica (OSMER) promoverá provas para estudantes com a intenção de fomentar e incentivar estudos nas áreas de robótica e eletrônica. O público-alvo são alunos do terceiro ao nono ano do ensino fundamental de escolas públicas e/ou particulares da região de Santa Maria. Espera-se que essa discussão aproxime as escolas e seus alunos da Universidade, possibilitando uma participação da Engenharia, principalmente, em assuntos relacionados à tecnologia tratados no ensino fundamental.

 

 

 

  • VIVA CRIANÇA: AÇÕES COLABORATIVAS EM REDE VOLTADAS A CRONICIDADE E DEFICIÊNCIA NA INFÂNCIA

 

Coordenação: Neila Santini de Souza

Número do projeto: 057682

Resumo: O Programa de extensão tem como objetivo promover ações colaborativas em rede para crianças, famílias e comunidade, visando a inclusão social, monitoramento e prevenção de complicações das comorbidades na infância. Como objetivos pretende-se realizar ações com foco na saúde infantil, no acompanhamento de crianças com doenças crônicas e na mediação da inclusão social de crianças com deficiência, entre outras ações. 

 

 

 

  • Projeto Autonomia: Educação Financeira para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social

 

            Coordenação: Reisoli Bender Filho

Número do projeto: 059382

Resumo: O objetivo do projeto extensionista Autonomia é apresentar novas perspectivas para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, atendidas por serviços de acolhimento, a partir do acesso a educação financeira, contribuindo, desse modo, com a democratização do tema para essa parcela da população, e fomentando os avanços relacionados à melhora da qualidade vida dos brasileiros e brasileiras. Para isso, o projeto se propõe a dialogar com instituições responsáveis por cuidar de crianças em situação de vulnerabilidade, e com essa interlocução, então, garantir sua inserção para promover a educação financeira a estes jovens.

 

 

 

  • Biodiversidade e Cultura no Ensino e na Extensão

 

            Coordenação: Renato Aquino Záchia

Número do projeto: 055696

Resumo: O programa de extensão em educação ambiental BIODIVERSIDADE E CULTURA NO ENSINO E EXTENSÃO pretende desenvolver uma série de ações, mantendo o foco em biodiversidade, como já era praticado no JARDIM BOTÂNICO DA UFSM, em programa anterior, pretendendo ampliar a proposta ainda dentro do universo do ensino não formal, através de uma diversidade de ações que vão desde atividades presenciais até atividades remotas, pretendendo, no decorrer do processo, desenvolver ações transdisciplinares, estruturadas em diferentes abordagens adaptadas às diversas linguagens e heranças culturais.

 

 

 

  • Brincando e aprendendo com os direitos da criança e do adolescente – Fase II

 

Coordenação: Rosane Janczura

Número do projeto: 057687

Resumo: Ação educativa com objetivo geral difundir conhecimentos relativos aos direitos da criança e do adolescente que se encontram em atendimento nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários em instituições cadastradas no Programa MESA BRASIL/SESC-SM. Objetivos específicos – ampliar o conhecimento do ECA; estimular desenvolvimento de consciência crítica em relação aos direitos humanos; fortalecer os vínculos familiares e comunitários; proporcionar aos estudantes vivências de extensão; articular outras ações de interesse comum entre núcleo de pesquisa, SESC e entidades.

 

Texto: Ashley Nascimento

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