Ir para o conteúdo Observatório de Direitos Humanos Ir para o menu Observatório de Direitos Humanos Ir para a busca no site Observatório de Direitos Humanos Ir para o rodapé Observatório de Direitos Humanos
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Casa Verônica realiza capacitação de acolhimento humanizado para profissionais do HUSM

A expectativa é que as capacitações sejam retomadas em 2024



Durante os meses de outubro e de novembro, a equipe da Casa Verônica UFSM realizou, junto ao Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), a capacitação continuada para os profissionais que atuam no HUSM.

A ação, realizada em parceria com a equipe gestora do Hospital, foi um espaço para a construção coletiva de saberes sobre as temáticas trabalhadas pela Casa Verônica, dentre elas às pautas de gênero, sexualidade e violências de gênero; além das questões de assédio no contexto do HUSM e a legislação sobre a comunidade LGBTQIAPN+ e mulheres. 

A capacitação foi conduzida pela psicóloga Fernanda Alves e pela advogada Elizandra Tatsch, profissionais que atuam na Casa Verônica e que dispõem de trajetórias nas questões abordadas na formação. No último encontro de 2023, a formação contou com a participação da enfermeira e professora da UFSM, Laura Cortes.

A advogada da Casa, Elizandra Tatsch, explica que o intuito das formações é informar e capacitar os profissionais da saúde sobre questões de gênero, sexualidade, assédio e consentimento. “Percebemos uma preocupação muito grande com a discriminação e com a postura dos profissionais no atendimento e no acolhimento de pessoas de grupos mais vulneráveis – tais como as mulheres e a população LGBTQIAPN+” afirma Elizandra. 

De acordo com a enfermeira e integrante da Unidade de Desenvolvimento de Pessoal do HUSM, Lucinéia Penteado, a proposta é seguir com a capacitação no próximo ano, ampliando os saberes dos profissionais que atuam no Hospital com relação às temáticas exploradas pela Casa Verônica e tornando o local mais acolhedor e plural.

Texto: Wellington Hack, jornalista Casa Verônica UFSM e Bianca Guimarães, estagiária de Jornalismo Casa Verônica UFSM

Edição: Wellington Hack, jornalista Casa Verônica UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-414-2768

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes