A tarde da última quinta-feira (20) foi especial: a celebração do Dia da Consciência Negra contou com a solenidade de premiação do 4º Concurso Literário Antirracista. Com o tema “Vozes plurais: literatura como ato de resistência”, o 4º Concurso Literário premiou as categorias “Discentes da Rede Pública Municipal e Estadual”, “Servidores da Rede Pública Municipal e Estadual” e “Acadêmicos e técnicos(as) administrativos(as) da UFSM”. O evento promoveu a premiação através de Sarau Literário realizado na Praça Saldanha Marinho junto ao Tributo à Zumbi, que contou também com a realização de diversas atividades, entre elas a Feira Preta – uma feira que exalta o trabalho realizado na periferia.

De acordo com Angela Souza, coordenadora do NEABI da UFSM, “a Consciência Negra não deve ser lembrada só no dia 20, é um trabalho do ano todo. Precisamos lutar pela aplicabilidade das leis e pela vontade política, pois se a cidade tem o selo antirracista é preciso validar esse título”. Angela ainda destacou que a data é um dia de reflexão e reconhecimento de todos e todas que vieram antes e que fizeram com que uma mulher preta pudesse estar na praça falando em um microfone.

Sarau Literário e o Concurso Literário Antirracista do NEABI-UFSM
O Sarau Literário e o Concurso Literário Antirracista do NEABI-UFSM é promovido desde 2022 para estimular a leitura, a produção e a difusão de textos literários, para ampliar afirmativamente a construção de relações democráticas e equitativas. O evento fomenta a escrita que estimula práticas de descolonização do conhecimento, a análise crítica da sociedade e reflexões sobre possíveis estratégias para a inclusão qualificada das populações negras, sobre as relações étnico-raciais, lutas e conquistas.
A organização é do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI – UFSM), do Observatório De Direitos Humanos (ODH), Pró-Reitoria de Extensão (PRE), do Movimento Negro Unificado (MNU), do Levante Popular da Juventude (LPJ) e do Coletivo de Mulheres Negras Carolinas.

Comissão Avaliadora Excepcional
O Concurso Literário Antirracistaé composto por uma comissão avaliadora excepcional. São pessoas que vivenciam as ações afirmativas, o movimento antirracista e promovem, por meio de suas vozes, pesquisas, atividades e existências nobres e essenciais, a construção de uma sociedade com mais equidade, justiça e representatividade negra.
Durante a premiação, a comissão organizadora foi representada por Jacilene Aguiar, que é pedagoga e mestra em História Social pelo Programa de Pós-graduação da UFRGS, graduada em Licenciatura Plena pela Universidade do Estado do Pará e Professora da Rede Municipal de Santa Maria, e Beatriz Pontes, pedagoga, educadora especial, mestra em Educação e doutoranda em Ciências Sociais pela UFSM e Professora da Rede Municipal de Santa Maria.

Abaixo, confira a lista dos vencedores e a sessão de fotos.
Vencedores do 4º Concurso Literário do NEABI-UFSM
POEMA:
1º Nicéia Lopes
2º Yasmin Moraes Vargas
3º Celestino Vaz Tomás Jone Joanguete
CONTO:
1º Roberto Silva da Silva
2º Ynae Pereira Barbosa
3º Júnior Rafael
CRÔNICA:
1º Tiago Rosa
2º Miguel Luiz
3º Ana Luísa da Silva Chagas






















