O Projeto Inspira, iniciativa de extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com a Polícia Federal (PF) e a Superintendência de Serviços Penitenciários (SUSEPE) concluiu com êxito suas três ações previstas para 2025, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento dos vínculos familiares entre mulheres encarceradas no Presídio Regional de Santa Maria e seus filhos e filhas. O projeto desenvolve atividades que promovem espaços de convivência afetiva e interação, com participação formativa de estudantes de cursos da UFSM.
As ações do ano ocorreram em agosto e novembro, na sede da Polícia Federal, reunindo mães e crianças em momentos de aproximação, brincadeiras orientadas e vivências que reforçam a importância da presença materna na vida das crianças. A culminância de 2025 aconteceu no dia 5 de dezembro, no Presídio Regional de Santa Maria, em uma tarde marcada pela emoção e pela construção de memórias afetivas. Cerca de 30 crianças, entre 2 e 14 anos, participaram de atividades lúdicas ao lado de suas mães, preenchendo o espaço com alegria, reencontros e demonstrações de carinho, elementos fundamentais para preservar laços familiares muitas vezes fragilizados pela privação de liberdade.
O Projeto Inspira conta com apoio e participação do Grupo de Pesquisa TRAVESSIAS: Cotidiano, Infância e Docência, vinculada ao Centro de Educação da UFSM que desenvolve pesquisas e ações voltadas às infâncias, aos cotidianos e à docência, com atenção especial às experiências de crianças em situação de vulnerabilidade e às diferentes travessias que atravessam suas vidas liderado pela Prof. Dr. Graziela Escandiel de Lima. A edição de dezembro contou também com a participação de Jéssica Righi, mestranda em Educação, que integrou a equipe da ação, Crislaine Vargos Basso e Carolina Fontana Doutorandas em Educação.
Com iniciativas como o Inspira, o Observatório de Direitos Humanos da UFSM reforça seu compromisso em apoiar projetos que fortalecem vínculos, valorizam trajetórias e aproximam a universidade das necessidades reais da comunidade.