Ir para o conteúdo Observatório de Direitos Humanos Ir para o menu Observatório de Direitos Humanos Ir para a busca no site Observatório de Direitos Humanos Ir para o rodapé Observatório de Direitos Humanos
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

ODH dialoga com a Receita Federal sobre proposta de Cidadania Fiscal no Currículo Escolar



Na segunda-feira, dia 26, o Observatório de Direitos Humanos realizou uma reunião com a Receita Federal de Santa Maria para dialogar sobre a proposta de Cidadania Fiscal no Currículo Escolar. O encontro contou com a presença da assistente técnica administrativa da Receita Federal, Paola Cristine Cogo Pochman, da coordenadora do ODH, Jane Schumacher, da pedagoga TAE, Jovaneli Lara Xavier Siqueira da Rosa, e bolsistas do Observatório. Durante a reunião, foi destacada a atuação da Receita Federal em ações educativas e sua experiência em parcerias com universidades, especialmente por meio de projetos de extensão. Nesse contexto, a extensão universitária aparece como um espaço estratégico para a formação de estudantes, em especial de cursos de licenciatura, que podem atuar como agentes multiplicadores da educação fiscal junto às escolas.

Durante a reunião, foi destacada a atuação da Receita Federal em ações educativas e sua experiência em parcerias com universidades, especialmente por meio de projetos de extensão. Nesse contexto, a extensão universitária aparece como um espaço estratégico para a formação de estudantes, em especial de cursos de licenciatura, que podem atuar como agentes multiplicadores da educação fiscal junto às escolas. A inserção da Cidadania Fiscal no currículo escolar não prevê a criação de uma disciplina específica, mas o trabalho do tema de forma transversal e interdisciplinar, em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com áreas como História, Geografia, Artes e Educação Financeira. A iniciativa busca estimular a reflexão crítica sobre direitos sociais, políticas públicas e responsabilidade coletiva, valorizando o protagonismo dos estudantes.

Entre as estratégias apresentadas está o uso de material paradidático desenvolvido pela Receita Federal, voltado ao apoio pedagógico dos professores da educação básica. O livro Os Guardiões da Liga Cidadã e a Casa do Tesouro utiliza uma narrativa lúdica, com personagens e situações do cotidiano, para abordar temas relacionados à cidadania fiscal. Além da história, o material propõe atividades e exemplos práticos que auxiliam os docentes a trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma acessível, participativa e integrada ao currículo, especialmente com turmas da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

O diálogo estabelecido na reunião reforça a importância da articulação entre as instituições, apontando possibilidades de construção conjunta de ações educativas e extensionistas, a partir de acordos de cooperação técnica, incluindo a discussão e planejamento de projetos a serem desenvolvidos com o ODH. Assim, reafirmando o compromisso com a promoção dos direitos humanos e da cidadania, reconhecendo a educação como eixo fundamental para o fortalecimento da participação social.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-414-4163

Publicações Recentes