Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

HeForShe

O Movimento ElesPorElas (HeForShe)

Criado pela ONU Mulheres, a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, o movimento ElesPorElas (HeForShe) é um esforço global para envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial, e ajudar homens e mulheres a modelarem juntos uma nova sociedade.

Por meio de parcerias com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, universidades, empresas e sociedade civil, a ONU Mulheres atua com o propósito de desenvolver ações que garantam engajamento de todos na causa das mulheres, principalmente por entender que é um problema da sociedade como um todo, e não apenas responsabilidade das mulheres atuarem pela mudança da lógica de opressão. O alcance da igualdade de gênero requer uma abordagem inclusiva, que reconheça o papel fundamental de homens e meninos como parceiros dos direitos das mulheres e detentores de necessidades próprias baseadas na obtenção deste equilíbrio. O movimento ElesPorElas (HeForShe) convoca homens e meninos como parceiros igualitários na elaboração e implementação de uma visão comum da igualdade de gênero que beneficiará toda a humanidade.

Objetivo – O movimento ElesPorElas (HeForShe) tem como objetivo engajar homens e meninos para novas relações de gênero sem atitudes e comportamentos machistas. Para a ONU Mulheres, a voz dos homens é poderosa para difundir para o mundo inteiro que a igualdade para todas as mulheres e meninas é uma causa de toda a humanidade.

Nesse sentido, ElesPorElas quer ampliar o diálogo sobre os direitos das mulheres e acelerar os progressos para alcançar a igualdade de gênero. Isto será obtido através de uma reformulação da igualdade de gênero, fazendo que esta deixe de ser uma questão das mulheres para se tornar uma questão que exige a participação de homens e mulheres, beneficiando toda a sociedade nos âmbitos social, político e econômico.

A UFSM no HeForShe

O Comitê Gaúcho Impulsionador do Movimento #ElesPorElas realizou no dia 8 de maio de 2017, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, a primeira reunião organizativa do grupo de apoiadores da campanha. Para representar a UFSM nesse comitê, esteve presente na reunião o pró-reitor adjunto de Extensão, professor Ascísio dos Reis Pereira.

Participaram do encontro representantes de instituições de ensino como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e o Instituto Federal Farroupilha (IFF). Por enquanto, 10 universidades fazem parte do comitê. Além destes, participaram, também, veículos de comunicação, boa parte da rede de escolas públicas e privadas do estado, músicos da banda Nenhum de Nós, representantes do Governo do Estado, empresas públicas e privadas, entre outros apoiadores. Na ocasião, a coordenadora nacional do movimento, Amanda Talamonte, da ONU Mulheres, apresentou a campanha e orientou os presentes, expondo elementos e exemplos de práticas que corporações apoiadoras do movimento podem realizar para promover a igualdade de gênero.

Os representantes da UFSM no Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento Eles por Elas – He for She, são o professor Ascísio dos Reis Pereira e o professor Lutiere Dalla Valle, conforme portaria N. 86.873, de 23 de novembro de 2017.N. 86.873, de 23 de novembro de 2017.