O Migraidh, Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), iniciou suas atividades no ano de 2013, junto ao Curso de Direito, com registro no CNPq.
Desde seu nascimento, o Migraidh conta com a participação de professores pesquisadores e estudantes dos Cursos de Graduação em Direito, Relações Internacionais, Ciências Sociais e Mestrado em Direito da UFSM. Não obstante, o Migraidh constitui-se em um espaço de diálogo aberto à participação de qualquer interessado na temática da migração e direitos humanos.
A partir de 2015, o Migraidh é responsável pela Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFSM, que representa uma parceria da universidade com a Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR) para a promoção e difusão do Direito Internacional dos Refugiados.
O MIGRAIDH também presta assessoria a migrantes e refugiados em Santa Maria e na região, especialmente para associações de migrantes. Oferta rodas de conversas para a assessibilidade linguística, promovem eventos para difusão cultural, combate à xenofobia, discussões técnicas sobe o tema das migrações, atuam na promoção de direitos humanos de migrantes e refugiados em várias agendas que envolve essa população vulnerável, além de provocar os poderes públicos para a elaboração de políticas públicas locais.
Todas essas práticas são desenvolvidas a partir do Programa de Extensão Assessoria Jurídica a Imigrantes e Refugiados, projeto SIE 039561, que integra o MIGRAIDH. Na pesquisa, o grupo conta com cinco linhas, uma vinculada ao Direito, uma à Psicologia, duas às Ciências Sociais, uma à Comunicação, envolvendo professores dessas áreas, estudantes de iniciação científica e pós-graduação, além dessas áreas, participam estudantes também dos cursos de relações internacionais, letras, serviço social, saúde coletiva. O Migraidh conta com financiamento CNPq e FAPERGS (vide registro no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/e