Avaliação Vocacional será uma das atrações do Descubra UFSM

Os visitantes do Descubra UFSM que cursam o terceiro ano do Ensino Médio têm um motivo a mais para visitar a sexta edição do evento. Eles poderão participar da Avaliação Vocacional, a fim de compreenderem melhor seus talentos, gostos e aptidões profissionais. A avaliação é coordenada pelo professor Silvio José Lemos Vasconcellos, do curso de Psicologia da UFSM.

A testagem é feita com base na aplicação da Escala de Aconselhamento Profissional (EAP), e busca auxiliar na escolha de uma carreira. Para participar, serão entregues senhas, meia hora antes da avaliação, aos interessados que comprovarem estar cursando o terceiro ano.

O Descubra UFSM ocorrerá de 26 a 28 de setembro no Centro de Eventos, e é aberto ao público, com entrada gratuita. O evento tem por objetivo central divulgar aos visitantes os cursos e iniciativas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, nos moldes de uma feira das profissões. O Descubra contará com espaços interativos e de convivência, como praça de alimentação, food trucks e mostras de teatro, música, artes plásticas, tecnologia e dança.

Os visitantes poderão tirar dúvidas sobre os cursos ofertados pela UFSM e pelas instituições parceiras, dialogando com alunos, docentes e servidores técnico-administrativos. Assim, poderão conhecer melhor as disciplinas que compõem os currículos dos cursos e as oportunidades de estágio, pós-graduação, empreendedorismo e mercado de trabalho em cada área.

Os responsáveis pelas excursões de escolas podem fazer a inscrição até 20 de setembro em www.ufsm.br/prograd, a fim de serem recepcionados por alunos-guia. A programação completa do evento encontra-se em www.ufsm.br/descubra.