UFSM promove curso de atualização sobre estresse e trauma na pandemia

Curso é aberto a profissionais e estudantes das áreas de psicologia e de psiquiatria

A Universidade Federal de Santa Maria divulga o curso de atualização “Abordagem clínica das crises psíquicas: Estresse e trauma na pandemia“. O curso tem como público-alvo psiquiatras e psicólogos, formados ou em formação, com ou sem vínculo com a UFSM.

O curso será ministrado de 13 de setembro a 17 de outubro, de forma remota, por meio da plataforma Google Classroom. A metodologia envolve o uso de videoaulas gravadas, que podem ser acessadas de acordo com a disponibilidade de tempo do aluno. Também haverá interação com os professores, por meio de fórum de discussão e de mensagens diretas.

Entre os temas abordados, estão: primeiros cuidados psicológicos, estresse em estudantes universitários, esgotamento em profissionais da saúde, trauma e resiliência. Também serão discutidos o diagnóstico diferencial e os instrumentos de avaliação, bem como abordagens iniciais não farmacológicas, prevenção do suicídio e tratamento farmacológico.

As inscrições seguem até o dia 10 de setembro e devem ser realizadas na página de concursos.

A realização é da UFSM, por meio da Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd/Prograd), do Departamento de Neuropsiquiatria e do Projeto COVIDPsiq. O curso tem o apoio do Hospital Universitário (HUSM), da Gerência de Ensino e Pesquisa do HUSM (GEP/HUSM) e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Outras informações podem ser obtidas na Ementa do curso e pelo email covid19psiqufsm@gmail.com.