Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM conta com centro de pesquisa em terapia hiperbárica veterinária



Hospital Veterinário (HVU) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) passou a contar em junho com a primeira câmara hiperbárica da HVM para tratamento de animais instalada na região sul do Brasil. O equipamento foi cedido pela HVM Brasil, única distribuidora e operadora dessa máquina específica para uso veterinário no mundo. Com o uso do equipamento, e credenciamento da Associação Hiperbárica Veterinária (VHA), Santa Maria terá um centro de referência em pesquisa, ensino e extensão em terapia hiperbárica.

O executivo da HVM Brasil, Jean Robert Malek, destaca que a terapia hiperbárica possui diversos usos em medicina veterinária, dentre eles tratamento de lesões, doenças e preparação pré-cirúrgica dos animais, aumentando a chance de sobrevivência à operação. Malek, que esteve na UFSM no ano passado, acompanhou a instalação da máquina juntamente com os professores Daniel Curvello de Mendonça Muller e Maurício Veloso Brun, do Departamento de Clínica de Pequenos Animais, do Centro de Ciências Rurais da UFSM (CCR).

Câmara hiperbárica instalada no Hospital Veterinário Universitário

A câmara hiperbárica é utilizada para terapia com oxigênio puro em alta pressão. Para entendermos: o ar que respiramos normalmente, ao nível do mar, conta com 21% de oxigênio. A câmara, no entanto, permite que o paciente respire ar com 100% de oxigênio, o que pode trazer vantagens no tratamento. O professor Daniel destaca que o tratamento da terapia hiperbárica trará benefícios tanto na visibilidade das pesquisas, quanto na possibilidade de tratamento dos animais, além de todo o aprendizado pelos alunos.

Ele explica que a utilização desse tipo de equipamento começou na Marinha, quando mergulhadores voltavam para a superfície, e formam bolhas de ar dentro da corrente sanguínea. “A alta pressão de oxigênio comprimia essas bolhas, e elas eram eliminadas. Essa câmera  permite tratar o paciente, no nosso caso os pequeno animais, com oxigênio em alto pressão. A câmera é super segura, com várias válvulas sensores, permitindo a realização desse tipo de tratamento”, explica. 

O serviço será oferecido após adaptações na sala onde a máquina foi instalada. O tratamento será utilizado apenas com indicações médicas, após todo o processo de consultas, exames e análise de cada caso. “É um novo serviço que estamos criando na universidade. O atendimento dos pacientes será via HVU/UFSM, e os médicos veterinários encaminharão aqueles casos que eles acreditam que tenham indicação. Essa parceria com a HVM é excelente e vai nos permitir  utilizar esse equipamento para ensino, pesquisa e extensão, tal como é o tripé da universidade”, destaca o professor Maurício. 

Parceria UFSM e HVM 

Em 2019, o professor Maurício participou de um congresso veterinário em São Paulo, quando teve oportunidade de conhecer o executivo da HVM. Jean Malek conta que lhe chamou a atenção o nível de competência do professor na área de medicina hiperbárica. Este fato, aliado à UFSM ser referência na área da medicina veterinária no país, levou a empresa a decidir formalizar uma cooperação efetiva com a Universidade. Desde o ano passado, os professores mantiveram o contato com a HVM e, com o apoio da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFSM (Agittec), conseguiram realizar os trâmites contratuais para efetivar o convênio entre a empresa e a universidade.

“A Agittec foi essencial para a realização dessa parceria. Estamos muito satisfeitos com o trabalho deles”, ressalta o executivo da HVM. O professor Daniel também destaca a importância do trabalho realizado pela Agittec. “Todo esse processo ocorreu de forma tranquila, tivemos  todo o empenho da Coordenadoria de Transferência de Tecnologia para realizar o processo contratual. Por vezes falta no meio acadêmico, o entendimento da importância da Agittec na UFSM”, enfatiza o professor do CCR.

 O contrato de parceria assinado pela UFSM e HVM, prevê o uso do equipamento durante 60 meses, contados a partir da sua instalação, e pode ser renovado. Em contrapartida, a UFSM vai trabalhar no  desenvolvimento de pesquisas na área da medicina veterinária, e aplicabilidade da terapia hiperbárica. “Estamos confiantes que este centro de pesquisa vai produzir grandes resultados e contribuirá para o desenvolvimento da oxigenoterapia hiperbárica na medicina veterinária”, enfatiza o executivo da HVM. Os professores Daniel e Maurício receberam  treinamentos online e presencial da empresa para a utilização da máquina e poderão capacitar outras pessoas para manusear o equipamento.

A UFSM é a única universidade brasileira que tem esse equipamento, específico para terapia hiperbárica. “A ideia é que a nossa universidade se transforme em referência mundial nesse tipo tratamento e no uso dessa tecnologia”, ressalta o professor Maurício Brun, que já tem uma patente concedida na Espanha e licenciada por uma empresa gaúcha. 

Sobre a HVM 

A HVM é líder mundial em câmaras hiperbáricas para uso na medicina veterinária. Com mais de 100 mil tratamentos realizados e mais de 80 câmaras colocadas nos Estados Unidos (EUA) Reino Unido, Portugal, Nova Zelândia, Canadá, Singapura, Austrália e agora Brasil. Isto inclui as seguintes escolas de Medicina Veterinária. A primeira câmara HVM no Brasil foi inaugurada em 2019 em São Paulo capital. “Hoje, temos parcerias com 3 universidades importante nos EUA, a Universidade da Flórida (UF), Universidade Estadual de Louisiana (LSU), e a Universidade de Auburn”, explica o executivo da HVM, Jean Robert Malek.  

Acesse o site da Agittec e saiba mais sobre a interação entre UFSM e empresa.  

Texto: Luana Giazzon, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec)
Edição: João Ricardo Gazzaneo
Fotos: Guilherme Rech Cassanego

*Notícia corrigida no dia 24 de junho às 10h50. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-1814

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes