Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

PRPGP e Proinova publicam editais para concessão de bolsas de iniciação científica e tecnológica

As pró-reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) e de Inovação e Empreendedorismo (Proinova) informam aos docentes da UFSM que foram publicados quatro editais internos para concessão de bolsas de iniciação científica e iniciação tecnológica. A vigência de todos esses editais será de 1º de setembro de 2023 até 31 de agosto de 2024. O período para solicitação de bolsas iniciou-se nesta segunda-feira (8) e termina em 22 de maio deste ano, via Portal Docente. Os editais em questão podem ser conferidos abaixo:

IC Unificado – Para concessão de cotas de bolsas por dois Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica – o Pibic, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e o Probic, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Mais informações no edital Nº 014/2023.

Pibic AF – Para cotas de bolsas do Pibic Ações Afirmativas. A partir deste ano, as bolsas desse programa somente poderão ser concedidas para alunos que ingressaram no ensino superior pelas seguintes cotas: L2, L6, L9, L10, L13 e L14. Mais informações no edital Nº 015/2023.

Pibic EM – Para cotas de bolsa do Pibic Ensino Médio. A partir deste ano, os editais de seleção desse programa terão uma etapa de divulgação nas escolas de ensino médio da região. Mais informações no edital Nº 016/2023.

ITI Unificado – Para cotas de bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), do CNPq, e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação (Probiti), da Fapergs. Mais informações no edital Nº 017/2023.

A grande novidade em 2023 diz respeito à etapa de seleção dos bolsistas por parte dos orientadores contemplados com bolsa, a qual prevê a divulgação dos editais dos docentes por meio de um link a ser publicado na página da PRPGP, facilitando o acesso das oportunidades de bolsas pelos alunos.

Os editais do Fundo de Incentivo à Inovação Tecnológica (FIT) e de bolsas de iniciação à inovação tecnológica (BIT) – FIT/BIT, FIT/BIT Jr. e FIT Empreendedor – com cotas de bolsas em vigor terão em breve a publicação de um termo aditivo que vai prever a prorrogação de vigência das bolsas até dezembro de 2023, mediante o envio de um plano de trabalho complementar para o bolsista. Essa ação visa à transição do FIT – atualmente sob a responsabilidade da PRPGP – para a alçada da Proinova, com a publicação de novos modelos de editais em 2024.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (55) 3220-8082 e (55) 3220-9453, ou pelo e-mail cic.prpgp@ufsm.br, com o Núcleo de Gerência de Iniciação Cientifica, órgão vinculado à Coordenadoria de Pesquisa da PRPGP.

Fonte: UFSM