Ir para o conteúdo Acesso à Informação Ir para o menu Acesso à Informação Ir para a busca no site Acesso à Informação Ir para o rodapé Acesso à Informação
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Carta de Serviços UFSM



A Carta de Serviços da Universidade Federal de Santa Maria tem como objetivo informar aos cidadãos os serviços públicos prestados à comunidade pela Instituição, no ensino, na pesquisa e na extensão, divulgando seu compromisso de excelência com o ensino público. A Carta de Serviços ao usuário atende exigências da Lei n. 13.460/2017 e do Decreto n. 9.094/2017 (que revogou o Decreto 6.932, de 11 de agosto de 2009), o qual determina que: “Os órgãos e as entidades do Poder Executivo Federal que prestam atendimento aos usuários dos serviços públicos, direta ou indiretamente, deverão elaborar e divulgar Carta de Serviços ao Usuário, no âmbito de sua esfera de competência” (art. 11). 

 

Missão da UFSM

“Construir e difundir conhecimento, comprometida com a formação de pessoas capazes de inovar e contribuir com o desenvolvimento da sociedade, de modo sustentável.”

 

Endereços e contatos campi 

Santa Maria: Av. Roraima, 1000,  Bairro Camobi, Santa Maria/RS. CEP 97105-900.
Telefone (55) 3220-8000.
E-mail:
gabinetereitor@ufsm.br 

Cachoeira do Sul: Rod. Taufik Germano, nº 3013, Bairro Passo D’Areia, Cachoeira do Sul/RS. CEP: 96503-205.
Telefone:
(51) 3724-8400.
E-mail:
direcao.cs@ufsm.br

Frederico Westphalen: Linha 7 de Setembro, s/n, BR 386 Km 40, Frederico Westphalen/RS. CEP: 98400-000.
Telefone:
(55) 3744-0600.
E-mail:
ufsmfw@ufsm.br

Palmeira das Missões: Av. Independência, nº 3751, Bairro Vista Alegre, Palmeira das Missões/RS. CEP: 98300-000.
Telefone:
(55) 3742-8800.
E-mail:
campuspalmeira@ufsm.br

 

CURSOS

Conheça a Educação Infantil oferecida pela UFSM.

Conheça os cursos de Ensino Médio e Técnicos oferecidos pela UFSM.

Conheça os cursos de Graduação oferecidos pela UFSM.

Conheça os cursos de Especialização oferecidos pela UFSM.

Conheça os cursos de Mestrado e Doutorado oferecidos pela UFSM.

Conheça os cursos de Educação a Distância oferecidos pela UFSM.

 

Descubra UFSM: A Universidade realiza anualmente uma feira para demonstrar os cursos e serviços oferecidos, trazendo informações sobre aulas, laboratórios e mercado de trabalho. Você pode visitar os campi e cursos de forma online no site Descubra UFSM.  

 

INGRESSO

 
Educação Infantil

O preenchimento de vagas da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo se dá por sorteio público, com data e local previstos em edital divulgado em geral na segunda quinzena de novembro do ano anterior.
Saiba mais no site da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo.

 

Ensino Médio e cursos técnicos

Anualmente, a instituição realiza o Processo Seletivo aos Colégios da UFSM constituído de uma prova objetiva com 50 questões de múltipla escolha para o ingresso no Ensino Médio e Cursos Técnicos do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria e do Colégio Politécnico de Santa Maria. Saiba mais no site da Coordenadoria de Educação Básica, Técnica e Tecnológica.

 

Graduação presencial

Sisu: O ingresso na graduação presencial da UFSM ocorre pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame.
Saiba mais no site SiSU UFSM.

Dança Bacharelado e Música (Licenciatura – Bacharelado – Música e Tecnologia): O Processo Seletivo Música e Dança  é composto pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e das Provas de Conhecimentos Específicos. Podem concorrer candidatos que realizaram pelo menos um Enem completo. No caso de o candidato ter realizado o Enem em mais de uma edição, o sistema vai considerar apenas o ano com a pontuação final mais alta obtida. É preciso também ter conquistado um mínimo de 300 pontos na prova de Redação do Enem do referido ano.
Saiba mais no site da Pró-Reitoria de Graduação.

Processo Seletivo Indígena: o Processo Seletivo Indígena ocorre por meio de edital de acordo com a Resolução N. 002/2018. Trata-se de ação afirmativa própria da UFSM que visa ao preenchimento de vagas suplementares nos cursos de graduação da UFSM, por estudantes indígenas inseridos no âmbito de suas comunidades tradicionais, residentes no território nacional, a fim de reduzir as desigualdades educacionais e sociais.
Saiba mais no site da Pró-Reitoria de Graduação.

Ingresso, Reingresso, Transferência e vagas para Portador de Diploma: ocorre por meio de editais de Ingresso/Reingresso, de acordo com a Resolução N. 013/2015. Esses editais regem o preenchimento de vagas nos cursos de graduação presenciais ou a distância da UFSM, nas seguintes modalidades possíveis:

  • 1) reingresso: retorno de ex-aluno da UFSM para curso que abandonou ou cancelou;
  • 2) transferência interna: para candidato regularmente matriculado ou com trancamento total em curso de graduação da UFSM, que pretenda trocar para outro curso da própria instituição;
  • 3) reingresso com transferência interna: retorno de ex-aluno da UFSM, que abandonou ou cancelou o curso e solicita reingresso em curso da UFSM diferente daquele abandonado ou cancelado (com código de curso diferente);
  • 4) transferência externa: transferência de aluno de outra Instituição de Ensino Superior brasileira ou estrangeira, pública ou privada, regularmente matriculado ou com trancamento total de matrícula, para curso da UFSM;
  • 5) portador de diploma: candidato portador de diploma de graduação reconhecido nacionalmente. 

Saiba mais no site da Pró-Reitoria de Graduação.

Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional: O PEG é um curso de graduação destinado a tecnólogos ou bacharéis já graduados, interessados em dedicar-se à docência na Educação Profissional, a fim de que complementem a sua formação através de disciplinas de cunho didático-pedagógico. O processo seletivo ocorre por meio de edital e contempla 45 cursos de graduação.
Saiba mais no site da Pró-Reitoria de Graduação.

Refugiados e Migrantes: há um edital permanente para refugiados e migrantes em vulnerabilidade. A seleção destina-se aos cursos técnicos, tecnológicos e de graduação da universidade e são reservados o percentual de até 5% do número total de vagas de cada curso, mediante a aprovação do respectivo colegiado de curso. Para concorrer às vagas, são admitidos migrantes ou refugiados que tenham concluído estudos de Ensino Médio ou equivalente no país de envio (ou em outro país onde residiram). Também serão admitidos como candidatos aqueles migrantes ou refugiados que tenham sido impossibilitados de dar continuidade ao Ensino Técnico ou Superior no país de envio (ou em outro país onde residiram), pelo motivo da migração, ou que já tenham concluído tais estudos equivalentes e não lhe seja de interesse a revalidação de diploma. O(a) interessado(a) ou seu representante deve abrir um processo administrativo no Protocolo Geral (localizado no andar térreo do prédio da Reitoria da UFSM), dirigido à Coordenadoria de Planejamento Acadêmico (COPA/Prograd), anexando a documentação exigida no Edital e na Resolução 041/2016, referentes ao ingresso de refugiados e migrantes em situação de vulnerabilidade.
Saiba mais no site da Pró-Reitoria de Graduação.

 

Cursos Ensino a Distância

Os cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância no âmbito Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) ofertados pela UFSM são de caráter temporário, isto é, as ofertas dos cursos NÃO ocorrem regularmente todos os anos, como acontece com os cursos presenciais desta Universidade. As novas turmas dos cursos são disponibilizadas quando o Ministério da Educação aprova a abertura de novos editais de processos seletivos, portanto não possuem calendário regular, sendo os editais publicados em qualquer mês do ano.
Saiba mais no site da Coordenadoria de Tecnologia Educacional.

 

Pós-graduação presencial

O ingresso na pós-graduação ocorre por meio de editais semestrais publicados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (geralmente em maio e outubro). O processo de seleção consiste em: 1. Inscrição do candidato (primeira etapa); 2. Divulgação do resultado final dos classificados (segunda etapa); 3. Solicitação de confirmação da vaga e entrega ou postagem dos documentos dos candidatos classificados (terceira etapa); 4. Matrícula (quarta etapa).
Acompanhe os editais no site da PRPGP. Saiba mais no site da PRPGP.

 

Assistência estudantil

Assim como todas as Universidades Federais, a assistência estudantil da UFSM é implementada a partir do PNAES (Programa Nacional de Assistência Estudantil). O PNAES foi instituído em 2007 e divide a assistência em 10 categorias: I – Moradia estudantil; II – alimentação; III – transporte; IV – atenção à saúde; V – Inclusão digital; VI – cultura; VII – esporte; VIII – creche; IX – apoio pedagógico; e X – acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação.
Veja como acessar a assistência estudantil no site da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

 

FORMATURA E DIPLOMA

Emissão de Diplomas de Graduação

Após a formatura, inicia o processo de emissão do diploma. O egresso acompanha o andamento do seu processo de emissão de diploma no Portal do Aluno. Para retirar o diploma, recomenda-se agendamento via e-mail expediente.prograd@ufsm.br. O local para a retirada do diploma é o setor de expediente da COFRE, prédio 48D, térreo, UFSM campus de Camobi (Santa Maria – RS). É necessário apresentar um documento de identificação oficial com foto para retirar o diploma.

 

Para os campi fora de Santa Maria: A Secretaria do campus poderá solicitar sua autorização para que o diploma seja encaminhado via malote para o campus e retirado lá. 
Saiba mais no site da Pró-Reitoria de Graduação

 

Revalidação de Diplomas

O requerente deve solicitar acesso junto à Plataforma Carolina Bori, optando pela Tramitação NORMAL ou SIMPLIFICADA. A Pró-Reitoria de Graduação é responsável por gerar a Guia de Recolhimento da União (G.R.U.) e enviá-la através da Plataforma ao requerente para pagamento, de acordo com a modalidade de tramitação: Normal (R$ 1.000,00) ou Simplificada (R$ 700,00). A Universidade terá até 180 dias para a conclusão dos procedimentos, a contar da data de abertura do processo administrativo na universidade.

 

Diplomas de Medicina: As revalidações de diplomas de MEDICINA seguem o protocolo REVALIDA do Ministério da Educação (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras), de acordo com a Instrução Normativa N. 01/2017/PROGRAD, de 03 de março de 2017. O REVALIDA tem cronograma e procedimentos próprios de inscrição, disponíveis em seu site. 
Saiba mais no site da Pró-Reitoria de Graduação.

 

CONCURSOS PÚBLICOS

O ingresso de docentes e técnico-administrativos em educação na Instituição é realizado por meio de concursos e seleções públicas, responsabilidade da Coordenadoria de Concursos (CCON), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

Saiba mais no site Trabalhe na UFSM.

 

CONHECIMENTO E CULTURA

Bibliotecas

A Universidade Federal de Santa Maria possui 13 bibliotecas, central e as demais divididas nos campi ou nas unidades de ensino. O acervo geral da Biblioteca Central está à disposição da comunidade em geral, com livre acesso às estantes.
Saiba mais no site da Biblioteca Central.
As Bibliotecas da UFSM ainda oferecem:
Acesso a e-books
Acesso a Trabalhos de Conclusão, Teses e Dissertações
Acesso a Periódicos Eletrônicos nas diversas áreas de ensino

 

Centro de Convenções

Além de atender as tradicionais solenidades de colação de grau e os eventos científicos da Universidade, a infraestrutura oferecida permite a realização de espetáculos que antes eram restritos aos teatros das grandes capitais, contribuindo para a democratização do acesso à cultura e à arte. Servidores podem solicitar pré-agendamento de eventos no Sistema de Agendamento da UFSM. O público externo deve solicitar agendamento pelo e-mail cultura.pre@ufsm.br
Saiba mais no site do Centro de Convenções.

 

Museu Gama D’Eça

O Museu Educativo Gama d’Eça possui exposições permanentes, temporárias e itinerantes, de temas variados e que mantém viva a história de Santa Maria. A entrada do Museu é gratuita e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Saiba mais no site do Museu Gama D’Eça.

 

Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia

Além  de dar suporte à pesquisa paleontológica na região da Quarta Colônia, Rio Grande do Sul, mantém uma exposição permanente de fósseis aberta à comunidade. É possível agendar visitação pelo e-mail cappa@ufsm.br ou telefone 55 3269-1022.
Saiba mais no site do Cappa.

 

Planetário UFSM

Durante o ano letivo, oferece sessões  segunda a sexta-feira, pela manhã às 9h, 10h e 11h e pela tarde 14h, 15h e 16h, com duração de 25 a 40 minutos, dependendo da projeção escolhida. Os filmes para exibição são: Da Terra ao Universo, Estrela dos Faraós, Dois Pedacinhos de Vidro, O Mundo Virtual de Arthur e Maravilhas do Universo. Os agendamentos de escolas ocorrem pelo site ou e-mail planetario@ufsm.br
Saiba mais no site do Planetário.

 

Pré-Universitário Popular Alternativa

É um programa de extensão que tem como objetivo principal a democratização do acesso ao ensino superior, por meio de aulas preparatórias pautadas pela educação popular. Anualmente, o programa oferta em torno de 200 vagas em processos seletivos via edital. As vagas são distribuídas de acordo com critérios socioeconômicos e interesse dos alunos, com aulas à noite.
Acompanhe os editais e saiba mais no site do PUPA.

 

Curso de Extensão em Música

Atende na formação de músicos, começando desde a infância até a fase adulta. Para o ingresso em Música da UFSM, o projeto tem preparado potenciais candidatos em diversas áreas. Semestralmente, oferta vagas e a matrícula pode ser realizada presencialmente ou pelo telefone 55 3220-9230. É necessário apresentar cópia de: RG, CPF e Comprovante de Residência.
Acompanhe as vagas e saiba mais no site do Centro de Artes e Letras.

 

Jardim Botânico

Conserva espécies nativas da região, há espaços para pesquisa e para práticas de ensino, além de locais para lazer. A visitação é gratuita para todos, de segundas à sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Também oferta serviço de guia para acompanhamento das visitações, através do agendamento prévio pelo e-mail jardimbotanico@ufsm.br Saiba mais no site do Jardim Botânico.

 

Editora UFSM

Edita, publica e divulga livros de conteúdo científico. É possível enviar obras para avaliação do Conselho Editorial pelo e-mail secretaria.editufsm@gmail.com.
Saiba mais no site da Editora UFSM

 

Livraria e Grife UFSM

A Livraria mantém acervo com livros de mais de 60 editoras e coloca-se à disposição para orçamentos e encomendas de livros. A Grife UFSM oferta diversos souvenirs e produtos com a marca da Universidade. Para conhecer e comprar livros e produtos, acesse o site da Livraria UFSM.

 

Exame de proficiência da língua inglesa – TOEFL (Test of English as a Foreign Language)

A UFSM aplica o TOEFL IBT (Interned Based Test) gratuitamente para a comunidade da UFSM. Normalmente têm entre um e três por semestre. É um exame “completo” que avalia as quatro habilidades (Listening, Reading, Speaking e Writing) necessárias para alguém fluente em inglês. A duração é de aproximadamente 4 horas. Saiba mais sobre datas e inscrições pelo telefone 55 3220-6183 ou e-mail: isf.ufsm@gmail.com

 

COMUNICAÇÃO

Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC)

Permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe o prazo e receba a resposta da solicitação realizada para órgãos e entidades do Executivo Federal. O cidadão ainda pode entrar com recursos e apresentar reclamações de forma simples. Os pedidos de informações podem ser inseridos no site Fala.BR.
Saiba mais sobre o serviço no site de Acesso à Informação da UFSM.

 

Assessoria de Imprensa

Atende a imprensa na busca de fontes para tratar de temas relacionados à UFSM, ensino, pesquisa, extensão e inovação. Solicitação de serviço via e-mail imprensa@ufsm.br ou celular 55 99159-8170 com informações sobre pauta e necessidades do veículo, prazo para retorno e contato para retorno (e-mail ou celular). 

 

ASSESSORIA JURÍDICA E EMPRESARIAL

Empresas Juniores

A UFSM conta com diversas empresas juniores em que estudantes e professores prestam serviços à comunidade nas mais diversas áreas de gestão de projetos e processos, engenharia civil, administração de empresas, contabilidade, sustentabilidade, tecnologia da informação, revisão de textos, gestão industrial, desenho técnico, comunicação e marketing, desenho industrial, gestão animal, estatística.
Veja as empresas e serviços disponíveis no site da Pró-Reitoria de Extensão.

 

Assistência Judiciária Gratuita (AJUFSM)

Atende pessoas de baixa renda, com limite máximo de até três salários mínimos, nas áreas jurídica, psicológica e de serviço social. É possível solicitar  atendimento pelo telefone: 55 99193-7857 ou e-mail: ajufsm@ufsm.br
Saiba mais no site da Ajufsm.

 

Incubadora Social

Articula a execução de projetos concebidos a partir de demandas locais/regionais na perspectiva da sustentabilidade socioambiental, visando à geração de trabalho e renda para coletivos em situação de vulnerabilidade social e em processo de organização solidária. As propostas são selecionadas por meio de edital público, que estabelece público-alvo, requisitos, procedimentos e critérios de seleção. As propostas selecionadas passam por um período de pré-incubação, ao fim do qual é avaliada a possibilidade de incubação efetiva. Se aprovada, a proposta pode ser incubada por até três anos.
Acompanhe os editais e saiba mais no site da Incubadora Social.

 

Incubadoras Agittec

A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia é responsável por gerir a Incubadora Tecnológica de Santa Maria (ITSM) e a PULSAR, as incubadoras de empresas de base tecnológica da UFSM. Elas selecionam, abrigam e dão suporte a empresas de cunho inovador, frutos de projetos de membros da comunidade universitária.
Acompanhe os processos de seleção e saiba mais no site da Agittec.

 

Pesquisa & Desenvolvimento

Os projetos de P&D buscam intensificar, ampliar e fortalecer a cooperação técnico-científica e a transferência de tecnologia com foto na relação universidade-empresa. Pesquisadores e empresas interessadas devem entrar em contato pelo e-mail agittec.tt@ufsm.br ou telefone 55 3220-8887.
Saiba mais no site da Agittec.

 

Registro de Invenção/Criação

Para comunicar a sua invenção/criação, ou solicitar esclarecimento sobre as possibilidades de proteção/transferência da sua tecnologia (tipos de criação: patente, programa de computador, desenho industrial, topografia de circuito integrado, marca ou cultivar) basta preencher este formulário para agendamento de uma reunião com a nossa equipe. Na reunião você poderá apresentar mais detalhes sobre a sua invenção/criação, e receberá informações sobre os processos de análise, proteção e transferência da tecnologia.
Saiba mais no site da Agittec.

 

 

SAÚDE HUMANA E ANIMAL

Hospital Veterinário Universitário

Oferta consultas gerais e de neurologia, além de exames de radiologia e ultrassonografia. O agendamento pode ser realizado pelo e-mail: hvu.ufsm@gmail.com ou pelos telefones 55 3220-8167 e 55 3220-8817.
Saiba mais no site do HVU.

 

Hospital Universitário de Santa Maria

Atende a comunidade de Santa Maria/RS e região em consultas, serviços ambulatoriais, de emergência e internação. Telefones dos setores para agendamento e dúvidas.
Saiba mais na Carta de Serviços do HUSM.

 

Atendimento Odontológico

O curso de Odontologia conta com Clínicas de Atendimento nas quais estudantes de graduação e pós-graduação realizam procedimentos de diversas especialidades para a comunidade. Para ser atendido é necessário agendar uma avaliação no setor de Triagem, onde são conduzidos exames clínicos e radiológicos para melhor encaminhamento das necessidades dos pacientes. Mais informações pelo telefone 55 3220-9201 ou no site do curso de Odontologia.

 

Liga da Audiologia

É um projeto de extensão o qual visa prestar atendimento audiológico à população, por meio da avaliação audiológica básica (Audiometria Tonal Liminar, Logoaudiometria e Medidas de Imitância Acústica). Ainda, disponibilizar avaliações complementares a pessoas que sofrem com o sintoma de zumbido (Acufenometria, Escala Visual Análoga e o Questionário Tinnitus Handcap Inventory). Mais informações e agendamento pelo telefone 55 3220-8348 ou e-mail fonoaudiologia@ufsm.br

 

Núcleo Interdisciplinar em Desenvolvimento Infantil

Atende bebês e crianças pequenas (até 6 anos) com transtornos do desenvolvimento decorrentes de limitações biológicas evidentes, como déficits sensoriais (auditivo, visual, corporal), deficiência intelectual decorrente de síndromes orgânicas, deficiências físicas como a encefalopatia motora não progressiva e demais doenças musculares, transtorno do espectro do autismo, distúrbios específicos de linguagem, distúrbios psicomotores entre outros problemas do desenvolvimento infantil que afete a faixa etária estudada. Agendamentos e informações pelo e-mail: gruponidiufsm@gmail.com 
Saiba mais no site do NIDI.

 

Serviço de Atendimento Fonoaudiólogo

Estudos do Curso de Fonoaudiologia e fonoaudiólogos da área da Saúde Auditiva atendem pacientes e aos usuários de aparelho auditivo. Agendamentos e informações pelo telefone 55 3220-9236 ou pelos e-mails saffono@ufsm.br (atendimento SAF) ou proteseufsm@gmail.com (atendimento prótese auditiva).

 

Laboratório de pesquisa em desenvolvimento e promoção da linguagem infantil – DEPROLIN

Os objetivos deste projeto de extensão centram-se, principalmente, em orientar pais quanto às formas de prevenção das alterações da linguagem oral (fala) e, consequentemente, de escrita, bem como o tratar precocemente as crianças com alterações fonéticas e/ou fonológicas a fim de evitar problemas na escolarização e psíquicos. Assim, tem-se como objetivos específicos: tratar as alterações de fala de crianças em fase pré-escolar da cidade de Santa Maria que se encontram na fila de espera do SAF para atendimento; orientar pais e responsáveis quanto às formas de estimulação e prevenção de alterações de fala.

 

Laboratório de Parasitologia Veterinária

Presta diversos serviços para a comunidade de Santa Maria e Região. São realizados: Exame parasitológico de fezes de animais de companhia, animais silvestres e grandes animais; Identificação de ácaros como sarnas e carrapatos; Identificação de insetos parasitos como larvas e adultos de moscas e mosquitos, piolhos e pulgas; Pesquisa e identificação de nematoides parasitos; Pesquisa e identificação de cestoides parasitos; Pesquisa e identificação de trematoides parasitos; Pesquisa de protozoarios; Biocarrapaticidograma; Pesquisa de parasitos em água e esgoto; Identificação de animais peçonhentos. Solicitação de serviços pelo e-mail lapavet.ufsm@gmail.com ou telefone 55 3220-8958.
Saiba mais no site do Lapavet.

 

Ambulatório de Atendimento Nutricional (Amanut)

Atende a população adulta, entre 20 e 59 anos de idade de Palmeira das Missões e região. Agendamento pelo telefone 55 3742-8826 ou e-mail amanut.ufsm@gmail.com

 

Clínica de Estudos e Intervenções em Psicologia

Oferta atendimentos psicológicos à comunidade seguindo duas linhas teóricas: psicanálise e terapia cognitivo-comportamental. Inscrição para atendimento pelo telefone 55 3220-9229 ou e-mail:  ufsmceip@gmail.com
Saiba mais no site da CEIP.

 

Laboratórios da UFSM

Diversos laboratórios das ciências da saúde prestam serviços farmacêuticos, de dentística, análises microbiológicas, diagnóstico de leptospirose, microbiologia veterinária, parasitologia veterinária, patologia veterinária, pesquisas micológicas à comunidade.
Conheça os laboratórios e serviços prestados no site da Agittec
.

 

SERVIÇOS AGRÍCOLAS

Núcleo de Ensaios de Máquinas Agrícolas

Atua nas áreas de dinamometria, ergonomia e avaliação de máquinas à campo está devidamente estruturado para aderir ao sistema oficial de ensaios de máquinas adotado internacionalmente. O Laboratório Mecaniza é habilitado para a avaliação de máquinas florestais e estudos sobre ergonomia e segurança na área florestal. É possível solicitar o serviço pelo telefone 55 3220-8175 ou e-mail nema@ccr.ufsm.br
Saiba mais no site do NEMA.

 

Laboratórios da UFSM

Diversos laboratórios das ciências rurais prestam serviços de diagnóstico de patologias aviárias, análise de microorganismos, análise de sementes, análise de carbono e nitrogênio, análises de solo, análises micotoxicológicas, análises de alimentos, serviços de biotecnologia e carne, bromatologia e nutrição de ruminantes, fitossanitária, diagnóstico de doenças bacterianas e parasitárias, herbologia, pedologia, ensaio de máquinas agrícolas, suinocultura, virologia à comunidade.
Conheça os laboratórios e serviços prestados no site da Agittec.

 

ANÁLISES QUÍMICAS

Centro de Pesquisa e Análise de Resíduos e Contaminantes

Presta serviços tecnológicos para vários segmentos da sociedade como produtores rurais, cooperativas, órgãos de fiscalização, companhias produtoras de agrotóxicos, indústrias, companhias de exportação, instituições de ensino, pesquisa e extensão ou qualquer pessoa ou instituição interessada em determinar resíduos de agrotóxicos e micotoxinas. É possível solicitar serviços pelo formulário online, telefone 55 3220-9458 ou e-mail: contato@ceparc.com.br 
Saiba mais no site do Ceparc.

 

Laboratório de Análise de Resíduos de Pesticida

Pesquisa e analisa resíduos de pesticidas em matrizes como hortigranjeiros, águas, leite e outros. Presta serviços para produtores rurais, indústrias,  órgãos de fiscalização, instituições de ensino, pesquisa e extensão ou qualquer pessoa ou instituição interessados em analisar resíduos de agrotóxicos, medicamentos veterinários e outros contaminantes em matrizes diversas, como: É possível solicitar serviços pelos telefones 55 3220 8011 e 55 3220 9531 ou e-mail larp_ufsm@yahoo.com.br.
Saiba mais no site do Larp.

 

Laboratório de Análises Químicas, Industriais e Ambientais

Realiza atividades de pesquisa e de prestação de serviços relacionadas principalmente à análise de águas (potabilidade) e análise de alimentos, amostras farmacêuticas, plantas medicinais, efluentes, petróleo, combustíveis, biocombustíveis, sedimentos, solos e polímeros. É possível solicitar serviços pelo e-mail: laqiaservico@gmail.com ou telefone: 55 3220-9445.
Saiba mais no site do LAQIA.

 

Núcleo de Análises e Pesquisas Orgânicas

Realiza análises de resíduos de conservantes químicos de madeira em matrizes de interesse agrícola, para indústrias fumageiras; e monitoramento constante de materiais orgânicos fertilizantes, como cama de aviário, madeira e derivados de celulose.  Solicitação de serviços pelo telefone 55 3220-8756 e pelo e-mail napo@ufsm.br  
Saiba mais no site do NAP.

 

Laboratório de Análises Químicas (Lachem)

Realiza análise de metais em matrizes diversas. Solicitação de serviço pelo telefone 55 3220-8769.

 

SERVIÇOS DE ENGENHARIA

Laboratório de Engenharia Acústica

Presta serviço de medida de absorção sonora pelos métodos ISO 10534: Tubo de impedância (Coeficiente de absorção por incidência normal) e ISO 354: Câmara reverberante  (Coeficiente de absorção por incidência difusa). Solicitação de serviços pelo telefone 55 3220-9636 ou pelo e-mail contato@eac.ufsm.br

Saiba mais no site do curso de Engenharia Acústica.

 

Empresas Juniores

A UFSM conta com diversas empresas juniores em que estudantes e professores prestam serviços à comunidade nas mais diversas áreas de gestão de projetos e processos, engenharia civil, gestão industrial, desenho técnico, engenharia mecânica, engenharia elétrica.
Veja as empresas e serviços disponíveis no site da Pró-Reitoria de Extensão.

 

Laboratórios da UFSM

Diversos laboratórios das ciências tecnológicas prestam serviços de engenharia química, acústica e vibrações, redes inteligentes, desenvolvimento e inovação de produtos e processos, engenharia do meio ambiente, eletrônica de potência e controle, materiais de construção civil, motores, pavimentação, processos ambientais à comunidade.
Conheça os laboratórios e serviços prestados no site da Agittec.

 

OUTROS SERVIÇOS

Grupo de Modelagem Atmosférica de Santa Maria

Realiza previsão numérica de tempo (PNT) utilizando modelos atmosféricos como o Brazilian Regional Atmospheric Modeling System (BRAMS) e o Weather Research and Forecasting Model (WRF). Além da geração de soluções numéricas, o GruMA procura simular o ambiente e os desafios encontrados num centro operacional de previsão de tempo. A execução de modelos meteorológicos demanda um aparato computacional de alto desempenho para a realização de inúmeros cálculos complexos das variáveis meteorológicas para um tempo futuro. É possível solicitar serviços pelo telefone 55 3301-2033 ou e-mail gruma.ufsm@gmail.com 
Saiba mais no site do GruMA.

 

Imprensa Universitária

Presta serviços de impressão de materiais gráficos para a comunidade. Solicitação de serviços pelo telefone 55 3220-8249 ou e-mail imprensauniversitaria@ufsm.br
Saiba mais no site da Imprensa Universitária.

 

Laboratórios da UFSM

Diversos laboratórios das ciências naturais e exatas prestam serviços de estratigrafia e paleobiologia, fotobiologia, laminação, magnetismo e materiais magnéticos, micrometeorologia e sedimentologia à comunidade.
Conheça os laboratórios e serviços prestados no site da Agittec.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-409-165

Publicações Recentes

Nenhuma notícia encontrada para esta seção.