
O professor do Departamento de Química da UFSM Érico Flores visitou recentemente a China e ministrou palestra na Universidade de Shandong (Jinan, Província de Shandong). Érico visitou a Universidade de Shandong de 5 a 15 de maio e participou de diversas atividades durante esse período, incluindo visitas técnicas e reuniões para planejamento de atividades conjuntas entre pesquisadores dos programas de pós-graduação em Química (PPGQ) e em Engenharia Química (PPGEQ) e pesquisadores da Universidade de Shandong. Tais atividades incluem trabalhos de cooperação científica e intercâmbio de pesquisadores e estudantes de pós-graduação.
Nessa mesma visita, Érico ministrou a palestra “Ultrassom como uma ferramenta para o processamento de produtos e uma combinação sinérgica com outros Sistemas” (“Ultrasound as a tool for products processing and synergistic combination with other systems”). A palestra foi ministrada em 13 de maio, durante as atividades do Simpósio Internacional de Sonoquímica e Materiais Coloidais (International Symposium of Sonochemistry and Colloid Materials, SSCM2025). O evento, organizado pela Universidade de Shandong, foi organizado pela Escola de Química e Engenharia Química em Jinan, China, nos dias 13 a 14 de maio. O simpósio é considerado referência na Ásia envolvendo o uso de ultrassom na área de química. Estão previstas participações de pesquisadores de sociedades científicas de prestígio. Nesse evento, além de Brasil e China estiveram presentes pesquisadores da Austrália e da Itália, incluindo membros de corpos editoriais de periódicos científicos internacionais, como Ultrasonics Sonochemistry, da editora internacional Elsevier.
A visita e as atividades a ela relacionadas fazem parte do projeto envolvendo um grupo de 200 especialistas de nível mundial em todas as áreas para colaborar com grupos de pesquisa na China (“Two hundred top talents”). Esse programa prevê pelo menos uma viagem anual para ministrar cursos e palestras na China por um período de três anos.
Segundo Érico, esse projeto consolida as parcerias entre instituições brasileiras e asiáticas na área de pesquisa e inovação. “Com mais essa visita e convites para palestras em tão importante universidade, estamos consolidando uma nova fronteira que foi iniciada há poucos anos com universidades da Ásia, em especial com a Índia e a China, universidades estas que a UFSM só recentemente firmou parcerias institucionais. Isso mostra a pujança das ações de internacionalização da UFSM e a visibilidade e prestígio para nossa região”, avalia.
Atualmente, Érico é membro de diversas instituições nacionais e internacionais como o Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Química, Comitê de assessoramento da área de Química da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC).
Foto: Arquivo pessoal
Texto: Comunicação UFSM