Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Unidade de Apoio Pedagógico do CT retoma atividades

Foto_Simoni_e_Mariana.jpgA Unidade de Apoio Pedagógico do CT (UAP/CT) retomou suas atividades na última terça-feira (7) com o retorno da Pedagoga Simoni Timm Hermes (imagem), que estava em licença maternidade. A UAP/CT, dará continuidade a projetos de sua responsabilidade, como o “Acolhe, CT” e o “Conversa de Professor” e pretende colocar em prática, nas próximas semanas, um plano de ação que deve englobar estudantes, docentes e Técnicos-Administativos em Educação.

Simoni cursou Pedagogia e Educação Especial na UFSM, de 2002 a 2008, ano em que foi aprovada em concurso público para o cargo de Pedagoga na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Em 2014 chegou ao Centro de Teconologia, assumindo seu posto atual na UAP/CT. Desde sua entrada na Universidade, ela especializou-se em Educação Ambiental, Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação e Gestão Educacional e concluiu Mestrado e Doutorado em Educação, pouco tempo antes de descobrir, já no quarto mês de gestação, que seria mãe pela primeira vez.

Mariana nasceu no dia 20 de dezembro de 2017 e, apesar da descoberta tardia da gravidez, o processo ocorreu normalmente: “por só descobrir no quarto mês, eu tive pouco tempo para me preparar, mas ela veio no tempo certo e foi tudo muito tranquilo”, conta Simoni, que destaca o reencontro com colegas de trabalho como uma das satisfações ao retornar à UAP/CT.

A UAP/CT tem a finalidade de prestar apoio pedagógico aos docentes, técnico-administrativos em educação e discentes, buscando otimizar os processos de ensino-aprendizagem no âmbito do CT. O órgão trabalha com o planejamento, a sistematização, a execução e a supervisão de ações didático-pedagógicas voltadas aos Cursos de Graduação e Pós-Graduação do Centro.

Um dos projetos organizados pela UAP/CT é o “Conversa de Professor”, que passará por modificações em breve: “pretendemos mudar a cara e o formato dele. Ele já cumpriu um dos objetivos, que é sensibilizar os professores em relação à utilização de métodos diferenciados de ensino, e agora pretendemos ir além disso”, adianta Simoni, que também pretende colocar em prática um plano de ação para demandas de estudantes, funcionários e docentes do Centro, solicitação que partiu da Direção do CT.

A UAP/CT está à disposição de estudantes, docentes e TAEs na sala 139, andar térreo do prédio principal do CT. Saiba mais sobre o órgão.

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo. – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.