No dia 13 de setembro, alunos do Centro de Tecnologia da UFSM participaram da primeira fase da Maratona SBC de Programação, realizada na sede de Ijuí, e garantiram vaga na final nacional. O evento, que acontece simultaneamente em 52 sedes, em todo o país, contou com a participação de 984 times.
Dez equipes representaram a UFSM na etapa regional, que contou com a participação de 10 escolas da região sul do Brasil, totalizando 40 times de três integrantes. Foram cinco horas de prova, nas quais os competidores precisavam solucionar 13 problemas com nível de dificuldade elevado. A equipe Bagualosaurus (UFSM) ganhou a medalha de ouro, com seis problemas resolvidos. O segundo lugar ficou com a equipe Skibidi Codig, do IFSUL de Passo Fundo, que resolveu quatro problemas. Ambas estarão na final nacional, em São Paulo, no mês de novembro. O terceiro lugar na competição ficou com o time Byte Wizards (UFSM), que resolveu três dos problemas propostos.
A Maratona de Programação é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação desde 1996. A competição contribui para a formação dos estudantes da área de computação, ao promover a criatividade, capacidade de trabalho em equipe, habilidade de solução de problemas e serve também como etapa classificatória para competições internacionais. Todo ano é ofertada pelo departamento Departamento de Computação Aplicada (DCOM) uma disciplina preparatória para a Maratona SBC de Programação. A disciplina, ministrada pelo professor Cesar Pozzer, motiva os alunos a estudarem assuntos complexos e os torna mais fluentes em programação, habilidade fundamental para encarar os desafios do mundo do trabalho.
A UFSM já participou de cinco finais nacionais em 2010, 2011, 2012, 2023 e 2024. No ano passado, a equipe da UFSM alcançou sua melhor colocação em uma final nacional; neste ano, as equipes somaram o maior número de problemas resolvidos na primeira fase – demonstrando um crescimento no desempenho da UFSM na maratona. Este resultado reflete o empenho dos times, que se reúnem regularmente para estudar e praticar, além de organizar competições locais.
A final brasileira da Maratona SBC de Programação 2025 vai acontecer em São Paulo, entre 6 e 9 de novembro. A participação dos alunos na competição é financiada por meio do Edital 061-2025-PRE/UFSM, que dá apoio às representações institucionais da UFSM em eventos.
Ranking dos times da UFSM na primeira fase da Maratona de Programação
1º – Bagualosaurus – medalha de outro com 6 problemas resolvidos
3º – Byte Wizards – medalha de prata – com 3 problemas resolvidos
4º – aHeads
5º – Eldorado Poggers Flinstons
7º – Bombers
11º – So Far So Good
13º – Computado e Compilado
14º – Web Wizards
15º – Time Limit FC
30º – ctrl + alt + delas
Por Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM, com informações de Cesar Pozzer.
Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!