Nesta sexta-feira, 14/11, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vicente Farencena realizou uma visita, com estudantes de duas turmas do 9º ano, ao Centro de Tecnologia para conhecer o curso de Engenharia Acústica da UFSM. A atividade foi dividida em duas etapas: uma palestra sobre o curso de Engenharia Acústica (ministradas pelas estudantes do curso, Karina Porto e Jéssica Alves, e pelas professoras Giovanna Pisicchio e Viviane Melo), e a visita ao laboratório de acústica.

Durante a palestra, os estudantes tiveram acesso às áreas de atuação de um engenheiro acústico, entre outras informações acadêmicas sobre o curso, que é o único curso de graduação especializado em acústica no país. Já no laboratório de acústica, os alunos visitaram as diferentes câmaras reverberantes, usadas para a caracterização acústica de materiais.

Para a professora Medianeira dos Santos, educadora na EMEF, “a presença do projeto foi bem gratificante no sentido de surpreender os alunos com uma nova perspectiva de conhecimento”.

O projeto Acústicas do Futuro surgiu a partir do interesse de docentes e estudantes do curso de realizarem a divulgação sobre conceitos e conhecimentos relacionados à área de acústica e vibrações, em escolas da rede pública.
A execução das atividades contou com cinco encontros nas escolas e por último uma visita ao Centro de Tecnologia. Durante os encontros, os alunos da rede pública de ensino puderam trocar experiências com estudantes do curso de Engenharia Acústica, como o acadêmico Matheus Minuzzi, que também integra o projeto. Os estudantes ainda têm acesso a conceitos da física do som e das vibrações aplicados na prática. O projeto também propõe tarefas para que os alunos fixem os conceitos explicados durante as visitas. Dentre as atividades está a paisagem sonora, que consiste nos alunos descreverem os sons à sua volta. “Eles vão ao pátio e anotam os sons que ouvem, classificando como baixos, médios ou altos. Depois, pedimos uma atividade em casa: fazer um ‘mapa sonoro’ da casa deles, desenhando os cômodos e descrevendo os sons” relata Giovanna Pisicchio, docente do Departamento de Estruturas e Construção Civil e coordenadora do projeto.
Com iniciativas como essa, o Acústica do Futuro reforça o compromisso do Centro de Tecnologia em aproximar a ciência do cotidiano dos estudantes, estimulando a curiosidade e incentivando futuras trajetórias acadêmicas na área da engenharia e tecnologia.
Texto por Emmanuelly Zini, acadêmica de jornalismo, com supervisão da Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM
Fotos: Emmanuelly Zini
Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!