VI Jornadas Regionais do GT Mundos do Trabalho – A pesquisa através dos arquivos da justiça

Falar em ciência, normalmente remete a laboratórios e experimentos em tubos de ensaio, entretanto, ela vai além das Ciências Exatas e perpassa todas as áreas de conhecimento dentro da instituição. Dentro das Ciências Humanas, várias pesquisas utilizando os métodos científicos são realizadas, buscando elucidar dúvidas acerca dos mais diferentes assuntos. É para auxiliar essas pesquisas, especificamente, na área do trabalho, que acontecem as VI Jornadas Regionais do GT Mundos do Trabalho.

O evento, que começou na tarde de quinta (6) e se estende até o dia 8, tem como principal objetivo, segundo a professora Glaucia Vieira Ramos Konrad, coordenadora do GT Mundos do Trabalho RS e da comissão organizadora “apresentar os diversos olhares e lugares das pesquisas do mundo do trabalho”. A temática trazida este ano é “Os lugares da História Social do Trabalho”, partindo da análise de que cada vez mais pesquisas têm se dedicado a esse tema.

As VI Jornadas contam com conferências, mesas-redondas, comunicações coordenadas e mini-cursos. Na última quinta (6), aconteceu, no Foro do Trabalho de Santa Maria, a abertura do evento com a Solenidade oficial de Celebração do Convênio do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 4ª Região com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O convênio possibilita aos alunos da universidade a consulta e pesquisa no acervo do Foro Trabalhista de Santa Maria que tem um acervo de processos datado do fim da década de 1930. O convênio foi conseguido por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) e dos cursos de História, Ciências Sociais, Direito e Arquivologia.

A mesa oficial da solenidade foi composta pelo desembargador federal João Pedro Silvestrin, representando o TRT-RS, o juiz Gustavo Fontoura Vieira, diretor do Foro Trabalhista de Santa Maria, professor Felipe Müller, reitor da UFSM, professor Benito Bisso Schmidt, diretor do Memorial da Justiça do Trabalho no RS e Presidente Nacional da ANPUH e a professora Gláucia Vieira Ramos Konrad, coordenadora do GT Mundos do Trabalho RS.

Em sua fala, o juiz Gustavo Fontoura Vieira comentou sobre a parceria entre o Foro e a Universidade para a preservação dos processos, destacando sua importância “Preservar os processos para nós significa preservar extratos de vida que aqui passaram”. O professor Benito Bisso Schmidt comentou sobre a relevância das pesquisas nesses documentos “A documentação só tem valor se está viva, se é pesquisada. Essa via de mão dupla entre academia e o tribunal favorece os dois lados”.

Para o professor Felipe Müller, a abertura de arquivos permite a vivência da história, como a da evolução da legislação “que permitiu avanços democráticos e possibilitou a convivência com reivindicações, greves e outras manifestações”. Ele ainda falou da importância de se preservar outro arquivo da cidade, o da Viação Férrea. O desembargador Pedro Silvestrin deu destaque à “Exposição dos 70 anos da Justiça do Trabalho” em Santa Maria, que conta por meio de imagens, textos e objetos a história da Justiça Trabalhista no Estado. A exposição é itinerante e fica até o dia 3 de novembro na cidade. Ela acontece no térreo do Foro Trabalhista de Santa Maria, e pode ser visitada das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Para finalizar, a professora Gláucia falou sobre as atrações do evento e anunciou a professora Beatriz Loner, professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e coordenadora do Núcleo de Documentação Histórica desta instituição de ensino, que ministrou a conferência de abertura intitulada "Os Lugares da Pesquisa em História do Trabalho". A professora partiu do início da historiografia para explicar a temática, evidenciando quando e de que forma começaram as pesquisas sobre o tema. Confira um trecho de sua palestra no vídeo:

Durante esta sexta (7) e sábado (9), as VI Jornadas Regionais do GT Mundos do Trabalho continuam suas atividades. Confira a programação completa no Blog da ANPUH. O evento está sendo realizado pela Seção Rio Grande do Sul da Associação Nacional de História (ANPUH-RS) e conta com o apoio da UFSM, TRT-4, Memorial da Justiça do Trabalho, CCSH, Pró-Reitoria de Extensão, Programa de Pós-Graduação em História da UFSM, Departamento de História, Curso de História, Departamento de Documentação, Curso de Arquivologia. As atividades acontecem no Foro do Trabalho de Santa Maria e na UFSM.

Repórter:

Julia Do Carmo – Acadêmica de Jornalismo.

Edição:

Lucas Durr Missau.