Listão do Vestibular sai na primeira semana de janeiro

"Hoje, o que podemos dizer é: na primeira semana de janeiro – 2 a 6 – é certo que a Universidade pode divulgar o listão do Vestibular. É possível que seja até no primeiro dia útil de janeiro", diz o pró-reitor de Graduação, professor Orlando Fonseca.

Nota do ENEM
O edital da UFSM é claro: se a Universidade não tiver acesso aos dados do escore bruto do Exame Nacional do Ensino Médio até o dia 31 deste mês, 100% do valor da prova do Vestibular será do processo seletivo próprio da Universidade. É o que destaca o professor, que mesmo reconhecendo os problemas que o ENEM apresenta pela sua dimensão nacional, envolvendo 5 milhões de pessoas, defende que "a UFSM, como instituição federal, deve estar em sintonia com as políticas públicas do Ministério da Educação, que é o responsável por manter a Universidade".

A UFSM também utiliza outro instrumento de acesso ao ensino superior disponibilizado pelo governo federal – o Sisu – que permite aos estudantes buscarem vagas em universidades de todo o país a partir de seu desempenho no ENEM. É o caso da totalidade das vagas da Unidade Descentralizada de Silveira Martins e de dois cursos do Cesnors em Frederico Westphalen.

Eixos temáticos
"A Universidade de Santa Maria não trabalha com questões 'pegadinhas'", explica o pró-reitor de Graduação. A escolha dos eixos temáticos das provas ocorre em março e abril, quando um coletivo de professores se reúne para discutir temas e possibilidades de abordagem. Em maio começa o trabalho efetivo de elaboração das provas.

Orlando Fonseca explica por que as provas da UFSM são temáticas: "o processo de formulação de uma opinião nada mais é do que a capacidade de relacionar coisas, de entender que todas as coisas estão interligadas".