Mérito Extensionista premia atividades de extensão da UFSM

Na manhã desta quinta-feria (15), a Universidade Federal de Santa Maria premiou as atividades de extensão que se destacaram em 2011. O Mérito Extensionista – Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho iniciou um dia repleto de atividades comemorativas referentes ao aniversário de 51 anos da instituição. Além do Mérito, foram realizadas a Missa Eucarística e a Solenidade de Entrega das Medalhas do Cinquentenário da UFSM.

Os agraciados da edição deste ano do Mérito Extensionista foram: o Programa Social Cidadão UFSM/CEFD e Prefeitura Municipal de Santa Maria/SME, coordenado pelo professor Rosalvo Luis Sawitzki; o projeto Educação com & para Mídia: uma Prática de Sustentabilidade Social e Política, que tem como coordenadores os professores Rosane Rosa e Luciano Mattana.

Na edição 2011 do Mérito Extensionista, a Homenagem Especial foi concedida ao diretor da Editora da UFSM, prof. Honório Nascimento. O reconhecimento se deve à trajetória de Honório, frente a inúmeros projetos de extensão junto ao atual Departamento de Ciências Sociais.

Além dos premiados, foram entregues distinções especiais para as entidades e empresas que colaboraram para a realização das quatro edições do Mérito Extensionista. Entre os homenageados, estavam: a Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (APUSM); a Bitotech Informática;  a Chili Produções Culturais; a DPI Soluções em Impressão; a Uglione Comércio de Veículos; a Metalúrgica Albe – Facas Ginete.

O evento iniciou com a fala do pró-reitor de Extensão, João Rodolpho Flôres, que falou sobre a atual mentalidade dos projetos de extensão da UFSM, que se caracterizam pela inserção local e regional. Para João Rodolpho, “é uma mentalidade diferenciada daquela extensão inicial da Universidade, que a grande marca foi o Projeto Rondon. Agora mais no sentido de inserção local regional, onde a universidade tem atuado, seja através do campus de Santa Maria, ou das unidades de Silveira Martins e do Cesnors, e que vem a cumprir um pouco daquilo que foi idealizado pelo reitor fundador da UFSM, que era tornar a UFSM uma instituição referência no interior do Brasil, em especial, no interior do Rio Grande do Sul, que pudesse propiciar desenvolvimento, estar comprometida com a sociedade e fosse uma instituição ampla e plenamente democrática”.

Após a entrega dos prêmios, o reitor da UFSM, Felipe Martins Müller, ressaltou a relevância que as atividades de extensão têm assumido nos últimos anos, contribuindo cada vez mais para o tripé ensino, pesquisa e extensão. O desfecho do evento contou com o agradecimento e as congratulações do vice-reitor da UFSM, Dalvan Reinert.

No vídeo abaixo, veja um trecho do discurso do reitor, Felipe Martins Müller.