Formulário do Benefício Socioeconômico estará disponível online a partir do dia 27

A partir do primeiro semestre letivo de 2012, os alunos da UFSM que desejam obter o Benefício Socioeconômico (BSE) devem ficar atentos a algumas mudanças e prazos. A principal mudança é que pela primeira vez o preenchimento do formulário será realizado pela internet. O BSE é concedido pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e a avaliação é feita pelo seu Setor Psicossocial, levando em conta critérios como renda familiar per capita e fatores de vulnerabilidade social.

O primeiro passo a ser seguido pelo aluno é o preenchimento do formulário online, que estará disponível a partir das 8h do dia 27 de fevereiro de 2012, até o preenchimento total das datas de entrevistas. O link para acesso ao formulário e outras informações podem ser conferidas no edital de seleção, que pode ser acessado aqui.

Após preencher o formulário, o aluno deve imprimir o comprovante eletrônico de envio e apresentá-lo na secretaria da Prae (localizada no térreo do prédio da reitoria) para agendar a entrevista.

As entrevistas ocorrem de 5 de março a 15 de junho de 2012. Se o aluno não comparecer no dia e horário marcados, a entrevista não poderá ser remarcada em data posterior. Também devem-se evitar atrasos para que as entrevistas seguintes não sejam prejudicadas.

No dia da entrevista, o aluno será atendido por uma assistente social. Nesta ocasião, serão solicitados os documentos necessários para comprovar a situação relatada, os quais variam de acordo com as situações específicas do aluno e de seu grupo familiar.

O Setor Psicossocial ressalta que omissão e informações falsas excluem o aluno do processo de seleção do BSE, o que também pode acarretar a abertura de um processo por falsidade ideológica.

Após a entrevista, o aluno tem um prazo de 15 dias para entregar na secretaria da Prae os documentos solicitados e, dentro deste prazo, pode retornar quando achar necessário para tirar dúvidas em relação à documentação ou para correção de alguma informação.

O aluno deve levar todos os documentos solicitados pela assistente social. De acordo com o Setor Psicossocial, muitos alunos que teriam direito ao benefício terminam por não obtê-lo, pois não apresentam os documentos ou entregam a documentação incompleta.

No máximo 30 dias após a entrega dos documentos, o aluno será avisado por e-mail do resultado da entrevista.

Próxima seleção – Os candidatos que não conseguirem o benefício, dependendo do motivo, poderão participar da seleção novamente no semestre seguinte. Os calouros que ingressam na UFSM no segundo semestre de 2012 devem aguardar a próxima edição do processo seletivo para obtenção do BSE.

O preenchimento online do formulário é o primeiro passo para a digitalização do processo. Traz mais agilidade nas avaliações, abarca a complexidade dos casos, melhora o acompanhamento e a avaliação do processo. Porém isso não exclui o julgamento humano que sempre leva em consideração as particularidades do aluno.

Repórter: Patricia Michelotti – Acadêmica de Jornalismo.

Edição: Lucas Casali.