Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor da UFSM presta consultoria para ONU



 

O professor do Departamento de Fitotecnia, Dilson Antônio Bisognin, viajou para o Peru, com a finalidade de visitar as estações experimentais de Huancayo e Lima do Centro Internacional de la Papa (CIP), para discutir colaborações com o Programa de Melhoramento de Batata da UFSM e para prestar consultoria a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). O líder do grupo de pesquisa em Genética e Melhoramento de Batata e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), financiador principal do Programa de Melhoramento, foi convidado pela FAO, juntamente com outros oito pesquisadores dos principais países produtores de batata, para prestar consultoria dias 22, 23 e 24 de fevereiro, no CIP-Lima. 

Os consultores inicialmente apresentaram os principais avanços e experiências com a utilização de espécies silvestres e estão discutindo estratégias para mitigar os possíveis efeitos das mudanças climáticas na produção de batata nos mais de 140 países que é cultivada. As estratégias propostas pelos consultores servem para definir os programas internacionais e as metas para os investimentos previstos em pesquisa e desenvolvimento tecnológico para a cultura da batata.

A batata é o terceiro cultivo alimentar mais importante, depois do trigo e arroz, e é considerada pela FAO como estratégica para a segurança alimentar, principalmente para as populações mais pobres. Mais informações sobre o Programa de Genética e Melhoramento de Batata do Departamento de Fitotecnia da UFSM e sobre o cultivo de batata podem ser obtidas em www.ufsm.br/batata.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-4050

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes