Defesas de mestrado e doutorado em Zootecnia

Nos próximos dias, o Programa de Pós-graduação em Zootecnia da UFSM terá sete defesas de mestrado e uma de doutorado.

Mestrado – Nesta terça-feira (28), Guidiane Moro defende o trabalho intitulado Detecção de Resíduos de Drogas Veterinárias e Agrotóxicos, e Avaliação da Qualidade do Leite na Região Nordeste do Rio Grande do Sul. A defesa será às 9h, na sala de aula do Tambo. A comissão examinadora é formada pelos professores da UFSM Julio Viégas (orientador) e Neila Richards, e pelo professor Osmar Damian Prestes, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Também na terça-feira, Jonatas Cattelam defende a dissertação Espaços Individuais para Novilhos Confinados. A defesa será às 8h, na sala de reuniões do Departamento de Zootecnia. A comissão examinadora é constituída pelos professores Ivan Luiz Brondani (orientador) e Celestino Alves Filho, ambos da UFSM, e pelo professor Luís Fernando Glasenapp de Menezes, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

No mesmo dia, Juliana Grigoletto Comin defende o trabalho Estudo de Modelos Não Lineares para Predição da Curva de Crescimento de Animais da Raça Nelore Criados na Região Sul do Brasil. A defesa ocorre às 14h, na sala DZ01 do Departamento de Zootecnia. A banca examinadora é formada pelos professores Paulo Roberto Nogara Rorato (orientador) e Fernanda Breda de Mello, ambos da UFSM, e pelo professor José Acélio Silveira de Fontoura Jr., da Unipampa.

Ainda na terça-feira, Perla Cordeiro de Paula defende a dissertação Desempenho Ponderal de Bovinos de Corte, das Raças Charolês e Nelore e suas Cruzas F1, no Período Pré e Pós Desmame. A defesa ocorre às 14h, na sala de reuniões do Departamento de Zootecnia. A banca examinadora é formada pelos professores da UFSM Paulo Santana Pacheco (orientador), Dari Celestino Alves Filho e Fabino Nunes Vaz.

Nesta quarta-feira (29), Matheus Smidt Weise defende o trabalho intitulado Silagem de Papuã na Terminação de Bovinos Confinados: Características da Carcaça, Carne e Componentes Não Integrantes. A defesa será às 8h, na sala DZ01 do Departamento de Zootecnia. A comissão examinadora é formada pelos professores Dari Celestino Alves Filho (orientador) e Ivan Luiz Brondani, ambos da UFSM, e pelo professor Fernando Kuss, da UFTPR.

Também na quarta-feira, Viviane Santos da Silva defende a dissertação intitulada Reflexo da Utilização de Diferentes Fontes de Carboidrato na Dieta sobre o Comportamento Ingestivo de Novilhos Confinados com Predominância Racial Charolês ou Nelore. A comissão examinadora é constituída pelos professores da UFSM Dari Celestino Alves Filho (orientador) e Ivan Luiz Brondani, e pela professora Angélica Pereira dos Santos Pinho, da Unipampa.

Na próxima sexta-feira (2), Tiago Pansard Alves defende a dissertação Avaliação do Uso de Extrato Tanífero Vegetal como Modulador da Fermentação Ruminal em Bovinos. A defesa ocorre às 14h, na sala do Tambo. A banca examinadora é formada pelos professores Gilberto Vilmar Kozloski (orientador), da UFSM, César Henrique Espirito Candal, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Maria Cecília Cajaville, da Universidad de la República (Udelar/Uruguai).

Doutorado – Nesta quarta-feira, Jairo Diefenbach defende a tese Curva de Lactação, Produção e Composição do Leite de Vacas das Raças Holandês e Jersey, em Pastagem de Azevém Anual, na Mesorregião Noroeste do Rio Grande do Sul. A defesa ocorre às 8h, na sala de reuniões do Departamento de Zootecnia. A banca examinadora é constituída pelos professores da UFSM Fernando Luiz Ferreira de Quadros (orientador), Vicente Celestino Pires Silveira, Julio Viégas e Clair Jorge Olivo, e pelo professor Henrique Mendonça Nunes Ribeiro Filho, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).