Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Alunos da UFSM participam da maior competição de direito do mundo



Acadêmicos da UFSM participaram de 27 a 29 de fevereiro da etapa brasileira da Philip C. Jessup Law Moot Court Competition, considerada a mais importante competição de direito do mundo. A etapa ocorreu em Porto Alegre, no Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter). Esta foi a primeira vez em que a UFSM participa do evento, sendo representada pelos alunos Geanluca Lorenzon e Maria Fernanda Pereira Rosso, do curso de Direito, e Juliana Graffunder Barbosa, do curso de Relações Internacionais. A equipe já se prepara para participar da competição em 2013, almejando conquistar uma vaga para a etapa internacional, que ocorre em Washington.

Na Jessup Competition, países fictícios envolvidos em um conflito também fictício submetem a controvérsia à Corte Internacional de Justiça. As equipes são formadas por estudantes de direito, que representam o papel de advogados perante a corte. Mais de 500 cursos de direito, oriundos de mais de 100 países, participam anualmente da competição. Ela é promovida pela International Law Students Association e pelo escritório internacional de advocacia White & Case, sediado em Nova York. O nome da competição é uma homenagem a Philip Jessup, juiz da Corte Internacional de Justiça da Organização das Nações Unidas (ONU).

A preparação dos acadêmicos da UFSM começou em outubro do ano passado, após o lançamento do problema sobre o qual a competição se pautou: The Case Concerning the Mai-Tocao Temple (“o caso envolvendo o templo Mai-Tocao”). Os alunos tiveram que desenvolver dois memoriais em inglês, além de se preparar para as apresentações orais perante bancas compostas por especialistas na área, nacionais e internacionais.

A equipe da UFSM obteve a 5ª colocação. Apesar da dificuldade enfrentada, os alunos ressaltam que a experiência deste ano serviu para motivá-los a desenvolver um time mais qualificado e com maior potencial para chegar às finais e representar o Brasil na etapa internacional. Será criado um grupo que vai realizar pesquisas na área de direito internacional e contenciosos internacionais, dentro do qual serão selecionados os alunos que vão compor a equipe de 2013.

O edital para os interessados em participar da próxima equipe pode ser acessado aqui. No dia 30 de março, ao meio-dia, haverá uma exposição oral em inglês para os alunos interessados.

Na opinião dos participantes, a Jessup Competition é um grande passo para quem pretende seguir carreira na área internacional, trabalhar em organismos como ONU e Corte de Haia, ou cursar no exterior faculdades de direito, ciências políticas e relações internacionais.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-4245

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes