Projeto de Gestão Socioambiental Estância do Minuano promove ações durante o 18º Rodeio Internacional do Conesul

O Programa de Ações e Estratégias Sustentáveis (PROAÇÔES) promovido pelo curso de Administração participará de quinta a domingo (8 a 11) do 18º Rodeio Internacional do Conesul. A participação se dará com o Projeto de Gestão Socioambiental Estância do Minuano, que se encontra na sua 5ª edição, desenvolvido por professores e alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e de Tecnologia em Gestão Ambiental visando à execução de ações sustentáveis durante o rodeio.

Este Projeto, desde sua primeira edição, é uma parceria entre a UFSM, a Estância do Minuano, o Lar Vila das Flores, empresas locais, professores e alunos e pessoas que voluntariamente tem contribuído para a sua realização.

As ações sustentáveis desenvolvidas pretendem conscientizar as pessoas sobre “A importância da separação do lixo seco do lixo orgânico na origem”. Assim, as ações envolvem a conscientização e a educação ambiental do público, a coleta seletiva e o apoio econômico a famílias carentes.

Em 2012, as novidades serão a oficina com demonstração de geração de energia sustentável, promovida pelo Colégio Politécnico, e a exposição de uma máquina que recicla garrafas pet, realizada pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), em um espaço reservado no evento para o Projeto. Também ocupará este espaço, o Projeto Alternativo da UFSM com a amostra de produtos múltiplos recicláveis.

Além disso, neste ano, serão distribuídas em torno de 200 mudas de árvores aos acampados do evento, como forma de despertar e aumentar a consciência ambiental e emprestado uma lixeira para cada acampamento, devidamente identificada com adesivo de lixo orgânico, para que haja a separação dos resíduos.

Com as suas quatro edições (2008, 2009, 2010 e 2011), o Projeto atingiu resultados como a sensibilização do público quanto aos problemas sociais e ambientais da atualidade; a destinação adequada de aproximadamente duas toneladas e meia de resíduos coletados durante o evento; a inclusão social e o retorno financeiro para as famílias que participam do projeto; e a aproximação de acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis com a vivência de uma ação de responsabilidade socioambiental.