Comitiva com empresários do País Basco visita a UFSM

Na manhã da quarta-feira (14), um grupo de empresários do País Basco visitou a UFSM e foi recebido no gabinete do reitor por membros da administração central da UFSM. A comitiva é composta por membros da direção e representantes de empresas que fazem parte da Associação Cluster de Indústrias do Meio Ambiente do País Basco (Aclima) e foi acompanhada pelo prefeito municipal de Santa Maria, Cezar Schirmer. Também estavam presentes na recepção o vice-reitor da UFSM, Dalvan Reinert; o pró-reitor de Extensão da UFSM, João Rodolpho Flôres; o presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Badke; o presidente e o superintendente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ASDESM), Vilson Serro e Diogo de Gregori; e a representante da Universidade de Deusto, Garbine Henry Moreno.

Na ocasião, o reitor da UFSM destacou a implementação do Polo de Inovações Tecnológicas e Sociais como uma forma de aproximar a Universidade com os projetos sociais desenvolvidos na região. No vídeo abaixo, a fala do reitor Felipe Martins Müller.

O presidente da Aclima, Juan Luis Moragues, falou sobre a proximidade cultural e de valores como fatores determinantes na escolha de Santa Maria para o desenvolvimento de projetos e parcerias na área. Abaixo, Moragues destaca os valores de Santa Maria.

O roteiro de visitas realizadas pelo grupo na UFSM pela manhã incluiu laboratórios do Centro de Tecnologia (CT) e do Centro de Ciência Ruarais (CCR), que abrigam projetos de energia alternativa, de tecnologia da madeira, hidráulica e saneamento, de química ambiental e de resíduos de pesticidas. À tarde, a comitiva visitou laboratórios do Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais (CRSPE/INPE), a Incubadora Tecnológica de Santa Maria (ITSM) e o Polo de Inovações Tecnológicas e Sociais.