Academia ao ar livre: uma nova opção de prática de esportes na UFSM

Reconhecido como um local de integração da comunidade santa-mariense, o Campus da UFSM atrai diariamente dezenas de pessoas interessadas em utilizar sua infraestrutura para a prática de esportes e lazer. E é pensando em oferecer cada vez mais possibilidades para essas pessoas que o Centro de Educação Física e Desportos da UFSM (CEFD) tem a preocupação de desenvolver cada vez mais espaços voltados a essas atividades.  Durante o mês de março, em mais uma dessas ações, foi implantada a academia ao ar livre da UFSM.

A academia, instalada nas proximidades do prédio principal do CEFD conta com treze aparelhos voltados à prática de exercícios. A proposta desses espaços é incentivar a prática de atividades físicas e melhorar a qualidade de vida da população. Segundo o diretor do CEFD, professor Marco Aurélio Acosta, o espaço contribui para que a UFSM seja lembrada cada vez mais como um local não apenas dos estudantes, mas de toda a população da cidade.

Com mais essa academia, agora a cidade de Santa Maria conta com nove locais como esses para a realização de atividades ao ar livre. Eles estão localizados nos distritos de Santa Flora, Boca do Monte e Arroio do Só, no Centro Desportivo Municipal (CDM), na Cohab Santa Marta, no Parque da Nonoai, no Complexo Esportivo do Oreco (Tancredo Neves), na Praça dos Bombeiros e na Praça Dom Antônio Reis. A iniciativa e os recursos dessas academias são do Ministério do Esporte, com contrapartida da prefeitura.

A iniciativa da academia ao ar livre do CEFD partiu da própria administração do centro “Os aparelhos estavam aqui desde o ano passado para serem instalados, entretanto, demorou devido à licitação que escolheu a empresa para instalar os aparelhos”. Marco Aurélio ainda ressalta que o processo de instalação está em andamento, já que melhorias ainda serão feitas.

As academias ao ar livre são um convite a se exercitar. Equipamentos coloridos, diferentes, despertam nas pessoas no mínimo curiosidade para saber como funcionam. A iniciativa traz em si um conceito lúdico, as cores e as formas dos equipamentos lembram o playground, os brinquedos dos parques destinados exclusivamente às crianças. A placa indicativa, presente na academia, traz as instruções de cada aparelho, proporcionando que o usuário do local utilize-os corretamente.

As dezenas de pessoas que, diariamente, se deslocam até o Campus agora podem usufruir mais essa iniciativa que, como garante o professor Marco Aurélio, é somente uma de muitas outras que virão da parte do CEFD: “Pretendemos criar locais próprios para a prática de esportes radicais aqui dentro, além de outros projetos”.

Repórter:

Julia do Carmo – Acadêmica de Jornalismo.

Edição:

Lucas Durr Missau.