Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Centro de Processamento de Alto Desempenho será inaugurado nesta terça



 

Acontece nesta terça-feira (17), às 10h30min, no Centro de Processamento de Dados, a solenidade de Inauguração do Centro de Processamento de Alto Desempenho da UFSM, que tem como principal objetivo facilitar o processamento de equações matemáticas, simulações na química, física, engenharias e em outras possíveis áreas.

O CLUSTER, como é chamado, é um equipamento que possibilita o processamento de equações e simulações mais complexas. Segundo o diretor do Centro de Processamento de Dados (CPD), Fernando Rocha, o Cluster é como se fosse um conjunto de computadores que podem ser visualizados pelo programa do pesquisador como um único computador, mas que possui alto poder de processamento, como se unissem dez computadores comuns em um só.

 

Após o lançamento oficial do sistema, todos os pesquisadores da Universidade que adquirirem esse tipo de programa devem se dirigir ao CPD para armazenar essa aparelhagem e, assim, institucionalizar o uso, já que é um sistema baseado em parcerias: quanto mais pesquisadores utilizam o programa, maior é o poder de processamento.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-4913

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes