Programa Aplauso entrevista o presidente da Academia Santa-mariense de Letras

Às 22h desta sexta-feira (4) vai ao ar na TV Campus uma edição inédita do programa Aplauso, que entrevista o promotor de justiça aposentado João Marcos Adede y Castro. Em vez das causas relacionadas à defesa comunitária, pelas quais ele se notabilizou em Santa Maria, desta vez Adede fala sobre literatura e outros assuntos relativos à Academia Santa-mariense de Letras, entidade que ele preside. O programa tem a apresentação do jornalista Jair Alan, e a direção e produção da relações-públicas Martha Marchesan.

Um dos mais tradicionais eventos culturais de Santa Maria, a Feira do Livro não poderia ficar de fora do Aplauso. O programa apresenta matérias sobre a companhia de teatro Saca-rolhas (que se apresentou durante o evento) e sobre uma mostra de arte que se baseia em crônicas do patrono desta edição da feira, o professor da UFSM Pedro Brum Santos. Haverá ainda a exibição de um vídeo com depoimentos de ex-alunos dos cursos de Comunicação Social da universidade que trabalharam na feira.

São dois os destaques na parte musical. Um deles é o aluno Daniel Fabris, formando em Música, que faz uma apresentação de flamenco ao violão. E, com a missão de preservar os costumes do Rio Grande do Sul na universidade, integrantes do Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Noel Guarany concedem uma entrevista ao programa e fazem uma apresentação de dança.

O Aplauso tem ainda a participação de seus comentaristas: o professor Orlando Fonseca, sobre literatura, e Jair Alan, sobre cinema. Nesta edição, o jornalista Candido Otto da Luz fala sobre o programa Sempre aos Sábados, que como o nome já diz ele apresenta aos sábados, a partir das 17h, na Rádio Universidade 800 AM, trazendo muita música e variedades.

Esta edição do Aplauso conta com imagens de Hallan Klein, Rafael Bald e Rafael Salles, e com o trabalho das assistentes de produção Andrea Capssa e Giovanna Casimiro. Haverá reprises na quarta (25) e sexta-feira (27), às 22h.

A TV Campus transmite no canal 15 da Net Santa Maria e no endereço www.ufsm.br/tvcampus.