Editora da UFSM lança obras na Feira do Livro de Santa Maria

A edição de 2012 da Feira do Livro de Santa Maria teve início no dia 28 de abril e se encerrou na noite do último domingo (13). A Feira é um dos principais elos entre os escritores e a comunidade santa-mariense, já que durante o evento – entre outras atrações – foram lançados títulos de diversos escritores. O tempo bom durante praticamente todos os dias de Feira contribuiu para o grande número de visitantes e também para os mais de 51 mil títulos comercializados.

Na última sexta-feira (11), foram lançadas na Feira as obras da Editora UFSM. O evento, fundamental para a divulgação de algumas das produções de professores e servidores da Universidade, contou com a presença de autoridades e da comunidade da UFSM.

Foram lançadas 14 obras que tratam de temas de diversos campos de conhecimento. Os livros lançados podem ser adquiridos na Livraria UFSM, que fica no centro comercial na entrada do campus, ou pela internet, clicando AQUI. Confira, abaixo, a lista dos livros lançados, com seus respectivos preços.

– A Condição organizacional: o sentido das organizações no desenvolvimento rural de Renato Santos de Souza

– A Vila de São Francisco de Borja das Missões (1834/1887) de João Rodolpho Amaral Flores

– Cultura das Imagens: Desafios para a arte e para a educação de Raimundo Martins e Irene Tourinho (Org.)

– Formação de conceitos em crianças com necessidades educacionais especiais: contribuições da teoria histórico-cultural de Fabiane Adela Tonetto Costas

– Isolamento Sonoro em Partições Arquitetônicas de Jorge Luiz Pizzutti dos Santos

– Na Batida da Concha: sociabilidades juvenis e homossexualidades reservadas no interior do Rio Grande do Sul de Guilherme Rodrigues Passamani

– Narrativas Brasileiras Contemporâneas em Foco de Eunice Piazza Gai e Vera Lúcia de Oliveira (Org.)

– ’Palmas’ para o Quilombo: processos de territorialidade e etnicidade negra” de Ana Lúcia Aguiar Melo, César De David, Cristiano Sobroza Monteiro, Dilmar Luiz Lopes, José, Luiz de Moura Filho, Raoni da Rosa e Rosane Aparecida Rubert

– Psicologia, Famílias e Leis: Desafios à realidade brasileira de Dorian Mônica Arpini e Aline Cardoso Siqueira (Org.)

– STF e Ideologia: entre as influências da ordem liberal-democrática e os desafios da Globalização de Holgonsi Soares Gonçalves Siqueira, Júlio Canello, Luciana Rodrigues Penna e Reginaldo e Teixeira Perez (Org.)

– Concretizando Um Ideal: a cidade universitária da UFSM de 1960 a 1973 de Neiva Pavezi

– Universidade Hoje: O que ainda precisa ser dito? de Adriana Moreira da Rocha Maciel, Deisi Sangói Freitas, Guilherme Carlos Corrêa, Hamilton de Godoy Wielewicki e Valmir da Silva

Na ocasião, foi lançada também pela Editora da UFSM a obra Os 50 anos da Nova Universidade de Eugenia Mariano da Rocha Barrichelo. O livro revisita os principias momentos dos 50 anos de história da Universidade Federal de Santa Maria. Além disso, foi relançada a obra USM: A nova universidade, de autoria de José Mariano da Rocha Filho. O livro traz o planejamento detalhado da fundação da Universidade Federal de Santa Maria, além de considerações do reitor-fundador sobre a situação das universidades brasileiras em meados dos anos 1960.

Repórter:

Fernanda Arispe – Acadêmica de Jornalismo.

Edição:

Lucas Durr Missau.