2ª Profitecs vai apresentar o melhor da ciência, tecnologia e cultura na UFSM

A 2ª Profitecs – Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Serviços, que acontece de 24 a 26 de maio, vai proporcionar aos visitantes interação com a UFSM e várias entidades e instituições de Santa Maria. Com entrada gratuita, a Profitecs acontece no Centro de Eventos da UFSM (campus de Santa Maria), no período das 9h às 17h, na quinta (24) e sexta-feira (25), e das 9h às 20h, no sábado (26).

Na Mostra de Cursos e Profissões, o público poderá conhecer e escolher o seu futuro profissional entre os mais de cem cursos de graduação oferecidos pela universidade. Na Mostra de Cultura, serão realizadas apresentações de teatro, música, dança e artes visuais, contando também com um cinema montado no próprio Centro de Eventos. Haverá ainda um concerto da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, que se apresenta na próxima quinta-feira (24), às 12h30min, no palco principal.

Entidades empresariais e governamentais também estarão representadas na Mostra de Relações Comunitárias e Serviços. Um exemplo de parceria com o empresariado local são os 50% de desconto no Cine 6D que o Royal Plaza Shopping oferece ao público da mostra, bastando apresentar a pulseira de identificação da Profitecs. A mostra, aliás, foi incorporada pela prefeitura de Santa Maria à programação de aniversário do município.

Na Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação, serão apresentados os seguintes projetos:

– Eventos Extremos – Geo desastres

– Ciências Naturais, observações da Terra e interações Sol Terra, Nano satélites.

– Projeto Antártida

– Energias Alternativas

– Produção de Biocombustíveis

– Recolhimento da Água da chuva

– Robô para soldagem

– Moinho de garrafas PET

– Grupo de estudos e pesquisa avançada em estatística

– Grupo de estatística aplicada

– Microondas e Ultrassom (Petrobrás)

– Desenvolvimento de jogo para reabilitação de hemiplégicos

– Terminais de acesso público usando software livre

– Tecnologias Digitais na Educação

– Editora e Grife da UFSM

– NEJSM

– PPG Química

Mais informações no endereço www.ufsm.br/profitecs.